Plantando 40.000 árvores por dia, este drone combate o desmatamento e reduz CO2


Que tal plantar 40.000 árvores por dia, combater o desmatamento e ainda reciclar resíduos vegetais para reduzir a emissão de CO2 na atmosfera? Pois é isso o que este drone faz.

O drone que sobrevoa terras desmatadas, lançando bombas de sementes sobre elas foi desenvolvido pela A AirSeed Technologies, uma startup australiana.

Graças a esta técnica, 2 sementes por segundo podem ser plantadas, o que significa uma velocidade 25 vezes mais rápida do que os métodos comuns. Ou seja, se com o método tradicional, podem ser plantadas 800 árvores por dia, com esses drones é possível semear até 40.000 delas.

Ademais, a tecnologia permite através do controle remoto do drone, alcançar terras de difícil acesso para reflorestar.

Como funciona

O processo começa com a coleta de resíduos vegetais em decomposição, que emitem CO2 prejudicial ao meio ambiente.

Os resíduos são reciclados e transformados em uma capa que envolve as sementes que serão plantadas, assim, o excesso de CO2 é transformado em um recurso para o cultivo. O método supõe um aumento de até 80% na taxa de germinação das sementes.

Segundo as Nações Unidas, a Terra perde anualmente 70.000 quilômetros quadrados de floresta, o equivalente a uma área do tamanho de Portugal, e 1,3 milhões de quilômetros quadrados de árvores foram derrubadas desde 1990, num total de 15 mil milhões de árvores por ano.

Tamanha perda se traduz em 1,49 milhão de toneladas de CO2 emitidas. A AirSeed tem a ambiciosa meta de plantar 100 milhões de árvores com seus drones até 2024.

Veja mais no vídeo a seguir:

Talvez te interesse ler também:

É possível evitar enchentes criando cidades-esponjas? 

Peixe testa positivo para 17 contaminantes farmacêuticos

O que acontece se você jogar bituca de cigarro no vaso sanitário

Transformar água do mar em potável com o apertar de um botão

Próxima pandemia: antibióticos na água causarão 10 milhões de mortes por ano

Aquecimento “extraordinário” nas regiões polares: 40°C acima do normal

 

Fonte e foto: Ohga! 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...