Desastre climático deixa Paquistão debaixo d’água: mais de 1.000 mortos


O Paquistão está debaixo d’água. O governo do país pediu ajuda internacional para enfrentar uma emergência de inundação que matou mais de 1.000 pessoas e ameaça deixar um terço do país (uma área aproximadamente do tamanho da Grã-Bretanha) debaixo d’água.

O ministro das Relações Exteriores, Bilawal Bhutto-Zardari, afirmou:

“No futuro, espero que não apenas o Fundo Monetário Internacional, mas a comunidade internacional e as agências internacionais realmente entendam o nível de devastação.

Eu não vi uma destruição dessa escala, acho muito difícil colocar em palavras… é avassalador.

Obviamente, isso terá um efeito sobre a situação econômica geral”.

Baba Vanga previu

Coincidência ou não, segundo as previsões de Baba Vanga, inundações e catástrofes climáticas no país já estavam para acontecer.

As inundações ocorrem em um contexto muito complicado para o país, que enfrenta uma grave crise econômica e uma profunda crise política.

Desastre climático no Paquistão

De acordo com informações divulgadas hoje, 29, pela Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA), ao menos 1.061 pessoas morreram desde o início das chuvas torrenciais em junho, 28 delas nas últimas 24 horas.

Mais de 33 milhões de pessoas foram afetadas pelas inundações e quase um milhão de casas foram destruídas ou muito danificadas.

As autoridades ainda não conseguiram chegar a vilarejos isolados nas zonas montanhosas do norte do país, o que provoca o temor de um número de vítimas ainda maior.

Distopia climática

Sherry Rehman, senadora paquistanesa e ministra federal das Mudanças Climáticas, disse:

“O que vemos agora é um oceano de água submergindo distritos inteiros. Isso está muito longe de ser uma monção normal – é a distopia climática à nossa porta”.

Ainda, segundo a senadora, o aquecimento do clima está fazendo com que as geleiras nas regiões montanhosas derretam mais rápido do que o normal, exacerbando o impacto das fortes chuvas.

O Paquistão tem mais geleiras (aproximadamente 7.532) do que qualquer lugar fora das regiões polares.

As chuvas deste ano são comparáveis as de 2010, quando morreram quase 2.000 pessoas e que deixaram 20 % do país alagado.

A NDMA informou que mais de 80.000 hectares de terras cultiváveis foram devastados e mais de 3.400 km de estradas e 157 pontes foram destruídas pela força das águas.

Após quase duas semanas de chuvas sem trégua, restam apenas casas destruídas, escombros e pilhas de objetos entre poças de água marrom e lama.

O país do sul da Ásia enfrenta alta inflação e desvalorização da moeda.

Estado de emergência e ajuda internacional

O governo declarou estado de emergência e pediu ajuda à comunidade internacional.

As autoridades paquistanesas atribuem o clima devastador às mudanças climáticas dizendo que o Paquistão está sofrendo as consequências de práticas ambientais irresponsáveis ​​em outras partes do mundo.

Assista ao depoimento da senadora Sherry Rehman:

Fonte: theguardian.com

Talvez te interesse ler também:

Fim da civilização devido à mudança climática: o xeque-mate para a espécie humana

Urso-polar caçando rena: imagens que ilustram a mudança climática

Infestação de escorpiões-negros deixa mais de 500 pessoas hospitalizadas no Egito após inundações




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...