Como tirar manchas de suor e de desodorante (9 receitas naturais caseiras)


Manchas chatas, de sovaco, que aparecem, principalmente nas roupas mais claras – sim, e dependem do tipo de desodorante que você usar, claro. Mas, enfim, vejamos algumas formas práticas, naturais e caseiras, de se tirar essas manchas da roupa.

Claro que você pode comprar um vanish da vida, caro ou não, e tentar recuperar a cor da sua roupa tirando a tal mancha amarelada de sovaco mas, você também pode usar alguns produtos baratos e bem comuns em casa como o bicarbonato de sódio, limão, água oxigenada ou vinagre.

Com bicarbonato de sódio e vinagre branco

Use medidas iguais de bicarbonato de sódio em pó e vinagre branco. Faça uma pastinha e coloque sobre a mancha. Deixe agir por uns 20 minutos e lave normalmente.

Com limão e bicarbonato de sódio

O procedimento é igual ao ensinado acima – você tem que fazer uma pastinha com suco de limão e bicarbonato, em proporções iguais, passar na mancha, deixar agir e lavar normalmente.

Com limão apenas

Mas, há quem afirme que, só com limão a mancha também vai sair. Não custa tentar, não é? Esprema meio limão em cada mancha, deixe bem molhado por um tempo. Depois, lave normalmente.

Dependendo do tipo da mancha e do tempo de molho, pode ser que saia, especialmente se for mancha gordurosa.

Com água oxigenada

Água Oxigenada é um santo remédio para se tirar manchas diversas dos tecidos. Espirre a água oxigenada (20 volumes) na mancha em tecido seco e deixe agir por uns minutos – você vai ver a espuma com a sujeira saírem das fibras do tecido. Lave, em seguida com sabão. Funciona muito melhor em tecidos naturais – algodão, lã, linho.

Com vinagre branco

O vinagre branco é excelente para tirar manchas. Basta você colocar a roupa manchada em um molho morno com vinagre branco (3 colheres de sopa para 1 litro de água) e deixar agir por 15 minutos. Lave normalmente em seguida.

Com um batido de folha de mamoeiro

Folhas verdes de mamoeiro também são ótimas para se tirar manchas de roupas. Faça um batido de folhas com um tanto de água, no liquidificador, em quantidade suficiente para mergulhar a roupa manchada dentro. Deixe agir por uns minutos (verifique o tempo olhando a roupa, a mancha vai saindo) e lave normalmente. Vale para roupa branca de algodão. Veja mais no link aqui abaixo:

Ferver com sabão de coco

A roupa branca, de algodão, fica bem limpinha quando fervida com sabão de coco. Experimente e veja os resultados incríveis.

Quarar a roupa ao sol

Receita da vovó: esfregue sabão de coco na roupa toda e, úmida, ponha a quarar ao sol, na horizontal. Vá demolhando de tempos em tempos. Depois é só lavar na máquina ou à mão, como normalmente se faz. Quem nunca viu roupas quarando no sol não teve infância no interior. Funciona!

Vodka

Já pensou que a vodka pode ser ótima para tirar manchas de suor?

É muito simples. Coloque vodka diluída em um pouco de água em um borrifador. Espirre a solução sobre a mancha, deixar agir por 5 minutos e proceda à lavagem habitual.

Últimas dicas (como evitar as manchas)

Deixe o seu corpo (o sovaco especificamente) secar do desodorante antes de vestir sua blusa. Essa prática evita manchas. Ah! E não passe o desodorante sobre a blusa – é sobre o corpo que se usa – pois isso faz manchar o tecido.

Que tal usar desodorante natural? Ou até mesmo não usar desodorantes? Se a Cameron Diaz pode, todo mundo pode!

Leia mais:

Manchas insistentes

Manchas que já foram lavadas e passadas (e ficaram lá), já foram firmadas no tecido, você terá muito mais dificuldade para as tirar. Mas, tente 1, 2, 3 vezes, com paciência. Vai dar certo!

Fontes:

  1. gazeta on line
  2. rimini today

Talvez te interesse ler também:

APRENDA A TIRAR MANCHAS DIFÍCEIS DE SUAS ROUPAS

COMO REMOVER FERRUGEM E SUAS MANCHAS COM RECEITAS CASEIRAS E FÁCEIS

COMO TIRAR MANCHA DE CANETA DE ROUPA, SOFÁ, ETC




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Leila Barros
    Publicado em 21/02/2021 às 10:29 pm [+]

    Achei de grande valia essa dica, espero que funcione, pois amo lavar roupas!


  2. Daia Florios
    Publicado em 01/03/2021 às 9:06 am [+]

    <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...