Na Groenlândia derretem 6 bilhões de toneladas de água por dia


A Europa Ocidental, África e Ásia viraram um forno com as temperaturas recordes dos últimos dias. Cada ano fica mais quente e isso tem consequências desastrosas seja para a saúde humana, que para o meio ambiente. Quais são os riscos?

Além de mortes e incêndios, a onda de calor extremo que está ocorrendo no norte global está causando uma grave aceleração no derretimento do gelo da Groenlândia.

De acordo com dados divulgados pelo US National Snow and Ice Data Center (NSIDC), instituto norte-americano especializado em pesquisas polares e criosféricas, somente entre os dias 15 e 17 de julho, as geleiras presentes na área noroeste da ilha – parte do Reino da Dinamarca – perdeu 6 bilhões de toneladas de água todos os dias.

Para dar a dimensão do problema, a CNN diz que a quantidade de gelo da Groenlândia que derreteu no último final de semana é suficiente para cobrir todo o estado da Virgínia Ocidental em um nível de 30 centímetros de água a mais, ou então, o suficiente para encher 7,2 milhões de piscinas olímpicas.

A Groenlândia está 5°C mais quente que a média das últimas décadas, atualmente está registrando  15,5°C. É uma temperatura de geladeira, não de freezer, o que faz com que o gelo derreta rapidamente com o significativo impacto de elevação do nível do mar.

“O derretimento do norte na semana passada não é normal, considerando as médias climáticas dos últimos 30 a 40 anos”, disse à CNN Ted Scambos, glaciologista da Universidade do Colorado e do NSIDC.

“A dissolução está aumentando e este evento foi um pico”, explica o especialista. “Isso definitivamente me preocupa”.

“Ontem pudemos passear com nossas camisetas, não era realmente esperado”, testemunhou outro cientista, o pesquisador da Universidade do Texas, Kutalmis Saylam, que está atualmente na Groenlândia para estudar o impacto das mudanças climáticas.

Leia também:

O que aconteceria se a Groenlândia derretesse?

Países insulares submersos, metrópoles e regiões costeiras inteiras ficariam debaixo d’água, dado que o nível do mar subiria 7,5 metros se todas as geleiras da Groenlândia derretessem, conforme estimativas.

O derretimento do gelo também pode alterar a Corrente do Atlântico Norte, conhecida como Corrente do Golfo. Essa corrente transporta água quente do Golfo do México para a Europa – graças à rotação da Terra – e dá ao noroeste da Europa um clima ameno.

Com a entrada dessa imensa massa de água fria proveniente do derretimento glacial, o clima, e por consequência todo um ecossistema pode sofrer alterações.

Quem viver verá.

Talvez te interesse ler também:

Tragédia nos Alpes italianos: mortos, feridos e desaparecidos. A culpa é da mudança climática

Índia e Paquistão: com calor extremo, lixões pegam fogo e liberam fumaça tóxica

Aquecimento “extraordinário” nas regiões polares: 40°C acima do normal

Desastres naturais: ONU quer implantar sistemas de alerta precoce no mundo todo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...