Universo

É hoje: Lua Cheia de Sexta-feira 13! Outra igual só em 2049

lua cheia de sexta-feira 13
  • por Deise Aur

Neste mês teremos um fenômeno que a última vez que ocorreu foi há 14 anos, em outubro de 2000, e que acontecerá novamente hoje. Trata-se da Lua Cheia em uma Sexta-feira 13. De olho no céu e nas superstições.... essa Lua Cheia vai dar o que falar.

Lunáticos? Até que ponto a lua pode interferir no humor?

lua-humor
  • por Gisella Meneguelli

Na Antiguidade grega, os sábios acreditavam que a Lua podia interferir não apenas no estado anímico como na saúde das pessoas. Quem nunca tendo sido chamado de "lunático" não pensou se realmente a lua tivesse alguma interferência em seu estado de humor?

Síndrome de Kessler: o lixo espacial vai causar tilt na Terra

Síndrome de Kessler
  • por Gisele Maia

A Roscosmos, agência espacial russa, lançou um alerta na semana passada e colou na pauta novamente um assunto que preocupa os cientistas há cerca de 50 anos: o acúmulo de lixo tecnológico no espaço.

Julho, mês dos eclipses do Sol e da Lua!

eclipse
  • por Deise Aur

O eclipse é um fenômeno que aguça nossa curiosidade e nossa imaginação, porque estimula a nossa vontade de apreciar o que ocorre quando Lua, Sol e Terra se alinham. Este ano teremos um eclipse solar em 2 de Julho e um eclipse lunar no dia 16 de Julho.

Eclipse do sol - 2 de Julho. É preciso tomar cuidados para não danificar os olhos

eclipse do sol
  • por Redação

Um fenômeno astronômico está prestes a acontecer não muito longe de nós: o 'Grande Eclipse Sulamericano', como vem sendo chamado pelas publicações especializadas no assunto, acontecerá no próximo dia 2 de julho e poderá ser visto por 25 milhões de pessoas no Chile, na Argentina e no Uruguai. Nessa data, a Lua se posicionará diretamente entre o Sol e a Terra, provocando uma noite em plena luz dia em diversas localidades.

Pepsi quer projetar seu logotipo no céu à noite usando satélites

StartRocket
  • por Eliane A Oliveira

A publicidade em um futuro não muito distante poderia ser projetada no espaço. E a primeira empresa a fazer isso é a Pepsi. A gigante de bebidas não-alcoólicas consultou uma startup russa, a StartRocket, para projetar seu logotipo no céu noturno através de satélites de órbita baixa.

Olha como é um buraco negro. A primeira foto da história

  • por Eliane A Oliveira

Aqui está a primeira imagem de um buraco negro nunca visto pelo homem, até então. Essa conquista foi feita pela colaboração do Event Horizon Telescope (EHT), o chamado "horizonte de eventos", um esforço global que capturou a primeira foto das bordas de um buraco negro.