Golden Retriever: saiba tudo sobre essa raça que é uma das mais dóceis


Quem quer ter um cãozinho muitas vezes fica em dúvida sobre qual raça é mais adequada para o seu estilo de vida. Hoje vamos falar de uma raça muito fofa que estampa a maioria dos produtos pet: o Golden Retriever.

O Golden Retriever, além de ser um cachorro lindo, é extremamente dócil, o que faz dele uma das raças mais preferidas por famílias com crianças. Vamos conhecer um pouco sobre as características dessa raça que é pura fofura?

{index}

Origem da raça

O Golden Retriever é uma raça originária da Inglaterra com a função de ser um cão de busca em caçadas.

No século XIX, devido à necessidade de ter um cachorro que conseguisse adentrar uma vegetação densa, nadar em águas frias e fazer resgastes, o responsável pela “invenção” da raça, Lord Tweedmouth, cruzou o Nous, um retriever de pelo ondulado e amarelado (descendente do pequeno Terra-nova e das primeiras raças de Labrador, usado por pescadores) com Belle, uma Tweed Water Spaniel (uma retriever de cor amarelo-escuro com pelo muito crespo).

Outros cruzamentos também foram feitos com retrievers pretos, Tweed Spaniels, setters e até um Bloodhound. Só em 1912 a raça foi reconhecida como Golden Retriever. Primeiramente, foi valorizada por causa de suas habilidades de caça e só mais tarde tornou-se popular com animal de estimação.

Por causa dessa sua função caçadora, o Golden é um cão bastante ativo que adora trazer um pano ou um brinquedo para o seu dono. Também é um exímio nadador. Ou seja, é uma raça que tem muita energia para gastar.

Características do Golden Retriever

O tamanho médio do macho varia entre 58 e 60 cm de altura e de 29 a 34 kg e da fêmea de 54 a 57 cm de altura e de 25 a 30 kg.

A pelagem do Golden Retriever chama a atenção, seja pela sua coloração, seja pela sua beleza. A tonalidade dos pelos varia: quase branco, amarelo dourado ou, ainda, um tom caramelo.

A raça tem uma pelagem densa e longa, o que exige escovação pelo menos uma vez por semana.

Saúde

golden retriver 2

Em geral, o Golden Retriever é um cão bastante saudável e, por isso, não apresenta grande complicações de saúde, caso seja exposto à atividade física adequada.

Infelizmente, sabemos que as raças sofrem cruzamentos que debilitam a sua saúde. No caso do Golden, o principal problema que pode afetá-lo é a displasia coxofemoral, que ataca o quadril causando dor e problemas de locomoção; seguida da displasia de cotovelo e de doenças oculares, principalmente a catarata.

Problemas de pele como alergias e dermatites também são comuns, principalmente devido ao pelo denso do Golden Retriever. Por isso, é preciso estar atento à secagem completa do animal após o banho ou após à atividade de nadar.

Temperamento do Golden Retriever

Essa é a melhor parte! O Golden é notoriamente conhecido pela sua constante amabilidade. Muita gente se deixa assustar pelo tamanho do animal, mas isso dura pouco tempo, pois o Golden é só carinho!

É comum aos cães dessa raça literalmente pedir carinho. Eles se aproximam de qualquer pessoa e começam a “cutucá-las” com o focinho. Esse é o jeito de eles pedirem um afago.

São cães companheiros e leais e, por isso, necessitam de companhia. Muita gente que mora em casa deixa o Golden em área externa como estratégia para protegê-la. Embora eles necessitem de espaço, o Golden prefere mesmo é ficar dentro de casa perto do dono.

Devido ao seu tamanho, o Golden costuma ser um pouco desajeitado e desastrado. Então, se a sua casa for cheia de bibelôs, talvez essa não seja a melhor raça para você.

O Golden Retriever é considerado uma das raças mais inteligentes. Eles são facilmente adestrados e aprendem truques muito rapidamente. Combinando inteligência, obediência e docilidade – três características da raça – o Golden é muito utilizado como cão de terapia e cão-guia.

Embora eles sejam muito ativos, ficam calmos e tranquilos em casa. É claro que para isso eles precisam já ter feito a sua dose diária de exercícios. São cães muito brincalhões e, por isso, uma das brincadeiras preferidas deles são aquelas que envolvem a busca por um objeto, como uma bolinha. Pura diversão para o Golden e o seu dono são brincadeiras de lançamento de objetos ou de esconde-esconde, através das quais o Golden vai desenvolver as suas habilidade caçadoras trazendo uma “recompensa” para o dono.

Expectativa de vida do Golden Retriever

Em geral, os cães de raças maiores vivem menos do que os de raça menores.

A expectativa de vida do Golden varia entre 10 e 13 anos. Para que o seu amigo viva bem, dar a ele uma boa ração é fundamental, praticar com ele atividades físicas pelo menos duas vezes por dia e escovar o seu pelo são atitudes que garantem o fortalecimento muscular e cardíaco do animal, bem como o cuidado com o pelo e com a pele.

Mitos e verdades

golden retriver puppy

Como podemos ver, ter um Golden Retriever não exige cuidados rigorosos. Como qualquer outra raça, é preciso considerar se o estilo do cão tem a ver com o estilo do dono.

Se você for preguiçoso, talvez o Golden não seja a melhor opção para você. Ou não: talvez ele vá animá-lo a começar a caminhar, correr, nadar e vai salvá-lo do sedentarismo.

Há quem pense que não dá para ter um Golden em apartamento. É possível sim, contanto que ele saia pelo menos duas vezes por dia para se divertir, brincar e gastar energia.

Naturalmente, um cão maior dá um pouco mais de despesa, já que ele come mais e os medicamentos e vacinas também são mais caros. Mas um cão feliz geralmente é um cão saudável.

Animais não são brinquedos

Muitos cães são abandonados como se fossem mercadorias das quais os proprietários não se sentem totalmente satisfeitos. Antes de comprar ou adotar um animal, é preciso considerar a sua disposição em cuidar, a sua disponibilidade financeira, o seu tempo, etc.

Como essa raça é de porte médio a grande, você terá de se dispor a oferecer cuidados maiores. Considere por exemplo que a raça gosta de aconchego e não vai ser feliz se tiver que ficar no quintal, assim como precisa de passeios diários e brincadeiras constantes; é um cão peludo que vai deixar pelo por onde passa, portanto maiores cuidados com ele e com a limpeza da casa. Também considere o seu orçamento à medida do cão.

O Golden não é um bom cão de guarda e, apesar de ser dócil e gostar de crianças, não o pegue se você pensar que pode deixá-lo livremente com as crianças, pois elas devem sempre ser supervisionadas por um adulto, principalmente se forem pequenas. O Golden, sem querer, pode machucá-las dado o seu tamanho.

Tendo tudo isso em vista, avalie bem a situação antes de tomar a responsabilidade por uma nova vida dentro de casa.

Não compre, adote

Sem querer ser demasiado “politicamente correto”, vamos esclarecer algumas questões com relação aos cães de raça. É verdade que as pessoas têm o direito de comprar o que quiserem, inclusive animais de estimação, pois podem escolher a raça que mais gostam dentro de suas possibilidades e necessidades. Muitas famílias com filhos pequenos têm medo de adotar um cão por não saberem como será seu porte bem como o seu temperamento, e preferem ter a segurança de escolher uma raça a qual conhecem bem.

Por outro lado, é também verdade que mesmo cães de raça são colocados à adoção. Basta dar uma pesquisada na internet ou em abrigos para cães para encontrá-los, porque até mesmo os cães de raça são abandonados por seus donos.

O melhor é sempre adotar mas, se quiser mesmo muito comprar um, fique atento à origem do animal porque é também muito verdade que muitas pessoas exploram os cães de raça apenas para obterem lucro para si mesmas. Maltratam ou simplesmente os têm como simples mercadorias, tratando-os bem mas para fins comerciais, ou seja, dando o mínimo necessário para a manutenção da saúde do animal quando sabemos que um cão é um ser sensível que precisa de amor, muito além de cuidados veterinários e alimentação.

Talvez te interesse ler também: ADOÇÃO RESPONSÁVEL: O QUE É IMPORTANTE SABER ANTES DE LEVAR O ANIMAL

Amor que não tem fim

Ter um Golden Retriever é garantia de ter um melhor amigo, o mais fiel, divertido e brincalhão, doce, carinhoso. Mas eu sou bastante suspeita para falar sobre essa raça, porque tenho um Golden e sou apaixonada por ele!

Talvez te interesse ler também:

LABRADOR: CARACTERÍSTICAS, PREÇO, QUALIDADES E DEFEITOS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Elizete dos santos Pinheiro
    Publicado em 04/04/2021 às 10:05 am [+]

    Nós adotamos uma Golden fêmea, más ela faleceu com câncer no fígado 😭😭😭 estamos arrasados e queríamos outra , ela é nosso amor,nossa princesa ,me ajude , meus filhos estão muito tristonhos 😔, aqui por perto não encontrei outra da mesma raça .Moro em capelinha Mg.


  2. Daia Florios
    Publicado em 07/04/2021 às 12:11 pm [+]

    Elizete, você procurou no Facebook e no Instagram? Existem vários grupos para adoção nas redes sociais. Se não for Golden tudo bem também. Realmente essa raça é maravilhosa mas todas são! O importante é o amor!


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...