Os alimentos saudáveis são os menos calóricos? Compare através destas imagens


Nem sempre os alimentos mais saudáveis ​​são os menos calóricos. Para provar isso, uma blogueira britânica comparou vários alimentos e bebidas em uma série de imagens.

Lucy Mountain usou a conhecida rede social para chamar a atenção dos seus seguidores sobre um conceito muito simples: os alimentos considerados “saudáveis” em alguns casos podem ter mais calorias do que suas variantes, às vezes não são recomendadas para aqueles que seguem uma alimentação equilibrada ou fazem dieta para perder peso.

A jovem que possui dois sites, o The Fashion Fitness Foodie e o theFFFeed, decidiu mostrar as calorias de alguns alimentos e bebidas, desafiando as crenças comuns sobre o que se deve ou o que não se deve comer.

Aqui estão algumas das imagens que ele publicou em seu perfil Instagram:

lucy mountain

Batatinha frita com sal e vinagre e chips de vegetais

alimentos saudáveis menos calorias

Amêndoas e balas

alimentos saudáveis menos calorias

Chocolate ao leite e chocolate amargo

alimentos saudáveis menos calorias

Morangos frescos e morangos secos

alimentos saudáveis menos calorias

Torrada com pouca manteiga de amendoim e torrada com muita manteiga de amendoim

alimentos saudáveis menos calorias

Picolés

alimentos saudáveis menos calorias

Água normal e água aromatizada

alimentos saudáveis menos calorias

White Americano e Flat White

(o primeiro é um café expresso forte com leite, enquanto o segundo é um café duplo com um creme de leite muito líquido)

alimentos saudáveis menos calorias

Lucy demonstra que, embora os alimentos saudáveis tenham mais micronutrientes, nem sempre eles têm menos calorias. Ela diz que não se trata de evitar alguns alimentos, mas simplesmente de moderar o consumo de alguns deles mesmo sendo saudáveis. A este respeito, ela diz:

“A moderação é a chave e é diferente dependendo da pessoa e do estilo de vida”

Ela também fala da importância de ler os rótulos dos alimentos e não cair na publicidade e nas embalagens que promovem a venda dos produtos com anúncios do tipo “baixo teor de açúcar” ou “baixo teor de gordura” porque isso não significa necessariamente que eles sejam alimentos menos calóricos.

Contudo de interessante que seja a sua ideia, a blogueira faz um discurso que gira apenas em torno das calorias, um discurso seguramente muito restrito.

Não dá para comparar amêndoas com balas. Como sabemos, as amêndoas são ricas em nutrientes úteis para o nosso corpo, enquanto as balas são ricas em açúcares, corantes, substâncias químicas e nada mais. Elas aumentam o índice glicêmico e não dão nada de nutritivo ao corpo exceto as calorias.

O perigo é pensar que com as mesmas calorias, é preferível comer balas porque são mais gostosas (para alguns, é claro).

Definitivamente a conversa deveria ir além das calorias.

O mesmo para o chocolate, o mais escuro é mais calórico? O que isso importa se considerarmos todos os benefícios e as propriedades, cientificamente comprovadas, que o chocolate amargo – e só ele – tem?

Muito além das calorias, devemos pensar sobre os valores nutricionais dos alimentos. E se a tua questão for emagrecer cortando calorias, procure um nutricionista para que você possa emagrecer com saúde.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...