Tragédia nos Alpes italianos: mortos, feridos e desaparecidos. A culpa é da mudança climática


Mudança climática não existe. Mas as pessoas nunca viram em suas vidas o que está acontecendo agora: tragédia atrás de tragédia causadas por uma natureza feroz: incêndios, enchentes e agora “uma carnificina nunca antes vista”.

Aconteceu hoje na Itália um desprendimento de gelo nos Alpes italianos, mais precisamente na Marmolada, também chamada a “Rainha das Dolomitas”,localizada  entre as províncias de Trento e Belluno, um dos destinos turísticos mais espetaculares italianos.

O derretimento foi causado pelo calor infernal que atinge a Europa nestes dias tórridos. Ninguém duvida que as altas temperaturas provocaram uma avalanche de neve, gelo e rocha que submergiu tudo das alturas de 3.343 m (máximo).

Meu Deus!

Como informa a mídia local, o número de mortos na avalanche é de pelo menos 7: as operações de reconhecimento ainda estão em andamento. Os feridos são 8, incluindo 2 em estado grave, 13 pessoas estão desaparecidas, entre estas 4 cidadãos estrangeiros, 3 checos e 1 austríaco.

O que aconteceu

O desprendimento do serac do cume do glaciar Marmolada, abaixo de Punta Rocca, provocou uma avalanche de neve, gelo e rocha. Temperaturas recordes foram registradas no local, com cerca de 10°C no topo.

“Um mar de gelo e detritos que atingiu aproximadamente 1.800 metros de uma altitude de 3.200 metros. As pessoas que estavam à beira dessa maré ficaram feridas e foram atingidas por destroços ou pelo deslocamento do ar. Uma tragédia que não era previsível, apesar do grande calor”, disse o chefe do National Alpine Rescue, Maurizio Dellantonio.

“Este é um dia de luto para o Trentino”, comentou o presidente da Província Autônoma de Trento, Maurizio Fugatti, ladeado pelo gerente geral do Departamento de Proteção Civil Raffaele De Col, que falou à noite durante uma reunião com a imprensa no salão operacional instalado em Canazei do quartel do Corpo de Bombeiros Voluntários, também sede do Resgate Alpino.

“Uma carnificina”

“Hoje aconteceu uma tragédia que ninguém conseguiu prever. Agradecemos aos homens e mulheres da Protecção Civil, que se deslocaram ao terreno para as operações de busca e salvamento empenhadas nestas horas difíceis. À luz dos perigos associados a quaisquer novas postagens, nossa prioridade é proteger sua segurança”.

A avalanche na Marmolada é “um desastre inimaginável, uma carnificina tão grande que só nos será difícil identificar a identidade exata das vítimas porque os corpos foram desmembrados” pelo fluxo de gelo e pedras. Informou a ANSA.

Muito triste!

“Ninguém conseguiu prever”

Enquanto isso, no Twitter, chovem homenagens à Greta Thunberg no estilo “fomos avisados”.

Mudança climática não existe. O que existe são tragédias causadas por uma espécie inteligente, egoísta e incapaz de reconhecer seus erros.

Talvez te interesse ler também:

É possível evitar enchentes criando cidades-esponjas? 

O que causou a morte de milhares de peixes no Rio Cocó, em Fortaleza?

Índia e Paquistão: com calor extremo, lixões pegam fogo e liberam fumaça tóxica




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...