Em forma: as 11 tarefas domésticas que mais queimam calorias


Correr, nadar e pedalar não são as únicas maneiras de perder o peso acumulado durante o ano ou durante as férias. Na verdade, uma ótima ginástica, além de gratuita, é limpar casa, exercício que por incrível que pareça, usa quase todos os músculos do nosso corpo.

Descer as escadas várias vezes ao dia para recolher objetos ou roupas espalhadas, limpar o chão ou até mesmo passar roupas, são atividades que, se feitas corretamente, podem deixar firmes coxas, braços e queimar calorias.

Considerando que cada pessoa tem um metabolismo diferente, vejamos as 11 tarefas domésticas mais propensas a nos fazer perder peso, de acordo com alguns parâmetros fornecidos pela Lance Armstrong Foundation.

Empilhar madeira e ou envernizá-la (435 calorias)

Para aqueles que vivem no campo ou têm um pequeno jardim, saibam que uma hora de cada uma dessas atividades, ajuda a queimar um jantar completo, obviamente, não muito calórico. Então, o que você está esperando para repintar ou envernizar um portão, arrumar o quintal empilhando madeiras ou se desfazendo de entulhos?

Capinar ou plantar (400 calorias)

Em apenas uma hora dedicada a qualquer uma dessas atividades, você pode queimar o equivalente a um hambúrguer ou a um sorvete, em número de calorias. A mesma coisa se aplica à pintura de interiores, polir pisos ou restaurar móveis.

Cortar a grama (395 calorias)

Além de ser saudável como atividades ao ar livre, cortar a grama com um cortador manual irá queimar em uma hora, um almoço completo. Se você preferir um cortador elétrico, então, neste caso, você irá queimar menos, 296 calorias em uma hora.

Rastelar Folhas (263-283 calorias)

Enquanto rastelar as folhas caídas no jardim, lembre-se que você está queimando as muitas calorias que ingeriu, permitindo-se depois do trabalho um lanchinho bem gostoso e saudável.

Cozinhar (168-348 calorias)

Dependendo da quantidade de esforço que você fizer, cozinhar biscoitos, massas caseiras como pizza e nhoque, por exemplo, não é apenas uma atividade gratificante mas que ainda ajuda a eliminar calorias extras. Na verdade, apenas uma hora passada na frente de um fogão para cozinhar uma refeição, equivale a queimar cerca de 170-350 calorias.

Lavar os azulejos do banheiro (260 calorias)

Embora provavelmente, cair no trabalho doméstico seja a coisa que você menos goste de fazer, dar uma limpada completa e vigorosa no banheiro, pode fazer com que você queime cerca de 260 calorias mais ou menos, em uma única hora.

Varrer, aspirar e lavar pisos (220-250 calorias)

Uma boa limpada no chão, varrendo ou aspirando o pó e passando o pano pode fazer com que você sinta aquela fome depois da limpeza. Mas vale a pena sentir-se bem com a casa limpa e tendo queimado umas calorias a mais não é mesmo?

Limpar as janelas (197 calorias)

Limpar ou lavar as janelas, com a intenção de deixá-las realmente brilhantes, embora seja uma das tarefas mais chatas de se fazer em casa, poderá fazer com que a gente se permita uma exceção à regra, e possamos comer uma coisinha a mais do que o nosso habitual.

Tarefas básicas (164 calorias)

Algumas tarefas básicas tais como tirar o pó, lavar a louça, tirar o lixo, alimentar os animais de estimação ou trocar lençois, queima poucas calorias, é verdade. Mas as calorias queimadas podem triplicar se você tiver que fazer escadas para levar o lixo para fora, por exemplo. Aliás, se você mora em apartamento, não se esqueça de usar as escadas de vez em quando (ou sempre!).

Lavar roupa

Se a sua casa tem escadas e você tem que fazer várias viagens para pegar e estender as roupas, ir para cima e para baixo irá fortalecer os músculos das pernas deixando bumbum e coxas durinhas. E depois das roupas enxutas, lembre-se de ficar em pé para dobrá-las!

Passar roupas (151 calorias)

Passar roupas talvez seja mesmo uma perda de tempo e um desperdício de energia elétrica, mas sabemos que às vezes precisamos passar alguma peça como as camisas sociais, um vestido mais arrumado etc. Bem, passar roupa permite queimar 151 calorias por hora. Uma dica: a noite após o jantar, se você tiver o costume de assistir TV deitado confortavelmente no sofá, que tal aproveitar esse tempo para passar roupas?

E que isso não pareça ser a dura vida de doméstica. Às vezes, dedicar nosso tempo à nossa casa, às nossas coisas e até mesmo à nos mesmos, nos faz muito bem. As atividades domésticas deixam nossas mentes livres e as tarefas podem até nos ajudar a relaxar.

E sendo assim, um último benefício: economizar com a faxineira para aqueles que simplesmente odeiam limpar casa. Que tal?

Talvez te interesse ler também

Limpeza de Começo de Ano (arrumando a casa, a mente e o espírito)

Limpeza energética: o que é, benefícios, como fazer e mais!

Homens que fazem limpeza doméstica são mais felizes e relaxados




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...