Air France voa da França ao Canadá usando óleo de cozinha como combustível

Air France voa da França ao Canadá usando óleo de cozinha como combustível

De Paris, na França, até Montreal, no Canadá a Air France realizou seu primeiro voo de longa distância (7 horas de voo) usando como combustível o Sustainable Aviation Fuel (SAF), um combustível feito com óleo de cozinha.

Com o uso do combustível alternativo, a companhia economizou 20 toneladas de CO2 à atmosfera.

Por que os aviões poluem tanto?

 

Buscando liderança na descarbonização da aviação, o desafio vem da união entre Air France-KLM, Total, Groupe ADP e Airbus para irem além da legislação francesa que exige que as aeronaves usem pelo menos 1% de SAF até 2022 em todos os voos que partirem da França.

A intenção é chegar em 2% até 2025 e 5% até 2030 para o cumprimento do Acordo Verde Europeu.

O primeiro voo

No dia 18 de maio, o voo 342 da Air France decolou do aeroporto Paris-Charles de Gaulle para Montreal com seus tanques cheios, pela primeira vez, com o combustível de aviação sustentável produzido pela Total.

Como informa o site da própria Air France-KLM, nenhuma modificação é necessária na infraestrutura de armazenamento e distribuição da aeronave, ou dos motores, para fazer a viagem com o combustível sustentável.

Por isso, companhias aéreas do mundo inteiro podem reduzir significativamente suas emissões de CO2, e estarem de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Óleo de cozinha

O biocombustível utilizado no voo da AirFrance foi feito com resíduo de óleo de cozinha usado na biorrefinaria e na fábrica de Oudalle da Total (empresa produtora de combustíveis, gás natural e eletricidade).

O primeiro SAF 100% francês recebeu a certificação ISCC-EU do International Sustainability & Carbon Certification System, uma organização independente para a sustentabilidade.

Mas o voo também contou com outras iniciativas para a redução da pegada ambiental na aviação. Além do combustível sustentável, aeronaves de última geração e eletrificação das operações terrestres são outros fatores que contribuem para a uma aviação mais limpa.

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