Mar dos Golfinhos: a maior área de proteção no Mediterrâneo para os animais marinhos

Mar dos Golfinhos: a maior área de proteção no Mediterrâneo para os animais marinhos

Boa notícia para os golfinhos! A proposta de criar uma área protegida para esses belos animais está prestes a se tornar realidade!

Esse espaço marítimo receberá o nome de ‘Mar de Golfinhos’, e faz parte de um braço d’água na Toscana, Itália. O local será área de proteção e lar do golfinho-nariz-de-garrafa e outras espécies marítimas muito comuns na região da Toscana. 

A aprovação dessa proposta pelo Conselho Regional deverá ocorrer até final de dezembro deste ano, com isso, esse local será oficialmente estabelecido como área de proteção dos golfinhos.

A área se estende entre os municípios de Pietrasanta e Piombino e inclui as ilhas de Gorgona, Capraia e Secche della Meloria, abrangendo um espaço de mais de 3740 quilômetros quadrados.

Este é o maior local do Mediterrâneo para a proteção do golfinho-nariz-de-garrafa e outras espécies marinhas!

O objetivo dessa ação é contribuir para salvaguardar a biodiversidade através da conservação de habitats naturais, bem como da flora e fauna da Europa.

Com essa medida, os golfinhos serão protegidos, principalmente dos efeitos da poluição que está diminuindo as defesas imunológicas deles, tornando-os cada vez mais vulneráveis. 

Essa decisão foi tomada em virtude do aumento nas mortes de golfinhos nesta área, afetados pelo morbillivírus cetáceo, o chamado sarampo cetáceo.

Além disso, os plásticos e microplásticos acabam sendo engolidos por eles e sufocando-os até a morte. A isso juntam-se o tráfego marítimo, a escassez de alimentos devido à pesca, a captura desses animais e a degradação do habitat deles.

A conselheira para o Meio Ambiente, Federica Fratoni, externou sua satisfação à iniciativa, dizendo: 

“Estou muito satisfeita com este novo passo na direção da proteção da biodiversidade. Nós implantamos outra parte do compromisso que a Região está cumprindo para a proteção de cetáceos e tartarugas marinhas e, mais amplamente, do ecossistema marinho”.

Que juntamente com essa decisão importante, sejam feitas campanhas e ações de combate à poluição, ao aquecimento global e à caça aos animais marinhos, pois estes fatores têm sido uma constante ameaça e perigo para estas espécies!

Talvez te interesse ler também:

JOVEM BALEIA MORRE COM 100 QUILOS DE PLÁSTICO NO ESTÔMAGO: É O SÍMBOLO DA POLUIÇÃO DE NOSSOS MARES

ANIMAIS MARINHOS CONFUNDEM PLÁSTICO COM COMIDA. MAS POR QUE SERÁ?

RETROCESSO! CRUELDADE COM ANIMAIS É INSTITUÍDA POR LEI FEDERAL NO DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *