Crise climática em fotos e vídeos: pessoas despedaçadas e lugares devastados


Parece que o mundo anda de pernas pro ar. E está mesmo: as mudanças climáticas dão seus sinais e ainda há gente que segue negando que elas existem.

Quem poderia imaginar enchentes provocadas pela chuva na Alemanha e na China em pleno verão, ondas de calor fatais no Canadá e nos Estados Unidos? Será que todo ano teremos desastres vitimando pessoas e causando prejuízos estruturais e para o meio ambiente?

O aquecimento global antropogênico é uma realidade que mostra como a participação humana tem afetado a mudança do clima no planeta Terra. A cada ano, os desastres climáticos se ampliam e tornam-se mais letais, devido a ondas de calor e tempestades que afetam milhares de vidas e causam enormes prejuízos na infraestrutura dos locais por onde passam.

A ameaça climática não é um fenômeno que vai afetar a vida de gerações futuras (como se isso fosse menos importante para não nos importarmos com ela): ela está acontecendo agora e já afeta o mundo todo.

Canadá e Estados Unidos

Em 2021, estamos assistindo a várias catástrofes ambientais. No Canadá e nos Estados Unidos, uma onda letal de calor matou milhares de pessoas. No estado americano da Califórnia, secas e queimadas afetaram até mesmo o clima de Nova York.

China e Japão

Os subúrbios de Tóquio foram inundados com as chuvas mais fortes desde que o país deu início a medições pluviométricas, causando a morte de 250 pessoas e deixando milhares de desaparecidos.

Na China, segundo o jornal The Guardian, o número oficial de mortes por causa das enchentes subiu para 33.  Uma tempestade inundou as ruas e o metrô da cidade de Zhengzhou, danificou represas e reservatórios, desabou estradas e cortou a energia de pelo menos um hospital. As autoridades informaram que 200.000 pessoas foram deslocadas pelas enchentes, que já afetaram mais de 3 milhões de pessoas.

Europa

Na Alemanha e na Bélgica, a situação também é desesperadora, já que por causa das fortes chuvas rios transbordaram levando tudo o que havia pelo caminho. Na Alemanha, já são 200 mortes confirmadas e milhares de pessoas desaparecidas. O governo calcula que serão necessários 3 bilhões de euros para reparar as perdas. 

Brasil

No Brasil, a situação dos reservatórios de água é dramática: eles nunca estiveram tão baixos nesta época do ano, o que pode levar o país a um apagão energético e a uma crise hídrica. Na Amazônia Legal, as queimadas destroem a floresta devido ao aumento do desmatamento.

O @guardian no Instagram fez um carrossel de 10 fotos mostrando a extrema crise climática atravessando o mundo, em 10 fotos:

Los Angeles, Califórnia/@guardian

Los Angeles, Califórnia/@guardian

Moscou, Rússia/@guardian

Moscou, Rússia/@guardian

Atenas, Grécia/@guardian

Atenas, Grécia/@guardian

Fonte fotos @guardian/Instagram

Clique AQUI para ver mais

Nos vídeos abaixo do canal Climate Change vemos como os desastres climáticos deixam pessoas despedaçadas e lugares devastados.

Vamos nos habituar a essas cenas todos os anos ou vamos exigir um plano de ações dos governos para que uma nova forma de existência seja posta em prática com a máxima urgência?

Talvez te interesse ler também:

Gente morrendo de frio, gente morrendo de calor: dias de anomalia na Terra

Fit for 55: Europa quer reduzir emissões de CO2 em pelo menos 55% até 2030

O que vai acontecer se a Terra esquentar +1.5, +2 ou +3°C?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...