O Significado das Cores no Ano Novo para Atrair o que Quiser


Está chegando a fase de se despedir do ano que passou e adentrar o ano novo, buscando realizar o que não foi feito ainda. Por isso, na passagem de ano as pessoas renovam as esperanças, valendo-se de tradições como usar roupas de determinadas cores, Mas, será que isso é pura superstição ou de fato é algo que comprovadamente funciona?

Pensando nessa questão, este conteúdo explica porque as cores influenciam nossa mente, produzem efeitos em nosso estado psíquico e quais são as cores ideais para começar melhor o ano.

Psicologia das Cores – a Ciência Explica

As cores têm sido estudadas pela ciência através da cromoterapia e da psicologia da cor.

A cromoterapia é um tratamento de saúde que utiliza as cores para fins curativos e a psicologia das cores é o estudo das cores e seus efeitos no estado e comportamento humano.

Carl Jung foi um dos pioneiros em investigar as propriedades e significados das cores sobre a psique humana.

Se alguém ainda duvida que cada cor influencia e tem um efeito na percepção dos seres vivos, é só perceber que as cores:

  • influenciam na satisfação de saborear certos alimentos
  • podem causar certas emoções nas pessoas
  • aumentam a eficácia dos placebos (fármaco sem efeito), utilizados em experimentos científicos em humanos. Por exemplo: pílulas vermelhas ou laranja são geralmente usadas como estimulantes
  • são muito empregadas em marketing, propagandas e marcas para alcançar determinados objetivos e público-alvo
  • são usadas como coadjuvantes em terapias curativas

Estudos com a Psicologia das Cores

Para comprovar que as cores de fato têm um efeito sobre o psicológico, seguem alguns estudos científicos voltados a esta questão:

  • Essa revisão de vários estudos revela como a percepção das cores atua no funcionamento psicológico humano, influenciando preferências, emoções e desejos.
  • Como as marcas de produtos podem se valer do emprego das cores para alcançar seus objetivos e atrair os consumidores foi tema desse estudo.
  • Os autores dessa pesquisa demonstraram como os profissionais de marketing podem usar a cor estrategicamente para alterar a personalidade da marca, a intenção de compra e como a cor influencia na simpatia e a familiaridade de uma marca junto ao consumidores
  • Análises feitas por Joe Hallock mostraram as preferências predominantes de cores, de acordo com a faixa etária e gênero.
  • Esses outros estudos das cores revelaram a diferença entre mulheres e homens no que diz respeito à predileção por determinadas cores: mulheres preferem cores suaves e homens, cores vibrantes.

As Cores de Roupas para o Ano Novo e suas Influências

Como visto, as cores afetam o psicológico humano e, por isso, o emprego das cores no vestuário também influencia no estado do indivíduo.

Levando isso em conta, veja quais as cores ideais para usar na passagem de ano, a fim de atrair boas energias para o Ano Novo.

Branco

O branco está associado à paz, pureza, equilíbrio, simplicidade e neutralidade. Não é à toa que a pomba branca é símbolo universal da paz. O branco age na psique acalmando e trazendo sensação de segurança.

Prateado

Prateado é a fusão do branco e cinza e produz um efeito de mais sobriedade. Essa cor está relacionada com o metal prata e está associada à firmeza, nobreza e riqueza. Para começar o ano com mais estabilidade interior, o prateado é uma boa alternativa.

Vermelho

O vermelho é estimulante, por isso, está associado ao desejo sexual, à coragem, à conquista, a maior força e vigor. Roupas vermelhas costumam ser usadas como forma de atração e sedução.

Amarelo

O amarelo, a cor do sol, é revitalizante e energizante. Essa cor tradicionalmente é associada à alegria, entusiasmo e ânimo. Roupas amarelas, podem ser uma boa pedida na virada de ano, para firmar a intenção de viver com mais gratidão, abundância e alto astral.

Dourado

O dourado é uma cor terciária, que origina-se da mistura da tonalidade magenta, amarelo e preto. Está associada ao metal ouro, por isso faz referência à prosperidade, ao poder e à nobreza. Estimula grandes ideais, amplitude de visão e a sabedoria.

Azul claro

O azul claro, cor do céu diurno, transmite serenidade. Usar roupas dessa cor contribui para passar e sentir um estado de maior tranquilidade.

Verde

A cor verde, das matas e florestas, desperta vigor, energia e estimula a vitalidade. A roupa verde é uma boa escolha para começar o ano com mais disposição e sentimento de renovação.

Rosa

A cor rosa ativa a sensibilidade, delicadeza, estimula a gentileza e a afetuosidade. Roupas nessa cor fortalecem o sentimento de amorosidade e receptividade.

Lilás

O lilás deriva da mistura entre o vermelho e o azul, resultando em uma cor suave e delicada. Por essas características, é uma cor muito utilizada em ambientes místicos, de yoga e de meditação.

A cor lilás está associada à intuição e à purificação mental. Por isso, tem relação com despertar da consciência, respeito, dignidade e elevação espiritual. Com todos estes atributos, o lilás é a cor ideal para quem almeja se sentir mais leve e elevado espiritualmente.

Roxo

O roxo estimula a introspecção e a conexão espiritual. Vestimentas nas cores roxas fortalecem o estado voltado à transformação interna e amplitude mental.

Magenta

Magenta é a cor Pantone 2023. É cor da alquimia e da magia, pois é o resultado da mistura de azul com vermelho. Representa prosperidade, nobreza e respeito e traz sensualidade, alegria e positividade ao ambiente. Que tal inovar esse ano com essa cor tão especial?

©KUNAL/Pexels

©KUNAL/Pexels

Sua cor, seu humor

Agora, que você conhece o significado das cores e a relação que elas têm em nossa mente e emoções, qual a cor que irá escolher para começar o Ano Novo? Conta pra gente nos comentários.

Boa passagem de ano!

Veja mais dicas para viver o Ano Novo com mais plenitude:

Fonte: psychologytoday.com

Comece AGORA a Realizar as Promessas para o Ano Novo

Ano Novo com Dinheiro no Bolso: Dicas para Economizar no Dia a Dia

Ano Novo, Vida Nova? Como Manter as Promessas da Virada

Comidas que dão boa sorte para o Ano Novo

Ano-Novo, sem ressaca, confiram as dicas!

O que a Numerologia prevê para o ano de 2023 

Lua Regente 2023




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...