Como eliminar baratas naturalmente e de uma vez por todas


Todos os animais têm sua importância na biodiversidade da Terra, até as baratas. Animais que comem de tudo, elas exercem um importante papel como decompositoras que são. Mas às vezes é preciso eliminar elas das nossas vidas. Saiba como e por que.

A importância das baratas

Ninguém gosta de encontrar uma barata em casa, pelo nojo que elas provocam e, até mesmo, pavor. Isso porque, elas transmitem doenças.

As baratas decompõem de tudo: matéria orgânica, lixo e até cadáveres, além de servirem como alimento a tantos outros animais. Ou seja, apesar de nojentas, elas são úteis.

Sem baratas teríamos redes de esgoto e cemitérios cheios, além de uma grande desestabilização da fauna urbana, principalmente de ratos, escorpiões e morcegos que delas se alimentam, como ensina Eduardo Fox, biólogo formado pela UFRJ.

Nós do greenMe respeitamos todos os animais, inclusive as baratas. Se não fossem elas, teríamos ainda muito mais lixo, pois até plástico elas comem.

Baratas são animais resistentes, adaptáveis e fortes. Essas características em qualquer ser é admirável pois é a garantia da sobrevivência da espécie. E é por isso que as baratas estão aí:

Mas elas causam doenças…

Como elas andam de lá pra cá, do lixo à comida que comemos, seus hábitos alimentares e de nidificação são ótimos portadores de uma variedade de organismos patogênicos.

As baratas podem transmitir doenças por meio de suas fezes, saliva, vômito ou por contato físico. Por isso, é bom mantê-las longe pois qualquer contato com suas patas ou excrementos pode causar doenças transmitidas por vírus e bactérias.

É preciso entender todavia que as baratas que estamos falando são as baratas urbanas, essas que vivem praticamente sob nossa dependência, pois existem milhares de espécies de baratas e apenas 1% delas são consideradas sinantrópicas (urbanas).

Quais doenças as baratas transmitem?

Baratas podem transmitir:

  • Cólera (causada pela bactéria Vibrio cholerae);
  • Febre tifoide (causada pela bactéria Salmonella typhi);
  • Salmonelose (causada pela bactéria Salmonella);
  • Listeriose (causada pela bactéria Listeria monocytogenes);
  • Campilobacteriose (causada pela bactéria Campylobacter);
  • Disenterias de vários tipos.

Por isso é fundamental eliminar as baratas de casa. Mas não é difícil, começando por bons hábitos de higiene pois barata gosta de casa bagunçada, cheia de tralha para ela se esconder e alimento para ela desfrutar.

Eliminando as condições ideais para as baratas, dificilmente elas virão nos importunar. Na verdade, tudo o que elas querem é viver com a gente porque com os humanos elas encontram água, abrigo e alimento, principalmente na cozinha. E qualquer lugar é bom pra elas fazerem ninhos, até dentro de eletrodomésticos, nas fendas das portas, janelas e muros.

Como acabar com baratas em casa

Sejamos sinceros. Pode jogar veneno, usar naftalina ou colocar o produto mais tóxico do mundo que as baratas são seres ninja. Elas voltarão!

Produtos tóxicos e venenos não são a melhor opção porque elas se habituarão e poderão até gostar da brincadeira, sendo resilientes de carteirinha.

O trabalho vai começar por:

  1. limpar a casa
  2. eliminar toda tralha, bagunça, sujeira e restos de comida
  3. e depois deixar o ambiente desfavorável para elas.

Vejamos todas as dicas naturais possíveis e imaginárias para acabar com as baratas em casa.

Como espantar barata com bicarbonato e açúcar

Para evitar essa visita indesejada, aprenda uma receita natural para eliminar baratas.

Misture açúcar refinado e bicarbonato de sódio, em partes iguais. Depois, coloque essa mistura em tampinhas de garrafa e distribua em pontos estratégicos onde as baratas costumam aparecer. O bicarbonato provoca uma reação química no estômago da barata.

Essa é uma das receitas caseiras mais eficazes e menos tóxicas para eliminar baratas, mas atenção!

Não deixe as tampinhas ao alcance de crianças e animais de estimação.

Folhas de louro nas gavetas e armários

Ponha algumas folhas secas de louro em bolsinhas e coloque-as dentro de gavetas e armários.

O cheiro das folhas de louro espanta as baratas! Troque-as a cada 2 semanas.

Óleo essencial de lavanda

Outra medida muito fácil e eficaz é adicionar 20 gotas de óleo essencial de lavanda a 500 ml de água e borrifar na soleira das portas e também nas janelas, de manhã e à noite.

A lavanda tem um perfume delicioso e vai deixar a sua casa cheirosa, mas, principalmente, irá funcionar como um repelente natural, porque as baratas não gostam do cheiro de lavanda.

Óleo essencial de alecrim

Você também pode pingar 2 gotinhas de óleo essencial de alecrim em chumaços de algodão e espalhar pelos cantos da casa.

Reaplique a cada 2 dias para espantar as baratas.

Solução de cravo e álcool

Baratas não gostam do cheiro do cravo então use dentes de cravo-da-índia nas gavetas e armários. Pode fazer sachês ou preparar uma solução com cravo e álcool para limpar a casa, principalmente cantos de portas, paredes, armários, onde as baratas aparecerem. A solução também serve para afastar as traças.

Faça a solução usando os seguintes ingredientes: cravo-da-índia, água e álcool.

  • Ferva por 5 minutos 1 xícara de água com 20 cravos-da-índia.
  • Desligue, retire os cravos e acrescente 1 xícara de álcool.
  • Coloque o líquido em um borrifador.
  • Borrife nos locais onde houver barata.

Como acabar com barata no ralo

Ralos são uma espécie de playground de barata. O cheiro, o resto de matéria orgânica, os esconderijos, tudo ali é ideal para elas tanto é que é dali que muitas delas aparecem, inclusive quando a gente está no banho.

Cruzes! Nem Hitchcock nos assustou tanto com a psicose da barata.

Infelizmente para eliminar as baratas do ralo, o trabalho vai ser meio árduo. É preciso limpar os ralos, eliminar todo resto de matéria orgânica e de maneira recorrente pois cabelo, sebo, saliva tudo vai se acumulando ali.

Ralos limpos deixam de ser playground de barata. Depois de limpos, higienizar com bicarbonato, vinagre e  umas gotas de óleo essencial de lavanda pronto.

Melhor que isso só usando uma tela de proteção sobre o ralo.

Solução de pimenta, alho e cebola

Faça uma solução colocando em um litro de água, uma colher de sopa de pimenta em pó, um dente de alho amassado e uma cebola cortada fininho. Deixe a solução repousar da noite para o dia. Adicione uma colher de sopa de sabão líquido à mistura e aplique nas frestas e nos locais  frequentados pelas baratas. O cheiro da solução vai afastar as baratas enquanto o sabão pode ajudar a matá-las se entrarem em contato.

Como eliminar barata com vinagre

Use em partes iguais

  • vinagre (branco ou de maçã) com
  • água ou
  • detergente líquido ou
  • álcool

Use a mistura para a limpeza da casa, principalmente da cozinha. O cheiro do vinagre e do detergente desagrada as baratas, farão com que elas se afastem e não voltem.

Como eliminar barata de eletrodoméstico

Como elas entram em tudo quanto é brecha, podem invadir micro-ondas, liquidificadores, batedeiras, etc.

Para eliminá-las é preciso encontrá-las.

  • Retire o eletrodoméstico da tomada.
  • Retire suas partes removíveis para limpar o aparelho
  • Verifique no eletrodoméstico por onde elas podem ter entrado e vede a entrada delas
  • Limpe o eletrodoméstico, retire restos de comida e higienize com vinagre, bicarbonato ou detergente. 
  • Não coloque veneno em eletrodomésticos usados na cozinha
  • Deixe a armadilha do bicarbonato com açúcar no eletrodoméstico ou perto dele.

Como achar ninho de barata

Não vai ser muito fácil pois elas fazem seus ninhos em locais escuros e de difícil acesso, em frestas de muros, pisos, portas, janelas e paredes.

Mas pense no local ideal para elas: úmido, escuro e com alimento. Provavelmente a cozinha é um ótimo lugar para as baratas viverem, por trás das frestas dos armários, atrás da geladeira, em frestas perto do fogão.

Banheiros também podem ser bons lugares pois ha2 sempre umidades e matéria orgânica à disposição.

Inspecione os lugares possíveis com uma lanterna. Baratas também soltam um cheiro característico deixando pistas de onde possam estar, além de restos de suas asas e patas.

Se desconfiar do local e se for possível, arraste móveis ou abra frestas, limpe o local, pulverize uma das soluções naturais de água e sabão descritas abaixo, e vede o local.

Quanto mais bagunça na casa, melhor para elas pois poderão espalhar ninhos por toda a casa: dentro de móveis, armários, pilhas de objetos e de velharias.

Por isso, arrumar, limpar e vedar frestas é fundamental.

Como matar barata com detergente ou sabão

Se achar um ninho de barata, experimente borrifar água e detergente no ninho ou água e sabão. Basta misturar esses dois ingredientes e usar como inseticida.

É possível que o sabão obstrua os poros da barata, fazendo com que elas morram sufocadas. Por ser de fácil aplicação, uso seguro e de longo alcance esta solução é boa para alcançar os ninhos.

Prevenção é fundamental

Além dessas dicas, é preciso seguir algumas outras bem simples para manter as baratas longe de casa.

Evite umidade

As baratas gostam muito de ambientes úmidos, quentes e escuros. Evite a umidade em sua casa seguindo algumas dicas.

Veja:

Vede frestas e brechas

Durante o dia elas ficam escondidas em refúgios como frestas de janelas, portas, muros, ralos, buraquinhos no piso ou na parede, perto da máquina de lavar. Onde tiver brecha ela entra.

Vede os buraquinhos em azulejos e pisos, perto de canos, etc., coloque uma tela protetora embaixo dos ralos nas áreas externas, limpando sempre para evitar entupimento.

Nas áreas internas, mantenha o cesto de lixo e os ralos fechados.

Evite restos de comida

Nunca deixe restos de comida pela casa e mantenha os mantimentos sempre bem fechados.

Desapegue das tralhas

Mantenha a casa sempre limpa e arrumada. Elimine tralhas velhas. Doe a quem precisa, venda, desapegue. Só mesmo as baratas gostam de objetos velhos que não servem mais.

Use telas de proteção nos ralos e nas janelas

Telas nas janelas podem não ser o melhor objeto de decoração da casa, mas elas evitam a entrada de pernilongos e de baratas voadoras. Fazer barreiras físicas para esses animais é a melhor forma de impedir a entrada deles.

O mesmo para o ralo. Use telas em ralos externos e internos.

Por que veneno não?

Veneno para barata pode até matar mas os malefícios superam os benefícios porque podem intoxicar crianças, animais de estimação e nossos alimentos. A barata pode passear pelo veneno e depois no alimento.

Com o tempo, as baratas ainda criam resistência aos venenos, eles atordoam mas não matam, se quer afastam.

Ademais os resíduos deixados pelo veneno pode ir parar no meio ambiente se for levado pela água que você limpou a casa, por exemplo.

Na limpeza da cozinha por exemplo é muito importante usar remédios naturais.

Com baratas urbanas, um dos seres mais resistentes do planeta, é melhor é prevenir do que remediar. Com todo o respeito a elas, ocorre que as baratas são nojentas até de matar então, para evitar mortes, evite que sua casa seja atrativa para elas.

Talvez te interesse ler também:

Bichos aparecendo, invadindo casa: o que isto pode significar?

As incríveis baratas-d’água gigantes super predadoras: comem de tudo, até serpentes

Como afastar escorpiões com remédios naturais e soluções eficazes

8 remédios naturais para espantar e eliminar as moscas de casa

Como acabar com as formigas em casa e no jardim

Fonte foto: shutterstock



Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...