Aquecimento global e pobreza: crise climática será duas vezes pior que crise Covid


Se você achou que pior do que está não pode ficar, infelizmente talvez você esteja errado. Um estudo recente indica que a crise climática reduzirá as economias duas vezes mais que a Covid-19.

Se não contivermos as emissões causadoras dos gases de efeito estufa, as economias dos países mais ricos, o G7,  perderão US $ 5 trilhões por ano até 2050 por causa do aumento da temperatura global.

Se a temperatura subir 2,6 ° C, como é provável que aconteça, as maiores economias industrializadas do mundo perderão 8,5% de seus PIBs por ano, de acordo com pesquisas da Oxfam e do Swiss Re Institute, divulgados pelo The Guardian.

Não agir, não é uma opção, se intitula o estudo em tradução livre. Em outras palavras, não existe um planeta B (a não ser talvez para o Elon Musk e sua família: o homem mais rico do planeta está prestes a conquistar Marte).

Como assim a crise climática poderá fazer com que o povo fique ainda mais pobre do que a pandemia já deixou?

É simples de entender pois, com o aumento das temperaturas, as condições climáticas extremas nos levarão a secas, inundações, perdas para a produtividade agrícola (fome), doenças causadas ou favorecidas pelo calor e outros problemas relacionados à saúde e ao estresse térmico.

Covid x calor

Se com a pandemia a preocupação começou a esquentar, com o calor o fogo vai pegar pois as projeções estão avisando: “as mudanças climáticas são o risco número um a longo prazo para a economia global”, como explica Jerome Haegeli, economista-chefe do grupo Swiss Re.

Os países do G7 – Reino Unido, Estados Unidos, Japão, Canadá, França, Alemanha, Itália – e a UE se reunirão na Cornualha na sexta-feira, 11, para discutir a economia, vacinas Covid-19, impostos  e crise climática.

Os países precisam parar de ficar no blábláblá das promessas e botar em ação seus planos de limitar o aquecimento global a menos de 2° C, preferivelmente não mais que 1,5° C acima dos níveis pré-industriais.

Se os países menos desenvolvidos sentiram mais a crise Covid, a crise climática poderá ser uma triste revanche, pois não irá poupar os ricos. A única salvação é a união, afinal, o planeta é um para todos.

Talvez essa pandemia tenha sido o último dos alertas. Quem sobreviver verá!

Talvez te interesse ler também:

Covid-19 não é PANDEMIA, é SINDEMIA. É hora de reconhecer isso

Demônio-da-tasmânia: tudo sobre esse animal curioso que está em risco de extinção

A Mulher dos Bosques: a história da indiana que plantou cerca de 10 mil árvores

Dia da Terra 2021: salvemos a Terra da pandemia da ignorância ambiental




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...