Ano-Novo, sem ressaca, confiram as dicas!

Ano-Novo, sem ressaca, confiram as dicas!

Começar o ano novo de ressaca, vamos combinar, é começar mal! Para evitar de iniciar o ano passando mal, confiram as dicas e orientações que vão te ajudar a comemorar, sem depois se lamentar por causa da ressaca!

Hidratação e Alimentação

Uma boa hidratação e uma boa alimentação promovem o bom metabolismo em nosso organismo. O consumo frequente de bebidas alcoólicas pode acarretar distúrbios para os órgãos de nosso corpo, principalmente, no pâncreas, no fígado, no coração e no estômago.

Para mantermos nossa saúde em dia, o ideal é evitar o consumo frequente ou excessivo de álcool. O consumo de bebidas alcóolicas aumentam no final do ano, devido às festas e comemorações, e, por isso, as pessoas acabam bebendo demais e, até, passando mal, com ressaca e outros distúrbios.

Para evitar que isso aconteça, é importante investir em boa alimentação e hidratação, antes das confraternizações e celebrações da passagem do ano.

Sobre estes aspectos, a nutricionista Fernanda Maluhy deu algumas recomendações para evitar a ressaca à RevistaNews:

Quanto à alimentação, ela recomenda alimentos ricos em carboidratos, mas com baixos índices glicêmicos, no caso: frutas, verduras e legumes.

Estes alimentos ajudam a equilibrar a quantidade de açúcar no sangue e auxiliam na metabolização do álcool, tanto antes, como depois do consumo de bebidas alcoólicas.

Quanto à hidratação, a ingestão de líquidos antes, durante e depois dos brindes da passagem de ano, contribuirão para manter o organismo hidratado. Dessa forma, o organismo metabolizará melhor as bebidas servidas, nas tradicionais confraternizações, de passagem para o novo ano.

No dia seguinte aos festejos é aconselhável o consumo de líquidos, seja na forma de água ou suco de frutas, para manter o corpo hidratado e repôr os sais minerais.

A hidratação do corpo é de vital importância, por isso, é necessário beber pelo menos 2 litros de água, por dia.

Detox

Uma outra dica para o dia seguinte, após a confraternização de final de ano, é consumir alimentos DETOX como: frutas ricas em sais minerais e vitaminas; verduras verde escuras, como a couve e o espinafre.

Esse alimentos detox estimularão o bom funcionamento do intestino, contribuindo para o equilíbrio e desintoxicação do organismo.

Controle, Moderação e Equilíbrio

E o mais importante é alertar que todos estes cuidados perderão a eficácia, se a pessoa beber descontroladamente, abusando do álcool.

O excesso de bebida alcoólica intoxica o organismo, principalmente o fígado, gerando como respostas mal-estar e ressaca.

A longo prazo, o consumo frequente e exagerado de álcool pode acarretar doenças como: pancreatite, hepatite, gastrite, excesso de colesterol, pressão alta, problemas cardíacos, diabetes, cirrose, entre outras.

Carvão vegetal trata e previne ressaca

O carvão vegetal ativado é um medicamento natural, muito eficaz para desintoxicar nosso organismo. Este remédio é encontrado na farmácia, na forma de cápsulas, comprimidos, tabletes ou em pó.

Este produto natural deriva da queima de determinados tipos de madeira, por meio do controle de temperatura e de oxigênio.

Para quem abusou de bebidas alcoólicas, e ficou com ressaca, tomar carvão vegetal diminui o mal-estar e desintoxica o organismo da ação do excesso de álcool.

O carvão vegetal, tanto antes, como depois, de beber, diminui a metabolização do álcool pelo nosso organismo, fazendo a absorção dele e neutralizando os seus efeitos.

Efeitos colaterais

Mas o carvão vegetal pode causar alguns efeitos colaterais, dependendo do organismo da pessoa. Alguns deles são:

Vômitos

Fezes negras

Prisão de ventre

Diarreia

Desidratação

Ocorrendo alguns dessas reações, é recomendável beber bastante água, para diminuir estes efeitos.

O carvão absorve, não só as toxidades, como também, as substâncias provenientes dos líquidos e alimentos que ingerimos. Dessa forma, deve-se fazer uso desse medicamento natural, 2 horas antes ou depois, da ingestão de líquidos, alimentos ou outros medicamentos, que não sejam contraindicados o uso, concomitante, com o carvão vegetal.

Quem faz uso de outro medicamento, é recomendável consultar um médico, para avaliar a interação medicamentosa e se existe contraindicação.

Mesmo que a pessoa tenha o aval do médico para utilizar o carvão vegetal, fazendo uso de outra medicação, é importante recordar do espaço de tempo, entre um e outro.

Reforçando

Ingerir o carvão vegetal, duas horas antes ou depois, do horário da outra medicação, pois, o carvão vegetal tira o efeito do remédio.

Contraindicações do carvão vegetal ativado

Este produto é contraindicado em pessoas com úlceras e problemas gastrointestinais graves.

Como utilizar o carvão vegetal

Para cada copo de água (250 ml) deve se utilizar 1 colher (chá) de carvão vegetal.

Pode-se tomar de dois à quatro copos por dia.

Antes de fazer uso do carvão vegetal, é recomendável consultar um especialista em saúde, para que ele prescreva, de acordo com o caso e a necessidade, a forma de administração deste medicamento.

Sintomas da Ressaca

Avalie bem o que é uma ressaca, antes de fazer uso abusivo de bebida alcoólica. Todo mundo que tem ressaca diz que nunca mais vai beber. Melhor seria lembrar disso, antes de exagerar nas doses:

Os sintomas da ressaca são:

dor de cabeça;

enjoo;

tontura;

fraqueza

e muita sede e mal-estar.

As Causas da ressaca

O organismo despende glicose para a metabolização do álcool.

Glicose é açúcar e açúcar é energia, por isso, a sensação de fraqueza.

Resultado: o corpo fica enfraquecido e sem energia.

Efeitos do álcool

O excesso de álcool afeta o sistema nervoso central, desencadeando sono e irritação.

Altera a química do cérebro, provocando dor de cabeça.

Irrita as mucosas do estômago e intestino, desencadeando náuseas, vômito e diarreia.

Desativa a ação do hormônio antidiurético de nosso organismo, produzindo sede e boca seca.

O que agrava o efeito do álcool

Se a pessoa não se alimenta direito e, ainda por cima consome bebidas alcoólica, em excesso ou com frequência, a situação fica ainda pior, pois, uma pessoa bem nutrida, tem mais resistência contra a ação e os efeitos do álcool.

Em pessoas que não se alimentam direito, o álcool é absorvido mais rápido na corrente sanguínea, chegando mais depressa ao cérebro, provocando muito desconforto e mal-estar.

Vamos brindar no Ano-Novo, sem nos maltratar

Vale salientar que, hoje em dia, no mercado de bebidas, existem champanhes, vinhos, licores e cervejas que não contêm álcool e são uma alternativa bem saudável e equilibrada para comemorar o Ano-Novo, pois, mesmo se exceder nos drinks e nos tin-tins, não há perigo de se embriagar, e depois ficar de ressaca.

Seja como for, o importante é respeitar o corpo, pois, quando o maltratamos, ele reage como autodefesa, nos maltratando, para que paremos de fazer mal à ele.

Comecemos o ano com alegria e não com ressaca!

Um Ano Novo com muita sobriedade para todos!

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *