Como tirar mancha de caneta de roupa, sofá, etc


Elas são essenciais no dia a dia, mesmo que muita gente agora prefira anotar tudo no celular ou no computador. Mas para aqueles que ainda usam a velha e boa caneta, às vezes elas estouram na bolsa, no bolso. Aí já viu… o que fazer?

As canetas continuam sendo úteis e necessárias na hora de lembrar aquela informação importante, de assinar um documento e até para exercitar a terapeutica arte de escrever à mão.

E elas são especialmente atraentes para as crianças, as mães que o digam. São paredes, brinquedos e móveis… tudo rabiscado.

Mas ainda bem que existem formas muitos fáceis de eliminar tintas de caneta das mais diversas superfícies.

Conheça algumas técnicas:

TIRAR MANCHA DE CANETA DAS ROUPAS

Álcool ou removedor de esmalte

Se a mancha estiver fresca, pressione um pano velho em cima da mancha e tente tirar o máximo possível da tinta, com o cuidado de não arrastá-la para os lados e aumentá-la em extensão.

Caso a tinta já tenha secado, use um algodão embebido em água na mancha. Em seguida, coloque um pano embaixo da mancha, passe álcool ou removedor de esmalte com auxílio de um outro tecido.

Use algodão e álcool se o tecido for delicado.

Acetona e sabonete

Muito simples: com cuidado coloque um pouquinho de acetona sobre a mancha, passe um sabonete banhado sobre ela e depois enxágue. Siga o vídeo:

Vinagre branco

Tire o excesso da mancha de caneta com um pano (se ela estiver fresca) ou com algodão e água (se estiver seca). Depois, coloque um pano embaixo da mancha e esfregue a mancha com um pano embebido em vinagre branco.

Creme de barbear

Tente fazer o mesmo procedimento anterior, agora com creme de barbear no lugar do vinagre branco. O creme também é bastante efetivo.

Leite

Roupas manchadas com tinta de caneta podem ficar de molho em um balde com leite morno. Depois, é só lavar como de costume.

Suco de limão

É possível também deixar as roupas com tinta de caneta de molho no suco de limão, e depois lavar normalmente. Essa fruta tem um potencial clareador bastante interessante.

Vinagre branco com detergente

Em um recipiente, misture 1 colher de chá de vinagre branco com 1 colher de café de detergente neutro mais 1 xícara de café de água. Aplique a solução na mancha com a ajuda de um pano ou esponja limpa. Esfregue delicadamente e deixe agir por uns 10 minutos.

Depois disso, enxágue. Aumente a receita se a mancha for grande.

Vinagre com bicarbonato e detergente neutro

Se a mancha for fresca, freire o excesso com um pano velho. Polvilhe bicarbonato de sódio por cima e esfregue delicadamente. Acrescente um pouco de vinagre branco, intercalando com detergente neutro e vá esfregando delicadamente e alternando esses 3 ingredientes.

COMO TIRAR MANCHA DE CANETA DA PAREDE

Paredes, no geral, podem ser limpas com uma esponja umedecida e sabão neutro. Evite produtos muito abrasivos, pois eles podem manchar a parede ou danificar a pintura, dependendo da tinta da parede. Faça um teste antes.

Manchas de canetinha podem ser retiradas aplicando álcool em um spray. Espirre bastante álcool sobre a mancha, e use algodão pra ir removendo o excesso de alcool juntamente com a mancha.

Pasta de dente também pode funcionar. Aplique a pasta de dente sobre a mancha, e retire-a com uma esponja úmida.

Você também pode fazer uma pasta misturando bicarbonato de sódio e detergente, misturando estes dois ingredientes até ficar com consistência pastosa e aplicar sobre a mancha.

Com a ajuda de uma esponja limpe fazendo movimentos circulares com delicadeza pois o bicarbonato é levemente abrasivo.

COMO TIRAR MANCHA DE CANETA DE PAPEL DE PAREDE

Use uma haste flexível embebida em álcool e retire a mancha delicadamente aos pouquinhos, para não estragar o papel de parede.

COMO TIRAR MANCHA DE CANETA DO SOFÁ

Se o sofá for de couro…

Se a tinta for seca, a primeira coisa a se fazer é tentar apagar a mancha simplesmente usando uma borracha.

Mas vamos logo avisando que manchas antigas são difíceis de tirar. Faça um teste antes em uma superfície escondida do sofá, porque para retirar manchas secas, você vai precisar usar álcool, vinagre e ou sabão. Se a cor e a aparência do couro permanecerem inalteradas, você poderá tentar remover a tinta de caneta do sofá.

Fazer o teste é importante principalmente se o sofá for de napa, que é um couro bem delicado.

Aplique um pouco de álcool sobre mancha com o auxílio de um papel toalha, pano ou bolinha de algodão. Em seguida, esfregue um pouco de sabão sobre a mancha, delicadamente, usando um pano ou esponja limpa. Repita a operação se necessário, lembrando de enxaguar e secar cuidadosamente a área tratada a cada limpeza.

Em vez de álcool, você também pode tentar fazer com que a acidez natural do vinagre remova a tinta. Faça uma solução com um copo pequeno de água, uma colher de sopa de detergente neutro e duas colheres de chá de vinagre branco. Coloque um um pano embebido nesta solução sobre a mancha, deixando agir por 10 minutos. Remova a solução detergente com um pano limpo e umedecido. Depois, seque cuidadosamente a área tratada.

Se a tinta for fresca, você pode intervir prontamente usando um pano ou um papel de cozinha absorvente. Pressione um pano limpo sobre a mancha puxando-o pra cima, sem esfregar para os lados para não espalhar e aumentar ainda mais a mancha).

No couro e no vinil você também pode tentar usar simplesmente água com sabão ou detergente neutro para a retirada da mancha

Use as mesmas receitas se o couro for sintético.

Se o sofá for de tecido…

Em sofás de tecido você pode tentar os métodos acima, usados para tirar manchas de caneta de roupas. Uma dica a mais é usar spray fixador de cabelo. Espirre o produto sobre a mancha e esfregue delicadamente com um pano ou esponja, até a mancha desaparecer.

TIRAR MANCHA DE CANETA NAS DEMAIS SUPERFÍCIES

Dependendo da superfície, você pode limpar com álcool, removedor de esmalte ou spray de cabelo, deixando agir por alguns minutos, e limpando com um pano limpo depois.

Faça um teste antes de danificar a pintura das superfícies a serem retiradas a mancha.

TIRAR MANCHA DE CANETA DA BONECA

No Youtube vários vídeos demonstram que passar creme para acne (peróxido de benzoíla 5%) na boneca, deixá-la sob o sol quente por uma hora, é milagroso. Basta passar o creme na parte riscada, deixar no sol e depois lavar. Repita a operação se não sair toda a mancha.

Gostou das dicas? Qual você experimentou? Funcionou para você? Deixe seu comentário!

Talvez te interesse ler também:

COMO TIRAR MANCHA DE VINHO SEM ESTRAGAR O TECIDO

APRENDA A TIRAR MANCHAS DIFÍCEIS DE SUAS ROUPAS

COMO REMOVER FERRUGEM E SUAS MANCHAS COM RECEITAS CASEIRAS E FÁCEIS

COMO TIRAR MANCHAS DE SUOR E DE DESODORANTE (8 RECEITAS NATURAIS CASEIRAS)




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...