Tem lixo até no espaço! Você sabia que existe lixo espacial?


Há tanto lixo no mundo que parece que aqui no andar de baixo não há mais lugar para depositá-lo e ele foi parar em outra órbita!

É verdade, sim, que existe lixo espacial, mas ele não sai voando da Terra para o espaço. É o ser humano que cria lixo por lá.

Os detritos espaciais são deixados pelos seres humanos na órbita ao redor da Terra, já que não oferecem qualquer utilidade. São partes e componentes de naves espaciais, satélites e foguetes deixados para trás após as suas missões espaciais.

É assustadora a nossa capacidade de produzir lixo e de não cuidar do seu correto descarte. Ahh… mas se o lixo está lá longe, no espaço, que mal pode haver nisso?

Muitos. Dentre eles, acidentes graves tanto é órbita, pelo risco de colisões, quanto para nós aqui embaixo, pela possível entrada desses detritos na atmosfera terrestre.

Aumento do lixo espacial

A preocupação com os detritos espaciais tem aumentado nos últimos anos, porque a colisões na velocidade orbital podem causar danos ao funcionamento de satélites e colocar em risco a vida de astronautas.

A exploração espacial teve início na década de 1950, quando toneladas de lixo espacial começaram a se acumular na órbita da Terra. Esse lixo vem sendo monitorado por pesquisadores da Universidade de Southampton (Reino Unido), que estimam haver cerca de 22 mil pedaços, com tamanho superior a 10 centímetros, no espaço, segundo informa a BBC.

Como eliminar o lixo espacial?

Os cientistas planejam enviar ao espaço, em 2017, uma nave criada exclusivamente para eliminar os detritos. Ela funcionaria com uma rede e um arpão para capturar os destroços que orbitam no espaço.

Entretanto, existem alguns problemas para efetivar a operação. Um deles é o alto custo da missão, que deve custar milhões de dólares para retirar um único detrito apenas. Outro problema diz respeito a questões legais, já que a captura de lixo espacial não se pode dar aleatoriamente. O país responsável por um satélite obsoleto, por exemplo, deve concordar com a sua retirada do espaço.

Congestionamento no espaço causado por lixo

O lixo espacial pode chegar a proporções tão grandes que os cientistas estimam que, em um futuro próximo, caso nada seja feito, será impossível que satélites transitem pelo espaço.

Mais uma prova de que precisamos fazer uma gestão responsável do lixo, tanto aqui na Terra como no espaço.

Especialmente indicado para você:

MÁ GESTÃO DO LIXO CAUSA PROBLEMAS DE SAÚDE À TODA SOCIEDADE

CAMPANHA INSTRUI O QUE FAZER COM O LIXO ELETRÔNICO

Fonte foto: wikipedia




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...