Fit for 55: Europa quer reduzir emissões de CO2 em pelo menos 55% até 2030

Fit for 55: Europa quer reduzir emissões de CO2 em pelo menos 55% até 2030

A Comissão Europeia apresentou, nessa quarta-feira, um pacote de propostas legislativas para criar um acordo verde entre os seus membros.

O plano, batizado de “Fit for 55”, tem como meta principal fazer com que os países europeus reduzam as emissões de CO2 em pelo menos 55% até 2030. Entretanto, alguns setores já mostraram o seu descontentamento, como o da navegação e aviação.

Um dos pontos forte do Fit for 55 trata-se do Sistema de Comércio de Emissões da União Europeia (UE), que é o maior mercado de carbono do mundo. O objetivo é atualizá-lo para aumentar a sua eficiência concedendo licenças de emissão gratuitas para alguma atividades. Em entrevista à Eueronews, Sam van den Plas, do Carbon Market Watch, um grupo de campanha ambiental especializado em políticas de precificação de carbono, avaliou que:

“Os poluidores deveriam pagar pelas emissões de gases de efeito estufa, o que atualmente não é o caso. Mais de 90% de todas as emissões provenientes de setores como o aço, cimento e produtos químicos são basicamente cobertas por licenças de emissão gratuitas”.

Uma das mudanças propostas pelo novo Sistema de Comércio de Emissões da UE envolve o transporte marítimo, que não está tipificado em nenhum sistema de redução de emissão de carbono, ainda que seja responsável por cerca de 13% de todas as emissões da UE no ramo de transportes.

O plano também endureceu as condições para a aviação em voos entre os países da UE. Essas medidas, que visam a reduzir o uso de combustíveis fósseis até a metade deste século, são uma nova forma de organização para a economia mundial. Nas palavras da presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen:

“A economia europeia baseada em combustíveis fósseis chegou ao fim”.

Que esse pontapé iniciado pela UE se espalhe por todo o mundo e logo!

Talvez te interesse ler também:

Air France voa da França ao Canadá usando óleo de cozinha como combustível

O que vai acontecer se a Terra esquentar +1.5, +2 ou +3°C?

Ecocídio poderá ser julgado pelo Tribunal Penal Internacional. No Brasil, Projeto de Lei já existe

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *