Air France voa da França ao Canadá usando óleo de cozinha como combustível


De Paris, na França, até Montreal, no Canadá a Air France realizou seu primeiro voo de longa distância (7 horas de voo) usando como combustível o Sustainable Aviation Fuel (SAF), um combustível feito com óleo de cozinha.

Com o uso do combustível alternativo, a companhia economizou 20 toneladas de CO2 à atmosfera.

Por que os aviões poluem tanto?

 

Buscando liderança na descarbonização da aviação, o desafio vem da união entre Air France-KLM, Total, Groupe ADP e Airbus para irem além da legislação francesa que exige que as aeronaves usem pelo menos 1% de SAF até 2022 em todos os voos que partirem da França.

A intenção é chegar em 2% até 2025 e 5% até 2030 para o cumprimento do Acordo Verde Europeu.

O primeiro voo

No dia 18 de maio, o voo 342 da Air France decolou do aeroporto Paris-Charles de Gaulle para Montreal com seus tanques cheios, pela primeira vez, com o combustível de aviação sustentável produzido pela Total.

Como informa o site da própria Air France-KLM, nenhuma modificação é necessária na infraestrutura de armazenamento e distribuição da aeronave, ou dos motores, para fazer a viagem com o combustível sustentável.

Por isso, companhias aéreas do mundo inteiro podem reduzir significativamente suas emissões de CO2, e estarem de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Óleo de cozinha

O biocombustível utilizado no voo da AirFrance foi feito com resíduo de óleo de cozinha usado na biorrefinaria e na fábrica de Oudalle da Total (empresa produtora de combustíveis, gás natural e eletricidade).

O primeiro SAF 100% francês recebeu a certificação ISCC-EU do International Sustainability & Carbon Certification System, uma organização independente para a sustentabilidade.

Mas o voo também contou com outras iniciativas para a redução da pegada ambiental na aviação. Além do combustível sustentável, aeronaves de última geração e eletrificação das operações terrestres são outros fatores que contribuem para a uma aviação mais limpa.

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Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


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