Folhas de louro possuem propriedades mágicas e benéficas para o corpo


As folhas do loureiro, tempero que dá aquele gosto especial no feijão, são ricas em propriedades medicinais. Para aproveitar seus benefícios, podem ser consumidas de várias formas: na culinária, em forma de chá, como óleo essencial e hidrolato.

A espécie de louro (Laurus nobilis), natural do Mediterrâneo mas que se adapta bem à diversas regiões do Brasil, é usada no mundo gastronômico pois suas folhas são aromáticas e por ser um tempero que combina com diversos pratos, como grãos, carnes, molhos e sopas.

O louro pode ser utilizado no cozimento de grãos (por exemplo, feijão, grão-de-bico e lentilha causam complicações na hora da digestão) para auxiliar na eliminação de gases, melhorando na sua digestibilidade.

Além de ser tão saboroso, a ação medicinal do louro é impressionante. As folhas são ricas em potássio, magnésio e vitaminas. Basta misturar uma colher de folhas de louro em água fervente e fazer o chá. Seus princípios ativos têm efeitos diuréticos, antifúngicos, anti-reumáticos, anti-inflamatório, calmantes, digestivos e expectorantes.

Na aromaterapia, o louro pode ser usado de duas formas: como óleo essencial e hidrolato. A aromaterapeuta, Carla Scarpeli Vescovi, explica como é o processo:

“Traduzindo de forma simples, o hidrolato é o resultado da destilação por arraste de vapor: depois da fervura da água da caldeira, o vapor passa por um destilador e ‘arrasta’ o óleo essencial. Em seguida passa por um condensador, é resfriado e vira água de novo, só que agora, rica em propriedades medicinais. O óleo essencial é colocado em difusores e podem ser aplicados na pele (como loção, hidratante ou óleo vegetal)”

Segundo a especialista, o óleo essencial oferece muitas ações benéficas e medicinais para o corpo, atuando no sistema respiratório, nos problemas de pele, infecções virais e até hipertensão.

Para obter os benefícios da planta o ideal é consumir a folha como tempero aromático. No caso do óleo, é necessário altas concentrações e quantidades das folhas.

Botânica e curiosidades

O ‘loureiro’, originário da Ásia Menor, é uma árvore que pode chegar até 15 metros de altura.

É conhecido popularmente como loureiro, louro, sempre-verde e sua madeira é considerada nobre, usada na produção de móveis e embarcações.

Sua floração acontece entre abril e julho e seus frutos amadurecem de julho a setembro. Fruto não comestível.

Erva aromática que está ligada à vitórias, conquistas, sucesso e prosperidade.

Seu nome em latim, laurus, significa “vitória”, e nobilis “nobre”.

Como tornou-se símbolo de glória, este costume deu origem ao termo “laureado”.

O louro também é símbolo de eternidade por suas folhas estarem sempre verdes e presas ao ramo, como é contado no mito grego de Dafne e Apolo.

Dafne em grego (Δάφνη) quer dizer ‘loureiro’.

Conheça mais sobre usos e propriedades mágicas do louro:

https://youtu.be/fXp_tv1pwaI

Talvez te interesse também:

Infusão de Sálvia, Louro, Canela e Limão – uma Receita Boa para Desintoxicar e Emagrecer 

Folha De Louro → 21 USOS ALTERNATIVOS que vão te surpreender! 

Aromaterapia: principais óleos e utilizações 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...