5 de setembro, Dia da A Amazônia: o coração pulsante da Terra


Hoje, 5 de setembro, celebramos o Dia da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, que abriga a maior bacia hidrográfica do planeta. A Amazônia é o coração pulsante da Terra!

A data foi instituída em 2007 pela Lei nº 11.621, uma homenagem à região que, em 5 de setembro de 1850, fora criada por D. Pedro II, outrora Província do Amazonas, agora estado.

O intuito da data é conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar essa região, que tão caracteriza o Brasil pela grandiosidade de sua riqueza natural.

A Amazônia e o aquecimento global

A Amazônia não é o pulmão da Terra mas é o bioma que regula o sistema climático global e todo regime de secas e chuvas no Brasil.

A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta e a que abriga a maior biodiversidade da Terra. É o nosso coração verde! Pulsante, ainda vivo, mas muito ameaçado.

Muitos cientistas dizem que estamos próximos do ponto de não retorno. Outros alegam que já ultrapassamos esse ponto. Se o desmatamento continuar, se a exploração de minérios continuar, se nada for feito, a Amazônia nunca mais será a mesma. E isso é uma ameaça ao clima global.

O que aconteceria se o clima na Terra esquentasse ainda mais?

Inundações, secas, insegurança alimentar (falta de água e de alimentos), morte de animais, inclusive do animal homem, aumento do nível do mar, incêndios florestais e guerra climática (refugiados pelo clima).

Todos os anos assistimos a estes desastres ambientais e um ano parece ser pior que o antecedente. O aquecimento global parece estar cada vez mais palpável com ondas de calor extremo, derretimento de gelo polar e secas.

Apenas para relembrar um pouco do que aconteceu, e ainda está acontecendo, somente esse ano:

A importância da Amazônia

Não é “apenas” a vida na Amazônia ou a vida de seus povos nativos. Não são apenas os animais em extinção. Não são apenas as árvores derrubadas, ou a vegetação e os animais queimados nos incêndios. É todo o regime de uma biodiversidade que, se destruído, coloca em risco a vida de todos nós. TODOS!

Como ajudar a preservar a Amazônia?

Uma região cheia de recursos naturais é chamariz para todo de tipo de exploração comercial, principalmente para extração de madeira, agricultura, pecuária e mineração.

Existe mineração sustentável? Existem pecuária, agricultura e extração de madeira que sejam respeitosas com o ambiente, com o povo local, que preserve os recursos naturais?

Ainda que a resposta seja não, a verdade é que tais atividades são essenciais para a nossa sociedade capitalista. O que podemos esperar é que tais atividades sejam feitas causando o mínimo impacto ambiental possível, que estimulem o desenvolvimento sustentável da região e do povo que nela habita.

Fomentar o pequeno produtor, fortalecer a fiscalização de leis ambientais para penalizar os infratores que exploram recursos sem respeito às leis. Muitas vezes leis existem, mas simplesmente não são cumpridas. Devemos vigiar para que legislem sempre a favor do interesse público, da preservação dos recursos para todos, e nunca a favor dos interesses privados.

Somente com consciência pessoal e com políticas públicas de preservação e fiscalização, podemos ajudar o coração da Amazônia a continuar pulsando o verde, de nossas matas, e o amarelo do nosso ouro.

A Amazônia é nossa!

A vida na Terra agradece! Um mundo melhor é possível.

Talvez te interese ler também:

Brasil concentra o maior número de animais desconhecidos do mundo

Quais são as causas NATURAIS do aquecimento global?

Você sabe qual é a ave símbolo do Brasil?

Símbolo da fauna brasileira, a onça-pintada está em sério risco de extinção

Apple, Microsoft, Amazon e Google compram ouro manchado de sangue do garimpo ilegal na Amazônia

É possível evitar enchentes criando cidades-esponjas? 

Sequoia gigante: a maior e mais especial árvore do mundo

Plantas sentem dor? O que dizem os estudos

Ipê-amarelo é árvore-símbolo do Brasil




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...