Mar dos Golfinhos: a maior área de proteção no Mediterrâneo para os animais marinhos


Boa notícia para os golfinhos! A proposta de criar uma área protegida para esses belos animais está prestes a se tornar realidade!

Esse espaço marítimo receberá o nome de ‘Mar de Golfinhos’, e faz parte de um braço d’água na Toscana, Itália. O local será área de proteção e lar do golfinho-nariz-de-garrafa e outras espécies marítimas muito comuns na região da Toscana. 

A aprovação dessa proposta pelo Conselho Regional deverá ocorrer até final de dezembro deste ano, com isso, esse local será oficialmente estabelecido como área de proteção dos golfinhos.

A área se estende entre os municípios de Pietrasanta e Piombino e inclui as ilhas de Gorgona, Capraia e Secche della Meloria, abrangendo um espaço de mais de 3740 quilômetros quadrados.

Este é o maior local do Mediterrâneo para a proteção do golfinho-nariz-de-garrafa e outras espécies marinhas!

O objetivo dessa ação é contribuir para salvaguardar a biodiversidade através da conservação de habitats naturais, bem como da flora e fauna da Europa.

Com essa medida, os golfinhos serão protegidos, principalmente dos efeitos da poluição que está diminuindo as defesas imunológicas deles, tornando-os cada vez mais vulneráveis. 

Essa decisão foi tomada em virtude do aumento nas mortes de golfinhos nesta área, afetados pelo morbillivírus cetáceo, o chamado sarampo cetáceo.

Além disso, os plásticos e microplásticos acabam sendo engolidos por eles e sufocando-os até a morte. A isso juntam-se o tráfego marítimo, a escassez de alimentos devido à pesca, a captura desses animais e a degradação do habitat deles.

A conselheira para o Meio Ambiente, Federica Fratoni, externou sua satisfação à iniciativa, dizendo: 

“Estou muito satisfeita com este novo passo na direção da proteção da biodiversidade. Nós implantamos outra parte do compromisso que a Região está cumprindo para a proteção de cetáceos e tartarugas marinhas e, mais amplamente, do ecossistema marinho”.

Que juntamente com essa decisão importante, sejam feitas campanhas e ações de combate à poluição, ao aquecimento global e à caça aos animais marinhos, pois estes fatores têm sido uma constante ameaça e perigo para estas espécies!

Talvez te interesse ler também:

JOVEM BALEIA MORRE COM 100 QUILOS DE PLÁSTICO NO ESTÔMAGO: É O SÍMBOLO DA POLUIÇÃO DE NOSSOS MARES

ANIMAIS MARINHOS CONFUNDEM PLÁSTICO COM COMIDA. MAS POR QUE SERÁ?

RETROCESSO! CRUELDADE COM ANIMAIS É INSTITUÍDA POR LEI FEDERAL NO DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...