Mexilhões cozidos na praia: onda de calor está matando milhões de animais marinhos


A onda de calor que atinge a província da Colúmbia Britânica, no Canadá, não afeta apenas os seres humanos. Várias outras espécies têm também sentido o efeito do calor que matou, na semana passada, milhões de animais marinhos.

De acordo com a CNN, o professor do departamento de zoologia da Universidade de British Columbia, Christopher Harley, encontrou vários mexilhões mortos apodrecendo em suas conchas na praia de Kitsalano.

“Pude sentir o cheiro daquela praia antes de chegar, porque já havia muitos animais mortos do dia anterior, que não foi o mais quente dos três [dias]”, conta o especialista.

A razão da morte dos mexilhões é que eles não conseguem sobreviver a temperaturas superiores a 37ºC por muito tempo, se expostos à luz solar quando presos a rochas. Harley usou uma câmera de imagem térmica FLIR que registrou temperaturas de superfície superiores a 51ºC nas praias da região.

Harley fez uma estimativa preliminar de que o calor pode ter provocado a morte de até um bilhão de mexilhões e outros animais marinhos no Mar Salish, que inclui o Estreito da Geórgia, o Estreito de Puget e o Estreito de Juan de Fuca.

O professor de biologia marinha da Universidade Northeastern, Brian Helmuth, explica que as camadas de mexilhões e os recifes de coral são importantes índices para a saúde dos oceanos:

“Quando vemos os canteiros de mexilhões desaparecendo, eles são as principais espécies estruturantes, então são quase como as árvores da floresta que estão fornecendo habitat para outras espécies, então é realmente óbvio quando uma população de mexilhões desaparece. Quando começamos a ver a morte de outros animais menores, porque eles estão se movendo, porque não são tão densos, não é tão óbvio”.

Segundo cientistas, a onda de calor na Colúmbia Britânica e no noroeste do Pacífico nos Estados Unidos é um alerta sobre as mudanças climáticas, que estão tornando esse tipo de fenômeno cada vez mais frequente. Uma análise de cientistas da World Weather Attribution afirma que a onda de calor “teria sido impossível sem a influência da mudança climática causada pelo homem”.

Talvez te interesse ler também:

Gente morrendo de frio, gente morrendo de calor: dias de anomalia na Terra

Como não morrer de calor no verão (sim, morrer de calor é possível)

Brasil terá seu 1° prédio que usa energia do solo para climatizar ambientes

Fonte foto: Mexilhões mortos na praia de Lighthouse Park, em Vancouver




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...