A Amazônia não é o pulmão do mundo mas é o coração pulsante da Terra

A Amazônia não é o pulmão do mundo mas é o coração pulsante da Terra

A Amazônia não é o pulmão da Terra mas é o bioma que regula o sistema climático global e todo regime de secas e chuvas no Brasil. É a maior floresta tropical do planeta e a que abriga a maior biodiversidade da Terra. É o nosso coração verde! Pulsante, ainda vivo, mas muito ameaçado. O que fazer?

Muitos cientistas dizem que estamos próximos do ponto de não retorno. Outros alegam que já ultrapassamos esse ponto. Se o desmatamento continuar, se a exploração de minérios continuar, se nada for feito, a Amazônia nunca mais será a mesma. E isso é uma ameaça ao clima global.

O que aconteceria se o clima na Terra esquentasse ainda mais?

Inundações, secas, insegurança alimentar (falta de água e de alimentos), morte de animais, inclusive do animal homem, aumento do nível do mar, queimadas e incêndios florestais e guerra climática (refugiados pelo clima).

Enquanto ONGs do mundo inteiro trabalham para reverter ou salvar a situação (veja que recentemente Jeff Bezos, um dos homens mais rico do mundo, doou US$ 791 milhões para o clima), no Brasil, a política ambiental parece trabalhar contra a natureza, em prol de um desenvolvimento econômico insustentável, fadado ao erro, à destruição.

Para se ter uma ideia da destruição da Amazônia, somente em 2020, a cada minuto, uma área equivalente a 2 campos de futebol foi desmatada ilegalmente e mais de mil árvores foram derrubadas!

Como ajudar a salvar a Amazônia?

Não é “apenas” a vida na Amazônia ou a vida de seus povos nativos. Não são apenas os animais em extinção. Não são apenas as árvores derrubadas, ou a vegetação e os animais queimados nos incêndios. É todo o regime de uma biodiversidade que, sendo destruído, ameaça a vida de todos nós. TODOS!

Por isso, o Greenpeace laçou uma campanha chamada #TodosPelaAmazônia no intuito de criar uma rede de proteção à maior floresta tropical do planeta.

Nós, brasileiros, somos os primeiros interessados e ao mesmo tempo responsáveis pela preservação da nossa riqueza.

Se você se importa com o futuro do Brasil, da Amazônia e do planeta, CLIQUE AQUI para fazer parte dessa rede.

A vida na Terra agradece! Um mundo melhor é possível.

Talvez te interese ler também:

Noruega bate recorde e vende mais carro elétrico que a gasolina

Zinco como prevenção à Covid-19. Quais alimentos contêm

21 dicas para gerar menos lixo em 2021

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *