Sextou com a última Superlua do ano!


Hoje é um dia especial para os amantes da astronomia, pois acontece a última Superlua de 2023. Este fenômeno ocorre quando a lua cheia está mais próxima da Terra do que o normal, e desta vez, atingirá o ponto de maior proximidade, conhecido como Perigeu, na sexta-feira (29), a uma distância de 361.552 km. Em média, a lua fica a cerca de 384.400 km da Terra.

Para os interessados em observar a Superlua, ela aparecerá a partir das 18h37 (Brasília), permanecendo visível até a manhã de sábado (30). Para uma visão ideal, observe a lua nas primeiras horas, quando ela estará maior e poderá apresentar cores variadas, como amarelo, alaranjado ou avermelhado.

A Superlua é um espetáculo astronômico fascinante, e é importante estar atento às oportunidades para desfrutar desses momentos únicos da natureza.

Lua da Colheita

Além disso, lembramos que cada lua cheia tem nomes especiais em diferentes culturas. A “Lua da Colheita” é assim chamada devido à época da colheita do milho, de acordo com a tradição dos índios nativos americanos. Cada lua cheia recebe um nome relacionado a eventos naturais ou culturais, tornando cada uma delas única.

Portanto, aproveite esta última Superlua do ano e, para uma experiência ainda mais enriquecedora, considere usar binóculos para uma observação mais detalhada. Lembre-se de verificar a previsão do tempo, chegar ao local de observação antes do pôr do sol para que seus olhos se ajustem à escuridão e escolher um local longe da poluição luminosa para uma visão mais clara do fenômeno.

A astronomia nos conecta com a beleza e o mistério do universo, e eventos como a Superlua nos proporcionam uma oportunidade única de apreciar a magia do cosmos. Aproveite e desfrute desse espetáculo lunar incrível!

Fontes:

  1. Diario de Pernambuco
  2. National Geographic

Talvez te interesse ler também:

Em que Lua cortar os cabelos?

A Lua e seus Muitos Significados

Os efeitos da Lua Cheia sobre o homem, plantas e animais




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...