Os dias na Terra estão cada vez mais longos e isso é um mistério


Quanto tempo dura um dia? 24 horas, certo? Não, pois a resposta é mais complexa do que parece.

O que define a duração de um dia em nosso planeta depende da rotação da Terra em torno de seu eixo. Tal rotação não é constante e é influenciada por diversos fatores.

Dias mais longos

A duração do dia na Terra está aumentando e ainda não se sabe o porquê.

Nas últimas décadas, a rotação da Terra esteve acelerada o que encurtou nossos dias. Em 2020, a Time and Date informou que a Terra atingiu seus 28 dias mais curtos desde que as medições diárias precisas, usando relógios atômicos, começaram na década de 1960. O dia mais curto de todos em 2020 foi 19 de julho.

Apesar da tendência antes verificada, de rotação mais rápida e dias mais curtos, o que se observa agora é que nos últimos anos, a Terra vem desacelerando e os dias tendem a ser mais longos. Mas o motivo dessa mudança é um mistério.

Conforme explicado por Matt King, diretor do Centro Australiano ARC de Excelência em Ciência Antártica da Universidade da Tasmânia e Christopher Watson, professor sênior da Escola de Geografia, Planejamento e Ciências Espaciais da mesma universidade, ao longo de milhões de anos, a rotação da Terra diminuiu devido ao atrito produzido pelas marés, adicionando cerca de 2,3 milissegundos à duração de cada dia a cada século. Isso significa que, até alguns bilhões de anos atrás, um dia terrestre durava apenas 19 horas. No entanto, nos últimos 20.000 anos, um outro processo exerceu sua ação na direção oposta, acelerando a rotação da Terra.

“Uma vez terminada a última era glacial, o derretimento das calotas polares reduziu a pressão da superfície e o manto da Terra começou a se mover constantemente em direção aos pólos – explicam os dois especialistas em um artigo no The Conversation -. Assim como uma dançarina gira mais rápido quando aproxima os braços do corpo – o eixo em torno do qual gira -, a velocidade de rotação do nosso planeta aumenta quando essa massa do manto se aproxima do eixo da Terra. E esse processo reduz todos os dias em cerca de 0,6 milissegundos a cada século”.

Mistérios

Muitos podem ser os fatores capazes de alongar os dias. Por exemplo, existe também uma história de que a lua está se distanciando da Terra e assim os dias estão ficando mais longos.

Cientistas também especulam que a recente e misteriosa mudança na velocidade da rotação da Terra esteja relacionada a um fenômeno natural chamado Chandler wobble, definido como um pequeno desvio no eixo de rotação da Terra que diminuiu nos últimos anos, podendo ter relação com a desaceleração da rotação da Terra.

“Uma última possibilidade, que acreditamos plausível, é que nada de específico tenha mudado dentro ou ao redor da Terra – observam os dois especialistas -. Podem ser apenas efeitos de maré de longo prazo que funcionam em paralelo com outros processos periódicos para produzir uma mudança temporária na taxa de rotação da Terra”.

A pergunta que fica é: dias mais longos significa mais calor?

Fontes: Fanpage, Times and DatesThe Conversation, BBC Earth 

Talvez te interesse ler também:

Itália aprova lei pelo fim do esmagamento de pintinhos vivos

Infiltrações, vazamentos e outros sinais de uma casa doente

Por que você não deve criar tartarugas como pet




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...