Retrocesso! Crueldade com Animais é instituída por lei federal no dia de São Francisco de Assis


Infelizmente, o presidente Bolsonaro tem se mostrado avesso às causas animal e ambiental!

Várias ações e posicionamentos firmados pelo presidente Bolsonaro com os representantes do agronegócio atestam que os objetivos de seu governo estão na contramão do bem-estar animal e da preservação ambiental.

Mesmo existindo uma lei brasileira que defende que os animais são seres sencientes, o presidente sancionou uma lei que institui o Dia do Rodeio, favorecendo que os animais sejam vistos como coisas!!! 

Com essa data, a barbárie com os animais utilizados em rodeio passa a ser legitimada e, ainda, comemorada. Isso é revoltante!!!

O Dia Nacional do Rodeio é o Dia de São Francisco de Assis

E para piorar a situação e aumentar a revolta dos defensores dos animais, a data escolhida para “comemorar” o Dia Nacional do Rodeio é o mesmo dia em que são comemorados o Dia Mundial dos Animais e o Dia de São Francisco de Assis – o Padroeiro dos Animais, ou seja, o dia 4 de Outubro!

Essa lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada sob o número 13.922/19 no Diário Oficial da União (DOU) em 5 de Dezembro de 2019 é de autoria do deputado federal Capitão Augusto (PL/SP). 

No mês de setembro deste ano, o presidente Bolsonaro sancionou alteração em lei de 2016, instituindo a crueldade com os animais como algo legal, legitimando o rodeio e a vaquejada como atividades desportiva e cultural. 

Essas medidas apoiadas pelo presidente Bolsonaro, pela bancada ruralista e pelos interesses agropecuários, conferem ao rodeio e à vaquejada o status de “expressões artísticas e esportivas e manifestações culturais nacionais”, elevando essas práticas à “condição de bens de natureza imaterial integrantes do patrimônio cultural brasileiro”.

Com esse status, essa lei simplesmente ignora que rodeio sem maus-tratos não existe!

Através dessas medidas que vêm sendo instituídas no governo Bolsonaro, o Brasil está vivendo um retrocesso e perdendo todos os avanços que até então haviam sido conquistados em prol dos Direitos dos Animais!

Tudo isso é lamentável!

Talvez te interesse ler também:

JOVEM BALEIA MORRE COM 100 QUILOS DE PLÁSTICO NO ESTÔMAGO: É O SÍMBOLO DA POLUIÇÃO DE NOSSOS MARES

O TIGRE QUE PERCORREU 1300 KM EM 150 DIAS NA MAIS LONGA ‘CAMINHADA’ DE TODOS OS TEMPOS

O BOOM DOS TAXI-DOG: CÃES OBRIGADOS A TRANSPORTAR TURISTAS NA CHINA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...