Limpeza de Começo de Ano (arrume a casa, a mente e o espírito)


Se você não conseguiu fazer o ritual de limpeza de fim de ano, saiba que ainda dá tempo, pois o começo de ano também é época de balanço, de pesar os prós e os contras, de jogar fora o que não serve mais e de se abrir para o novo, que traz boas energias e boas mudanças em nossas vidas. A este propósito, nada melhor do que fazer uma limpeza pesada na casa, uma faxina que nos ajude a nos limpar também por dentro, livrando nossas mentes de dogmas ultrapassados e abrindo espaço para que coisas boas aconteçam no ano que está apenas começando.

Que tal fazer uma limpeza de começo de ano, não somente para arrumar a casa, mas também a nossa mente e o nosso espírito?

Livre-se dos entulhos mentais

Com o tempo, começamos a enxergar a vida com mais lucidez e menos ilusão, vamos nos limpando das crenças limitantes e ultrapassadas que estavam entulhadas em nossa mentes. Muitos destes “entulhos mentais” acabam se materializando nas dezenas de objetos que insistimos em guardar, seja por “lembrança”, seja por uma utilidade que nunca se realiza. Tais objetos vão envelhecendo e bloqueando a entrada do novo. Limpá-los, seja retirando-os da casa, seja dando-lhes finalmente uma utilidade real, contribui para uma limpeza da casa que acaba repercutindo em nossa limpeza interna.

Momentos de solitude e de silêncio nos ajudam nessa limpeza interna, permitindo que a Luz ocupe o lugar da escuridão e, um bom exercício de silêncio e de solidão pode ser conseguido através da faxina ou dos cuidados com a casa. Ao fazer uma limpeza física da casa, acabamos por realizar também uma limpeza mental e espiritual, projetando para fora tudo aquilo que ofusca nosso brilho e nossas energias positivas.

Começar o ano com nossa casa interna e externa em ordem, contribui para mais harmonia e positividade em nossa vida!

Veja algumas dicas para limpar a casa e deixar que boas energias entrem em sua vida. Pequenas atitudes fazem grande diferença!

Faxina

Faxina significa limpeza profunda: remover poeira acumulada debaixo e atrás dos móveis, retirar cortinas, lavar almofadas, limpar os vidros. Resplandecer! Uma faxina permite encontrar coisas velhas e não usadas que podem ter uma destinação melhor que o acúmulo de sujeira.

Descarte ou doe coisas que não usa mais

Cosméticos, móveis, eletrônicos, roupas, mantimentos, livros, brinquedos, panelas e outros. O que estiver parado em seu lar, doe para quem precisa ou para uma cooperativa de recicláveis.

Comece o ano com as roupas lavadas

Iniciar o ano com tudo limpo e desentulhado pode trazer um bom começo para os próximos meses. Quando a sujeira se acumula, acaba ano e vem ano e nossa vida não anda. Sujeira que carregamos em nós, em nosso mundo interno e a que deixamos acumular no ambiente no qual vivemos, atrapalham o fluxo da boa energia em nós.

Desfaça-se do lixo de fora pra dentro

Lixo acumulado em nossa mente e casa alimenta a entropia em nossa vida, por isso faça uma limpeza interna e externa se desfazendo do lixo dentro e fora de si. O lixo externo, formado pelo acúmulo de coisas que representam pessoas, memórias, etc, só alimenta o nosso lixo interno. Pense nisso!

Harmonize o ambiente

Para começar o ano mais inspirado, depois de organizar e limpar tudo, a sugestão é harmonizar e purificar o ambiente com a aromaterapia, usando óleos essenciais, incensos ou plantas aromáticas para perfumar a casa, e ouvir uma boa música para relaxar mente, corpo e espírito, em paz e harmonia! Feliz Ano Novo!

Talvez te interesse ler também:

O poder mágico da arrumação: como transformar os espaços e a vida

Ano Novo com Dinheiro no Bolso: Dicas para Economizar no Dia a Dia

Flores e Plantas Mágicas Realmente Existem!

Sândalo, um cheiro bom para a alma e a saúde

Como usar Óleos Essenciais para equilibrar os Chakras

Palo Santo: conheça suas propriedades curativas e terapêuticas




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...