Japão lançará o primeiro satélite de madeira do mundo para combater a poluição espacial


O Japão está prestes a realizar um feito inovador no espaço com o lançamento do primeiro satélite de madeira do mundo. Desenvolvido por cientistas da Universidade de Kyoto em parceria com a empresa madeireira Sumitomo Forestry, o LignoSat promete revolucionar a indústria espacial com sua abordagem ambientalmente amigável.

Nós falamos aqui sobre esse satélite, quando ele era ainda um projeto:

O LignoSat, construído com madeira de magnólia, foi cuidadosamente projetado para resistir às condições extremas do espaço, oferecendo uma alternativa sustentável aos tradicionais satélites de metal.

Após testes rigorosos em laboratório e exposição à atmosfera espacial durante quase um ano na Estação Espacial Internacional (ISS), a resistência e estabilidade da madeira de magnólia impressionaram os pesquisadores.

Com o lançamento previsto para este verão, o LignoSat realizará uma série de experimentos em órbita para avaliar seu desempenho e durabilidade. Um dos principais objetivos da missão é medir a deformação da estrutura de madeira no espaço, fornecendo insights valiosos para futuros desenvolvimentos na construção de satélites.

Além de sua durabilidade, o LignoSat oferece uma solução sustentável para a crescente preocupação com a poluição espacial. Enquanto os satélites convencionais liberam alumina prejudicial ao reentrar na atmosfera da Terra, o LignoSat se decompõe em uma fina névoa de cinzas biodegradáveis, eliminando os riscos ambientais associados.

O lançamento do LignoSat marca um marco significativo na exploração espacial, destacando o compromisso do Japão com a inovação sustentável. À medida que a indústria espacial continua a evoluir, o uso de materiais biodegradáveis como a madeira pode abrir caminho para uma abordagem mais consciente do meio ambiente no espaço sideral.

Aguardamos com expectativa os resultados dessa missão pioneira e seu impacto no futuro da exploração espacial.

Fonte: The Guardian

Talvez te interesse ler também:

Suécia construirá bairro inteiro de madeira como modelo sustentável e inovador

O laptop ecológico de baixo custo, é de madeira e funciona a energia solar!

O que significa Equinócio de Outono? Bem-vindo, outono!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...