Jack Russell Terrier – Caráter e Como educá-lo. A opinião do especialista


Jack Russel, um cão pequeno, animado e alegre. Vamos saber mais sobre suas características e como cuidar melhor dele.

Entre os cães de pequeno porte, vivazes e inteligentes, sem dúvida, destaca-se a raça Jack Russel Terrier que não deve ser confundida com o Parson Russel Terrier. Na verdade, embora a origem destas raças seja comum e os dois cães se pareçam, são duas raças que se diferem, por exemplo, em altura e alguns detalhes físicos.

COMO A RAÇA JACK RUSSEL NASCEU?

A raça chamada Jack Russel Terrier nasceu no início do século XIX na Inglaterra graças ao trabalho do Reverendo John Russel, conhecido como Jack, daí o seu nome. Foi o Reverendo quem selecionou esta raça para torná-la particularmente adequada para caçar raposas. A pequena dimensão deste cão da família Terrier, era útil para que o caso pudesse entrar nos esconderijos dos animais selvagens.

O reverendo para obter o Jack Russel que hoje todos nós conhecemos, cruzou várias raças, entre estas o bulldog e o beagle. O resultado foi um cão de caça, mas que hoje, felizmente, é também um cão de estimação, particularmente determinado, ativo e vivaz.

JACK RUSSEL, CARACTERÍSTICAS

jack russell bola

Jack Russel é um cão pequeno da família Terrier. É um animal de corpo delgado, que, embora pequeno, possui muita força, movimentos brilhantes e grande energia. Sua tonicidade muscular é, de fato, muito boa e seu corpo tende a ser mais longo que alto. A sua altura ideal é de 25-30 cm.

Outras características deste cão são: crânio largo e plano, pescoço robusto, maxilas fortes, focinho de cor escura, orelhas macias que se voltam para baixo, olhos amendoados e expressão viva.

Quanto ao pelo, ele pode ser mais ou menos liso ou áspero. A sua cor predominante é branca, mas no manto existem manchas que podem ser de diferentes tons de marrom.

Ao resumir, o Jack Russel é:

  • É um cão de porte pequeno
  • Tem corpo magro
  • Boa musculatura
  • Movimentos de arranque
  • Altura ideal: 25-30 cm da cernelha
  • Crânio largo e plano
  • Pescoço robusto
  • Maxilar forte
  • Focinho de cor escura
  • Orelhas macias e pendentes
  • Olhos expressivos

O TEMPERAMENTO DO JACK RUSSEL

Esta raça é muito vivaz e inteligente. Nasceu como um cão de caça, mas tornou-se um cachorrinho de estimação perfeito, apreciado por seu tamanho pequeno pelas pessoas que não têm grandes espaços, quintais ou jardins em casa. Mas isso não significa que ele pode sempre ficar no apartamento. Como veremos, de fato, o Jack Russel precisa muito brincar em espaço aberto.

Ele é um cão muito corajoso e autoconfiante, orgulhoso e audaz, mas não é briguento, é tranquilo, brincalhão, sociável, afetuoso e, portanto, adequado para toda a família.

Resumindo o temperamento do Jack Russel é:

  • animado
  • inteligente
  • corajoso
  • orgulhoso
  • seguro de si
  • brincalhão
  • sociável
  • afetuoso

JACK RUSSEL, COMO CUIDAR

jack russell caca

Ao contrário do que se possa acreditar, dado o seu pequeno tamanho, o Jack Russel não é um cachorro que pode sempre ficar no apartamento. Por causa de sua origem caçadora, esta raça precisa correr, se movimentar e explorar a vida ao ar livre.

Portanto, é necessário que ele saia com frequência, por pelo menos 2-3 vezes por dia e brinque, porque é um cão que gosta de perseguir bolas, procurar presas, etc. Esses aspectos devem sempre ser levados em consideração e encorajados fora de casa, assegurando divertimento ao cão para que ele tente gastar sua energia inesgotável.

Sua alimentação deve ser equilibrada para que o cão tenha todos os nutrientes úteis para seu desenvolvimento e bem-estar. Deve-se ter o cuidado para não exagerar na dose de comida, pois é um cão muito voraz, o que é devido à sua vivacidade extrema e ao seu ativismo, o que obviamente contribui para aumentar o seu apetite.

Para a sua dieta correta, consulte um veterinário.

Os Jack Russels, assim como outros cães, devem frequentemente ser escovados para a remoção dos pelos mortos, da sujeira bem como de quaisquer insetos.

Se você tem um Jack Russel, lembre-se:

  • Leve-o a passeio para brincar mais de uma vez por dia preferivelmente
  • Alimente-o corretamente
  • Escove-o com frequência

AS DOENÇAS DO JACK RUSSEL

Embora o Jack Russel seja um cão forte, que geralmente goza de boa saúde, como outros cães de raça, há uma incidência estatisticamente maior de ter algumas doenças. Em particular, esta raça é mais propensa a ter displasia do joelho, problemas oculares, cardiomiopatia, alguns de base hereditária.

Por causa de suas orelhas caídas, esta raça está mais predisposta do que as outras a ter possíveis otites. Outras doenças que podem lhes acometer são surdez (em espécimes de cor branca), necrose asséptica da cabeça femoral e monorquidismo ou criptorquidismo de cães machos (doenças testiculares).

Portanto, com relação à doenças, o Jack Russel está sujeito a:

  • Displasia do joelho
  • Problemas oculares
  • Cardiomiopatia
  • Otite
  • Surdez
  • Necrose asséptica da cabeça femoral
  • Monoridismo ou criptorquidismo

JACK RUSSEL, COMO ADOTAR UM

Evite comprar Jack Russels ou quaisquer outras raças. Embora cães de raça, de fato, sejam mais difíceis de serem encontrados para adoção, não é impossível (como se costuma acreditar) encontrá-los em abrigos. Infelizmente até mesmo os cães de raça podem ser abandonados mas estarem esperando por você em abrigos e centros de adoção.

JACK RUSSEL, A OPINIÃO DO ESPECIALISTA

Pedimos a Patrizia Sauria, médica veterinária, que nos falasse um pouco mais sobre esta raça, sobre algumas características e que nos desse alguns conselhos úteis para cuidar dso Jack Russels. Aqui está o que ela disse:

“Jack Russel, por sua natureza, é um cão que causa simpatia com a sua vivacidade: é um cão muito impertinente e muito ativo, podemos dizer que não pára por um momento e é por isso que não é um cachorro para todos, mesmo adaptando-se à vida de apartamento, família e filhos: é uma raça que precisa de muitos movimentos para expressar suas características comportamentais, precisa de caminhadas, de socializar, brincar; então, antes de adotar um Jack Russel, você precisa estar bem ciente dessas necessidades, sabendo que este “cãozinho” não é um “cachorro de sofá”.

Deixe a ele sempre alguns brinquedos disponíveis, a bola pode tornar-se uma querida companheira. Muitas vezes, os proprietários se queixam do fato de que esta raça escava no jardim, se enfia por todo o lugar, mas provavelmente éo dono que escolheu essa raça o primeiro que deveria saber das suas origens, ou seja, que esta raça foi selecionado para ser um cão para caçar raposa. Esses comportamentos são, portanto, parte do seu DNA”.

Em termos de alimentação, quais são os conselhos?

“Esta sua dinamicidade significa que ele tem sempre bom apetite, mas se ele tem energia suficiente para gastar, não é necessário exceder as doses: a alimentação de um cachorro é crucial para garantir uma boa saúde; evite lanches extras, exceto pequenos bônus como reforço positivo; acostume o cachorrinho a não implorar quando você estiver à mesa (isso é válido para qualquer cão, embora, muitas vezes, os donos subestimem a importância desse aspecto educacional).

Para uma dieta equilibrada, pergunte ao médico veterinário sobre uma dieta adequada ao seu cão com base na sua idade e hábitos”.

Existem doenças para as quais esta raça está mais predisposta?

“Apesar do seu tamanho, podemos dizer que Jack Russel é um cão muito forte, também resistente às doenças. Uma das patologias hereditárias que podem lhe acometer é a luxação do joelho, dependendo do grau de gravidade, o cão pode ter dificuldades em caminhar. Quando você vir seu Jack Russel mostrando tais sintomas, é aconselhável levá-lo do seu veterinário que eventualmente, poderá recomendar uma consulta especializada com um ortopedista.

Esta patologia, bem como outras que afetam os Jack Russells frequentemente, ou raramente (surdez de indivíduos de cor completamente branca, necrose asséptica da cabeça femoral) têm origem genética, de modo que todos os indivíduos afetados por tais doenças não deveriam se reproduzir.

Atenção também para aqueles que têm um cão macho, que podem sofrer de monorquidismo ou criptorquidismo: a descida dos testículos deve ocorrer nos primeiros meses da vida do cachorro, caso contrário, pode ser que se desenvolva um tumor”.

VÍDEOS COM JACK RUSSEL

Como é bela a vida com um Jack Russell, vejas os vídeos e não tenha dúvidas:

Como sempre lembramos, animais não são brinquedos que podem ser descartados se vierem com “defeito”. É preciso ter sempre em consideração que ter um animal de estimação é ter responsabilidade. Os cães precisam de amor, precisam de cuidados, precisam passear, enfim…cuide bem do teu animalzinho.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...