Água oxigenada, a melhor maneira de limpar os ouvidos


A água oxigenada (peróxido de hidrogênio), possui diversas utilidades. Uma delas é a de limpar os ouvidos, mas essa alternativa só pode ser utilizada após uma prévia consulta médica para atestar que não existe nenhum problema mais grave, como por exemplo um tímpano perfurado ou alguma inflamação.

Nesse contexto, o uso inadequado da água oxigenada nos ouvidos, bem como de qualquer outra substância pode causar danos irreversíveis. Por isso, faz-se necessário aprender como ela reage em contato com determinadas substâncias, bem como a maneira correta de aplicar nos ouvidos.

O que é água oxigenada?

A água oxigenada é o nome popular dado ao componente químico peróxido de hidrogênio (H2O2), que nada mais é do que a molécula da água (H2O) com uma molécula a mais de oxigênio.

Ela é bastante utilizada em consultórios para desinfetar instrumentos cirúrgicos, mas também pode ser utilizada para outros fins devido à sua ação bactericida, como por exemplo desinfetar escovas de dentes e ambientes, tirar manchas de roupas e limpar tábua de carne e legumes.

Normalmente a água oxigenada é vendida em farmácias, perfumarias e supermercados, com uma variedade de volumes, onde o mínimo é 10 e o máximo 40.

Porém, o uso da água oxigenada acima de 10 volumes pode ocasionar riscos à saúde, principalmente à pele. Por isso, tenha muito cuidado ao realizar procedimentos caseiros para clarear pêlos e cabelos, por exemplo, misturando água oxigenada com outros produtos.

Como limpar o ouvido com água oxigenada?

A indicação aqui é para destampar o ouvido em caso de excesso de cera, coceira, zumbido ou dores leves. Sabemos que a cera é natural do organismo, pois além de lubrificar o canal auditivo, também protege contra sujeiras externas e outros agentes que podem entrar facilmente pelos ouvidos e causar inflamações.

Porém, quando ocorre um acúmulo de cera, a audição também fica prejudicada, fazendo-se necessária uma limpeza mais intensa do que a habitual. Isso porque quando a cera do ouvido se acumula, ela endurece e fica mais difícil removê-la. É aí que entra a ação da água oxigenada.

Devido à sua ação efervescente, a água oxigenada consegue dissolver a cera acumulada, tornando mais fácil a limpeza posterior. Além disso, a água oxigenada age como um desinfetante, pois o oxigênio liberado destrói os germes e bactérias que podem causar infecções.

A limpeza dos ouvidos com água oxigenada pode ser feita de duas formas:

1. Utilizando um frasco de água oxigenada e uma seringa com água

Pegue um frasco de água oxigenada e uma seringa com água comum.

Coloque 3 gotas de água oxigenada pura dentro do ouvido. É normal fazer um pouco de barulho devido às borbulhas.

Fique com o ouvido para cima deixando agir por 1 minuto e depois vire a cabeça para a posição normal e, com a ajuda da seringa, coloque a água comum para enxaguar.

Deixe agir por alguns segundos e vire o lado do ouvido para baixo para escorrer a água. Se for necessário, repita a operação.

Terminado um lado, pode-se fazer com o outro.

2. Utilizando uma mistura de água morna com água oxigenada e um conta-gotas

Coloque meia xícara de água morna em um recipiente e adicione meia xícara de água oxigenada.

Pegue um pouco da mistura com um conta-gotas, deite-se de lado e coloque a solução no ouvido até encher. Deixe agir de 3 a 5 minutos e depois vire o lado para escorrer o líquido.

Enxague utilizando apenas água morna, realizando o mesmo procedimento.

Essas práticas caseiras são indicadas apenas para problemas simples como excesso de cera, coceiras, zumbidos e dores leves.

Se mesmo após realizar estes procedimentos, o ouvido voltar a entupir ou aparecer algum zumbido ou sintoma diferente do normal, suspenda o uso e procure um médico. O ideal é procurá-lo antes de realizar qualquer tipo de tratamento caseiro para ter certeza de que não há nenhum problema mais grave.

Outros usos da água oxigenada

Como dito anteriormente, a água oxigenada é comumente usada para esterilizar instrumentos médicos e dentários, mas devido à sua ação bactericida podemos utilizá-la também na limpeza doméstica tanto para higienizar escovas de dentes quanto para tirar manchas de roupas.

Isso se dá graças ao processo de oxirredução que desloca as partículas de sujeira devido à ação química da molécula extra de oxigênio. Esse processo é capaz de deslocar partículas de ferrugem ou de sangue dos tecidos, por exemplo, removendo manchas desse tipo.

No entanto recomenda-se o cuidado com o manuseio, pois em contato com a pele pode causar alergias ou queimaduras. Por isso não exagere na quantidade e dê preferência para a versão mais leve, ou seja de 10 volumes.

Quanto às dicas de uso da água oxigenada para limpeza, seguem abaixo algumas sugestões de como fazer:

  • Tirar manchas de roupas – Faça uma mistura de água oxigenada com seu sabão de preferência até virar uma pasta e aplique-a sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos e depois lave normalmente.
  • Desinfetar escova de dentes e outros objetos – Coloque um pouco de água oxigenada em um copo e deixe a escova de dentes dentro dele de 3 a 4 minutos. Antes de usar a escova, deve-se enxaguá-la com água pura.
  • Contra mofo – Coloque um pouco de água oxigenada em um borrifador para facilitar a aplicação sobre as áreas com mofo. Depois de borrifar, deixe agir por uns 10 minutos e em seguida limpe com um pano seco.

Essas foram algumas dicas para aproveitarmos a versatilidade da água oxigenada, uma solução caseira, barata e acessível para ajudar na limpeza, principalmente dos ouvidos. Esperamos que sejam úteis!

Talvez te interesse ler também:

BICARBONATO DE SÓDIO: O QUE É E PORQUE FUNCIONA




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...