Qual é a raça canina mais inteligente de todas? Não é Border Collie


Estudo revela qual é a raça canina mais inteligente do mundo. Façam suas apostas, mas já vamos avisando que não é a Border Collie, e sim, um cão pastor originário de um país do norte europeu.

Adivinhou?

Pois o Pastor Belga Malinois (pronuncia-se em francês: “Malinoá”) venceu uma competição feita a escopo de um estudo especial, no qual o desempenho cognitivo de 1000 cães pertencentes a 13 raças diferentes foram avaliados.

Entre as raças participantes estiveram o pastor de Shetland, o pastor australiano, o cocker spaniel inglês, o pastor alemão, entre outras.

smartDOG: como foram feitos os testes

Os cães foram submetidos a um conjunto de testes (denominados smartDOG) que envolviam dez tarefas diferentes, três comportamentais e sete cognitivas, avaliando, por exemplo, a capacidade de  resolução de problemas, habilidades de memória, controle inibitório, cognição social, interpretação de gestos humanos e independência.

Entre os exercícios mais significativos estavam:

  • a superação de uma grade transparente em forma de V, atrás da qual alimentos claramente visíveis haviam sido colocados;
  • a rapidez com que perceberam que não conseguiam resolver um problema (conseguir comer carne enlatada, por exemplo) e o pedido de ajuda ao humano;
  • a resposta comportamental às indicações humanas como apontar (com um pé, uma mão, desviando o olhar), entre outras.

À cada operação foi atribuída uma pontuação, graças à qual fora elaborado o ranking da inteligência das raças caninas.

Pastor Belga Malinois © Jozef Fehér/Pexels

Pastor Belga Malinois © Jozef Fehér/Pexels

O Pastor Belga Malinois superou o Border Collie em quase 10 pontos: obteve 35 pontos em 39, contra os 26 pontos do Border Collie, que ficou em segundo lugar.

Em terceiro lugar, com 25 pontos, ficou o Hovawart, cão de raça alemã.

O pastor belga Malinois é uma raça frequentemente utilizada como cão de polícia e de guarda. Ele se destacou no exercício ligado à superação da grade em V como no exercício de compreensão dos comandos humanos, mas não se saiu muito bem no quesito independência (o pedido para obter ajuda diante de um problema insolúvel).

“A maioria das raças tinha seus próprios pontos fortes e fracos”, disse Junttila, especialista em cognição canina.

“Por exemplo, o Labrador retriever era muito bom em ler gestos humanos, mas não tão bom na capacidade de resolver problemas espaciais”, enquanto “algumas raças, como o Shetland Sheepdog, pontuaram de maneira bastante uniforme em quase todos os testes”.

Já “o pastor belga Malinois se destacou em muitas das tarefas cognitivas, tendo um desempenho muito bom na maioria dos testes”, disse a Dra. Katriina Tiira, CEO da smartDOG.

Não houve diferenças significativas nas tarefas de memória ou raciocínio lógico entre as raças.

Qual é a finalidade de um estudo desse?

“A extraordinária diversidade genética e comportamental das raças de cães oferece uma oportunidade única para investigar a hereditariedade de características cognitivas”, disseram os autores.

Claro que não havendo maus-tratos aos animais tudo bem uma pesquisa dessa, mas nós sempre priorizamos os cães sem raça definida. São resistentes, saudáveis, são únicos e são super inteligentes, embora na pesquisa tenham ficado em 11° lugar.

Os detalhes da pesquisa Breed differences in social cognition, inhibitory control, and spatial problem-solving ability in the domestic dog (Canis familiaris) foram publicados na revista Scientific Reports of the Nature Circuit.

Fonte: Fanpage

Talvez te interesse ler também:

 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...