Desodorante natural super eficiente: faça você mesmo em casa


Você gosta de usar desodorante? É, tem um cheiro gostoso, a pele limpa, e dá aquela sensação de liberdade que todo rexona da vida propagandeia. Eu não gosto e explico porquê: não estou nada afins de ter um eventual câncer de mama por conta do silicatos de alumínio que entopem os poros das axilas, impedem o suor, claro, e desregulam a temperatura do nosso corpo provocando vários danos mesmo que não chegue a fazer o tal do câncer.

E também, os desodorantes industrializados, da cosmética moderna, contêm também parabenos (não só eles, atenção), que agem como conservantes e estabilizantes e que são, como os aluminosilicatos, também absorvidos pela nossa pele. E os parabenos são muitíssimo parecidos ao estrogênio – haha – hormônio que só precisamos em quantidades exatas que nossas glândulas produzem e que, em excesso, acumulado, pode também causar sérios problemas, dentre eles, o tal do câncer de mama.

Aliás, também não estou nada afins de colaborar com a degradação da nossa natureza por conta dos ingredientes dos atuais produtos cosméticos, dentre eles, os desodorantes.

Sim, também já ouvi dizer que essa história de “câncer de mama ser causado por desodorante” é controversa mas… seguro morreu de velho e, pelo sim pelo não. Não!

Hoje em dia, por essas ou outras razões, muitas pessoas buscam alternativas ao uso do desodorante nosso de cada dia. O que eu sei é que o cheiro forte, ruim, que exalamos, às vezes, se deve à ação de bactérias que temos na pele; dos nossos hormônios que são meio loucos a maior parte do tempo e, claro, do suor que é impensável não ter nos calores brasileiros. Mas, de qualquer forma, pense comigo: se a gente não pode se lavar de hora em hora, o que até seria gostoso, podemos, pelo menos, experimentar algumas receitas mais naturebas para resolver a questão da desodorização axilar. E passo a apresentar algumas receitas dessas que achei muito interessantes.

Mas antes, leia aqui essa nossa matéria que discute a questão dos tais ingredientes menos bons:

E esta que trata sobre bons cosméticos,

Analise com calma e faça sua escolha. Afinal, a vida, o corpo e até a alma são só seus. Livre arbítrio

Desodorante natural com óleo de coco

Essa receita leva óleo de coco, bicarbonato de sódio, essências de cravo de cheiro e de lavanda. Três ingredientes ótimos para combater o “CC” da nossa axila:

Você ficará, e se sentirá, limpa, hidratada, cheirosa e protegida.

INGREDIENTES:

  • 8 colheres de sopa óleo de coco
  • 4 colheres de chá de bicarbonato
  • 4 gotas óleo essencial de cravo
  • 4 gotas de óleo essencial de lavanda

MODO DE FAZER:

Derreta o óleo de coco em banho maria. Junte o bicarbonato e misture bem, adicione as gotas dos óleos essenciais de cravo e de lavanda e misture até fique homogêneo. Guarde em um recipiente pequeno, com tampa. Ponha na geladeira até endurecer. Se você mora em região quente, deixe o desodorante permanentemente na geladeira.

Desodorante super natural cítrico

Essa receita vai te dar aquela deliciosa sensação de banho tomado com sua fragrância cítrica, pois leva laranja, limão e sal e bicarbonato de sódio para dar o efeito anti-CC. É super natural e anti desperdício.

INGREDIENTES:

  • Casca de 2 limões
  • Casca de 2 laranjas
  • ½ litro de água
  • 2 colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de sal marinho

MODO DE FAZER:

Com essa receita você vai fazer uma água de cheiro então, rale as cascas das frutas sem a parte branca, jogue na água fervente e ferva um tantinho.

Deixe descansar, tampado, por 10 minutos.

Coe e deixe esfriar. Junte o sal marinho e o bicarbonato de sódio.

Misture bem e ponha o seu banho de cheiro em um vidro com pulverizador.

Guarde uma parte para tomar um bom banho relaxante no final do dia.

Desodorante efeito 24 hs com leite de magnésia

O leite de magnésia é um ótimo desodorante dada a sua capacidade de neutralizar os oxiácidos orgânicos presentes no nosso suor, que dão o cheiro desagradável neste. Além do leite de magnésia, o uso de alguns dos óleos com ação antibacteriana pode fazer dessa receita um desodorante realmente eficiente, efeito 24 horas, ou 12, dependendo de cada pessoa. Mas você também pode fazer somente com o leite de magnésia, água e um cheirinho da tua preferência, como no vídeo abaixo. Para um efeito mais eficiente, use o óleo de melaleuca como aqui indicado:

INGREDIENTES:

  • use 1 xícara de café de leite de magnésia
  • 2 colheres de sopa de água
  • 2 gotas de óleo de melaleuca
  • 2 gotas de óleo essencial de sua preferência

Você também acrescentar um óleo vegetal para dar um efeito hidratante ao seu desodorante, substituir os óleos essenciais por leite de rosas se for do teu agrado este cheiro, enfim, as opções são várias. Veja como é fácil fazer o desodorante neste vídeo das Donas de Casa Anônimas.

Outros cheirinhos

Você pode variar os óleos essenciais que usar para fazer o seu desodorante natural, até mesmo conforme o seu gosto olfativo pessoal. Por exemplo…

O óleo de melaleuca – o tea tree oil – e o de hortelã-pimenta são bem indicados em todos os desodorantes por serem bactericidas.

Mas em questão olfativa, se gostar e quiser acrescentar um toque floral no teu desodorante use umas gotas de ylang ylang. Se preferir perfumes amadeirados (mais masculinos) use patchouli como essência ou lemongrass, que é o nosso capim-santo, para dar um ar de banho tomado com sua fragrância fresca.

O toque amadeirado você também conseguirá com os óleos essenciais de cedro ou o de sândalo. O cedro e o sândalo assim como o lemongrass também têm ação antisséptica. Mas, use 2 a 3 essências por vez, e só poucas gotinhas. Os óleos essenciais são muito fortes e, eventualmente, podem causar alguma reação alérgica em sua pele, portanto, teste antes sua sensibilidade pessoal.

E, bons cheiros para você, saúde e paz!

Talvez te interesse ler também:

BANHOS DE ERVAS: UMA GOSTOSA TRADIÇÃO, UMA TERAPÊUTICA BRASILEIRA

FAÇA VOCÊ MESMO SEU PERFUME ORGÂNICO, VEGANO E NATURAL!

CRAVO-DA-ÍNDIA: USOS E BENEFÍCIOS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...