Primeiro a pandemia, agora calor recorde fecha o Reino Unido


Aquela cena ninguém na rua se vê de novo na Europa com calor recorde. Reino Unido declara estado de emergência por causa das altas temperaturas. A previsão de chegar aos 40°C fechou os países britânicos.

Ninguém encara o sol britânico que dessa vez causou um verdadeiro lockdown substitutivo à pandemia.

Smartworking, filhos em casa, hospitais cancelando os procedimentos não urgentes, viagens de trem que não são “estritamente necessárias” são desencorajadas e as empresas se reservam no direito de cancelar viagens mesmo no último minuto.

Empresas que operam no setor de transportes já avisaram que podem ocorrer atrasos e cancelamentos estes dias. Há temores de incêndios por superaquecimento de máquinas e estruturas. A indicação é reduzir a velocidade.

Novo lockdown

A onda de calor sem precedentes está prevista para os próximos 3 dias no Reino Unido. Os termômetros nunca chegaram a esse limite naquelas terras verdes e frias.

De fato, este é o problema. A maioria das casas e edifícios britânicos foi projetada para conter o calor em vez de dispersá-lo. Ar-condicionado nunca foi prioridade e muitos lugares públicos como lojas, escritórios, hospitais, creches e transportes públicos simplesmente não dispõem do aparelho.

A situação lembra os meses mais difíceis da pandemia, como reportam alguns sites. Assim, cenas de incentivo ao trabalho em casa, a não recomendação de viagens, de uso do transporte público, etc, estão se repetindo.

Calor mata

Mas o aspecto mais preocupante disso é a repercussão do calor para a saúde. O calor aumenta a dilatação dos  vasos sanguíneos, diminui a pressão arterial e faz com que o coração se esforce mais para levar sangue para todo o corpo.

Além disso, o suor faz com que o corpo perca líquidos e sais minerais essenciais para o seu equilíbrio bioquímico.  A situação é preocupante e perigosa para todos, mas especialmente para idosos e pessoas de saúde fragilizada.

Crise climática ou mudança natural da Terra?

Muita gente coloca a culpa na crise climática, no excesso de CO2 e outros gases de efeito estufa que, emitidos pelo homem, causaram essa bolha de calor, um verdadeiro forninho terrestre.

Mas há quem diga que a Terra está mudando, naturalmente, independentemente da ação humana. Os dias estão ficando mais longos porque a lua está se afastando do nosso planeta, o qual está normalmente desacelerando sua rotação….

Enfim, seja qual for a causa, o fato é que a previsão é que dias sempre mais quentes virão.

Salve-se quem puder.

Talvez te interesse ler também:

Plantando 40.000 árvores por dia, este drone combate o desmatamento e reduz CO2

Jovens pedem à ONU que crise climática seja tratada com a mesma emergência Covid

Aquecimento global e pobreza: crise climática será duas vezes pior que crise Covid

Perto do fim: o mundo não compreende a real ameaça da crise climática

Crise climática em fotos e vídeos: pessoas despedaçadas e lugares devastados

Recorde de calor na Sibéria: crise climática é tão urgente quanto coronavírus




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...