360 mortos: incêndios e ondas de calor sem precedentes destroem e matam na Espanha


Calor recorde na Europa. Reino Unido em lockdown devido às altas temperaturas. Espanha registra nas últimas horas 30 incêndios que assolam o país.

Na Espanha um pastor e um bombeiro morreram nas últimas horas enquanto combatiam um dos mais de 30 incêndios que assolam o país.

A intensa onda de calor em que o país está imerso está na raiz do agravamento dos incêndios declarados nos últimos dias que, juntos, já destruíram mais de 20 mil hectares.

No último domingo, a maior parte do país registrou temperaturas máximas acima dos 40°C, enquanto a onda de calor, que começou em 10 de julho, tornou-se uma das mais longas dos últimos tempos.

360 mortes

Temperaturas anormais e prolongadas matam. Segundo o Ministério da Saúde espanhol, a onda de calor já matou 360 pessoas somente entre 10 e 15 de julho desse ano.

“As mudanças climáticas matam, estamos vendo isso. Fazemos das políticas ambientais uma questão de Estado”, disse o presidente espanhol Pedro Sanchez à mídia local.

Durante sua aparição, Sánchez informou que só em 2022 os incêndios destruíram mais de 70.000 hectares no país:

“É quase o dobro da média da última década”, destacou. O presidente sublinhou ainda que “todas estas ondas de fogo têm atrás de si as ondas de calor provocadas pela emergência climática que o planeta atravessa”.

Que tristeza!

Talvez te interesse ler também:

Primeiro a pandemia, agora calor recorde fecha o Reino Unido

Plantando 40.000 árvores por dia, este drone combate o desmatamento e reduz CO2

Aves caem do céu devido às ondas de calor na Índia

Calor extremo mata milhares de vacas no Kansas

Índia e Paquistão: com calor extremo, lixões pegam fogo e liberam fumaça tóxica




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...