O que causou a morte de milhares de peixes no Rio Cocó, em Fortaleza?


Milhares de peixes foram encontrados mortos na última sexta-feira, 17, no Rio Cocó em Fortaleza.

O caso foi registrado por moradores do bairro São Cristóvão, que se assustaram com a situação. O local fica próximo ao antigo aterro sanitário do Jangurussu.

Muitas vezes, a morte em grande quantidade pode estar relacionada à poluição na água.

Segundo especialistas, uma das possíveis causas é o acúmulo de matéria orgânica.

Moradores disseram que a mortandade não costuma acontecer, mas acreditam que foi ocasionada devido a dejetos jogados no trecho do rio.

Esgoto acumulado

Para a bióloga e professora doutora Patrícia Charvet, colaboradora do Programa de Pós-graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade da Universidade Federal do Ceará (PPGSis/UFC), o momento ainda é de coleta de materiais, tanto da água, quanto dos animais.

Ela ressalta:

“Geralmente, esse tipo de mortandade ocorre quando, por algum motivo, temos uma grande quantidade de matéria orgânica na água, temos um aumento muito rápido e significativo de algas, elas demandam o oxigênio que deveria estar disponível para os peixes”.

O acúmulo de matéria orgânica pode acontecer  de diversas formas, uma delas é o aporte vindo de esgotos, que acabam tornando o ambiente propício ao desenvolvimento de algas.

A bióloga explica que a baixa oxigenação da água é prejudicial aos peixes, que fazem as trocas gasosas pelas brânquias para respirar submersos.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), informou em nota:

“A Seuma realiza o monitoramento de controle da poluição dos principais recursos hídricos do Município, com o apoio da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), que fiscaliza possíveis ligações clandestinas de esgoto”.

Já a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) disse ter tomado conhecimento da morte dos peixes e providencia medidas para buscar a causa do problema.

Outra hipótese levantada por moradores do que poderia ter ocasionado a morte dos peixes seria a poluição vinda de uma estação da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Esses são indícios de poluição de dejetos e rejeitos.

Os órgãos públicos precisam fiscalizar com mais afinco. O que nitidamente não está acontecendo.

De acordo com os moradores de Fortaleza, peixes mortos também apareceram na beira-mar.

Que tristeza.

Talvez te interesse ler também:

Peixes estão viciados em drogas que são transportadas pelos sistemas de esgoto 

Estudantes criam ecobarreira para coletar lixo e evitar poluição em canal em frente à escola

A profunda simbologia dos peixes e seus diversos significados 

Foto: FABIO LIMA/O Povo




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...