O que fazer com sobras de leite, inclusive quando azeda?


O leite é um alimento muito versátil e nutritivo, mas muitas pessoas acabam jogando suas sobras pelo ralo quando ele estraga. Podemos evitar o desperdício desse alimento tão rico em cálcio, proteína e vitamina B12. Basta seguir algumas dicas do que fazer com as sobras, inclusive com o leite azedo.

O leite tem muitas utilidades, inclusive quando azeda. Apesar do odor desagradável, os probióticos e lactobacilos que se formam nele são muito importantes não só para a manutenção do intestino, mas para muitas outras funções.

Antes de saber o que fazer com o leite quando ele sobra ou azeda, é importante saber como conservá-lo para evitar o desperdício.

Então, vamos lá!

Como conservar e congelar o leite?

Claro que, melhor do que leite azedo é o leite fresco e puro. Porém, mantê-lo nessas condições, requer alguns cuidados.

Por exemplo:

  1. Armazene o leite em um recipiente fechado na geladeira, evitando colocar nas portas, pois elas conservam menos os alimentos devido a temperatura ser maior.
  2. Coloque o leite longe de alimentos que tenham cheiro forte, para que ele não absorva os mesmos odores.

Dá também para congelar o leite:

Se a quantidade de leite for grande, o mais indicado é congelar o leite no freezer.

O leite integral congela melhor, pois tem maior teor de gordura. Para congelar, coloque em um recipiente adequado deixando um certo espaço, pois ele irá se expandir quando congelado.

Para descongelar, retire do freezer e deixe-o na geladeira.

Então, conservando bem e congelando o excedente (se você, sem querer tiver comprado leite a mais), não vai sobrar leite derramado para chorar.

E mesmo assim, se sobrar, a gente vai dar um jeito de utilizá-lo.

O que fazer com as sobras de leite?

Se mesmo com os cuidados para conservar o leite, acontecer de sobrar e você pensar na possibilidade de jogá-lo no ralo da pia, tenha calma!

Existem maneiras de aproveitar as sobras de leite e algumas delas aposto que você nem imagina.

Incrementar receitas

Que tal incrementar algumas receitas com o leite que sobrou? A dica na verdade é que podemos colocar leite em quase tudo. Podemos fazer:

Mas nem só de receita vive o leite derramado. Há muitas outras possibilidades.

Polir móveis

Parece estranho, mas há quem diga que funciona! Basta misturar partes iguais de leite e suco de limão para lustrar as superfícies móveis de madeira. Leite puro ou misturado com água é usado para retirar manchas de móveis laqueados de branco.

Remover manchas de tinta

A mistura de leite com limão também é indicada para remover manchas de tinta das roupas (manchas de vinho, de caneta). Sugere-se passar com uma esponja ou deixar a roupa de molho nessa mistura e lavar no dia seguinte.

Hidratar tecidos de couro

Mergulhe um pano macio em uma tigela de leite e aplique sobre o tecido. Diz-se que o leite ajuda a hidratar o material.

Porcelana rachada

Coloque pratos, xícaras e outros utensílios de porcelana em uma panela cheia de leite e leve para aquecer. Deixe de molho no leite quente preferivelmente da noite para o dia ou o maior tempo possível. O leite deverá resolver pequenas rachaduras porque reage com os materiais que compõem a porcelana.

Picadas de insetos

Que bicho te picou? Para resolver o incômodo das picadas de insetos, tente usar uma pasta caseira feita de leite, água e sal para aplicar nos pontos doloridos pelas picadas.

Queimadura de sol

Remédio dos tempos da vovó: se você virou um camarão debaixo do sol, tente aplicar um pouco de leite sobre a pele, com a ajuda de um algodão, com delicadeza. O leite vai ajudar a hidratar a pele.

Calos e manchas nas mãos e nos dedos

Sabe aqueles calos amarelos de quem trabalha com as mãos ou puxa peso na academia? Pois é, faça um tratamento com leite para suavizar os calos e suas manchas. Aplique leite frio neles, 3 vezes ao dia e acompanhe os resultados.

E aquelas manchas horríveis nas pontas dos dedos, geralmente nos dedos de quem fuma? Tente resolver isso mergulhando os dedos no leite junto com o suco de meio limão. Esfregue suavemente o líquido sobre as manchas e veja o melhoramento.

Remova a maquiagem

Acabou o removedor de maquiagem? Use o leite que sobrou. Sua gordura vai ajudar a remover a maquiagem sem danificar a pele.

Creme para as mãos

Mãos macias e hidratadas com farinha de aveia e leite. Faça um creme com esses ingredientes que ajudarão a esfoliar suavemente as mãos e hidratá-las ao mesmo tempo.

Cabelos mais bonitos

Você pode usar o leite que sobrou como tratamento para os cabelos. O leite hidrata e nutre os fios. Enxágue o cabelo com o leite e depois lave-o normalmente.

O que fazer quando o leite azeda?

Ao contrário do que se pensa, o leite azedo não é ruim, a menos que seja ultraprocessado. O leite que compramos no mercado é praticamente morto, pois não tem lactobacilos vivos e, quando estraga, precisa mesmo ser descartado.

Já o leite integral e fresco, possui muito mais nutrientes, gorduras e bactérias do bem que ajuda na saúde do intestino e serve para preparar várias receitas.

A coalhada é um produto originado do leite azedo. Na verdade, quando a coalhada é produzida de forma intencional, coloca-se vinagre no leite para azedá-lo.

Faça iogurte

De todas as formas de se aproveitar o leite azedo, a melhor delas é fazer iogurte. Esse sim é muito fácil de preparar e é mais natural do que os industrializados.

Sugestão de preparo:

Uma sugestão de preparo de iogurte é despejar o leite azedo em potes de vidro, enrolar em uma toalha e deixar no forno durante a noite com a luz acesa.

Depois é só levar à geladeira para firmar. Quando pronto, podemos incrementar com umas frutas que vão adoçar naturalmente.

Outras formas inusitadas de usar o leite azedo são:

Máscara facial

Que tal usar o leite azedo na pele? Faça uma máscara chamada de “ácido láctico facial” que é utilizada para deixar a pele mais lisa, firme e macia.

Na jardinagem

Dilua o leite azedo com água e despeje em canteiros para aumentar o teor de cálcio.

Lustrar talheres

Que tal lustrar talheres e outros utensílios de prata com o leite azedo? Experimente! Mergulhe a prataria no leite azedo por 30 minutos e depois lave tudo com água morna. Dizem que o leite azedo reage sobre a oxidação da prata, retirando as manchas escuras e deixando tudo brilhando de volta.

Por fim, o leite é um alimento muito rico e jamais pode ser desperdiçado. Por isso, aproveite essas dicas para não desperdiçar o leite, mesmo que ele esteja “estragado”.

Talvez te interesse ler também:

Aproveitando sobras de vários tipos de feijões: veja receitas de hambúrgueres

Super receitas para fazer com sobras de macarrão. Nada se joga!

Sobrou Arroz e Feijão? 8 Receitas Veganas para Fazer com Sobras




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...