Por que não se deve alimentar peixes e outros animais marinhos


Com o verão no Brasil, as praias são o destino ideal para visitar. O que podemos observar cada vez mais, na verdade, é um turismo inconsciente e completamente desordenado.

O ser humano conseguiu se superar. Além da quantidade de lixo que é descartado no ambiente marinho, os seres que vivem nos mares são os que mais sofrem com as más práticas do animal homem.

A cada segundo, estamos modificando o habitat de inúmeras espécies que vivem na região litorânea. É comum, por exemplo, ver turistas retirando conchas, pedras e areia das praias brasileiras.

O que vivemos, há muito tempo, é uma legislação pouco específica que regule e controle o turismo costeiro de baixo impacto e pouca ou quase nenhuma ação de conservação da fauna e flora no litoral brasileiro.

Você sabia que em alguns países, certas práticas que são legalizadas no Brasil, são crime ambiental em outros países e passíveis de detenção?

Quer saber mais? Acompanhe.

Crime ambiental

O que não pode na praia?

  • alimentar peixes;
  • levar conchas e areia para casa;
  • cachorros na praia;
  • veículos motorizados;
  • protetor solar;
  • tocar na vida marinha!

NÃO faça isso

Não alimente os peixes!

Alimentar os peixes é uma prática extremamente prejudicial para o ecossistema da região. Pães, salgadinhos e restos de comida são jogados ao mar para atrair os peixes para perto, ou seja, a dieta destes animais está sendo modificada.

Você pode pensar: “Ah…mas é só um pedacinho de pão!”. Esse fácil recurso é aproveitado por diversos peixes oportunistas que se aglomeram naquele local, causando uma competição.

Tais alimentos que não fazem parte da alimentação normal destes animais, os deixa mais vulneráveis a contrair doenças e acabam contaminando toda uma cadeia alimentar, gerando um desequilíbrio ambiental.

Mas e depois o que acontece…?

E então, o que acontece quando os turistas vão embora e a abundância de comida já não está mais disponível?

Estes peixes irão procurar outras opções de alimentos, brigando com outros animais que sobreviveram.

Isso provavelmente provocará a superpopulação de uma espécie oportunista e o desaparecimento gradativo de outras que não se adaptaram ao turismo local.

O mesmo serve para outros animais marinhos. Tampouco alimente garças, flamingos, etc.

Não leve conchas nem areia para casa

Nos Estados Unidos, por exemplo, você pode ser condenado à prisão e multado se for pego coletando conchas da praia.

Na Itália, você também pode ser detido pela guarda costeira se coletar areia branca retirada das praias. Retirar areia, pedras e conchas das praias italianas pode resultar em pena de um a seis anos de prisão.

Mas por que retirar as conchas da praia é algo nocivo ao meio ambiente a ponto de ser crime ambiental?

A resposta é simples: a concha contém uma substância muito especial que é o carbonato de cálcio (CaCO3), vital para a manutenção de todo o ecossistema marinho.

O oceanógrafo Maikon Di Domenico, coordenador do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) explica:

“O carbonato de cálcio é essencial na formação de esqueletos, conchas e diversas outras estruturas de vários seres vivos, como mandíbulas em minhocas marinhas, entre outros exemplos”.

Abrigo para outros animais

As conchas também servem de abrigo para animais e algas, acrescenta a pesquisadora em Sistemas Costeiros e Oceânicos da UFPR, Larissa Regina Pinto:

“Uma concha pode atuar como a própria areia, ou seja, servir de substrato para algas, além de âncoras para animais e plantas, que podem se aderir a elas. Também servem de abrigo ou mesmo de casa para outros animais”.

Sequestro de CO2

Cerca de 90 % do gás carbônico emitido pelas atividades humanas é sequestrado pelos mares por meio dos organismos e seres vivos marinhos, por isso, as conchas também são importantes contra as mudanças climáticas.

Cachorros na praia

©Ruel Madelo/Pexels

A praia é um ambiente de transmissão do bicho geográfico, um parasita comum em cães e gatos e nocivo às pessoas. Por isso, quase em todo o Brasil, existem leis municipais que impedem a visitação de cachorros nas praias.

Levar o animal de estimação para a praia também pode ser prejudicial aos seres vivos que habitam a faixa de areia.

Veículos motorizados

Em algumas praias brasileira, o trânsito de veículos motorizados na praia também é proibido.

Plantas, demais vegetações e animais de restinga correm o risco de ser pisoteados e ter seus habitats destruídos pela estupidez humana.

Carros, quadriciclos e outros veículos a motor que são extremamente prejudiciais devem ser extintos da costa litorânea brasileira.

Protetor solar

O uso de protetores solar à base de produtos químicos pode contaminar a água dos oceanos e também são prejudiciais ao meio ambiente.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é utilizar um protetor à prova d’água.

NÃO toque na vida marinha

O respeito à natureza e à biodiversidade são princípios básicos que todos deveriam respeitar, mas às vezes, por curiosidade, desconhecimento ou ignorância, as pessoas acham que tocar nos animais e em outros seres marinhos é algo inócuo e até benéfico. Só que não!

Tanto animais quanto plantas do fundo do mar possuem muitos mecanismos de defesa. Esse é um dos motivos pelos quais não devemos tocar nos seres vivos que habitam os oceanos.

Ao acariciar tartarugas, arraias e outras formas de vida marinha, além de poder ser mordido, queimado ou picado, existem outros motivos pelos quais você deve evitar contato direto com esses seres.

Devemos respeitar a natureza e os seres que vivem nela. Cada um deles tem seu papel fundamental num enorme ecossistema cheio de diversidade.

As praias precisam ser protegidas já!

RESPEITE, CONSERVE, PROTEJA

Talvez te interesse ler também:

Budião: uma das espécies marinhas mais bonitas da fauna brasileira 

Maravilhosas mandalas feitas na areia para promover a vida marinha 

Embalagem de cerveja comestível para evitar danos à vida marinha 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...