Cometa se aproxima da Terra e poderá ser visto a olho nu

2023 promete ter um céu cheio de surpresas! Um cometa raro, o Cometa C/2022 E3 (ZTF), está se aproximando da Terra depois de longos (para nós humanos) 50 mil anos.

Na verdade, ninguém esperava por essa aparição. Mas, nas últimas semanas, o Cometa ZTF vem ganhando um brilho a mais.

A expectativa é que possamos vê-lo a olho nu no início de fevereiro.

Surpresa dos Céus

O C/2022 E3 (ZTF) foi descoberto em 02 de março de 2022 na direção da Constelação da Águia por astrônomos do Programa Zwicky Transient Facility ou ZTF.

O ZTF é um programa de busca americano que varre o céu do hemisfério norte a cada 2 noites procurando por:

• asteroides;
  • cometas;
  • supernovas;
  • estrelas variáveis;
  • binárias;
  • e outros transientes estelares.

Quando o Cometa ZTF foi avistado (inicialmente a 700 milhões de km de distância da Terra), os astrônomos acharam que era apenas um asteroide.

20 dias após sua descoberta, o astrônomo italiano Ernesto Guido, conseguiu confirmar a natureza cometária do objeto, ao identificar uma fina e densa coma ao redor do seu núcleo.

Os cálculos da ZTF mostraram que o brilho em seu momento mais favorável chegaria, no máximo, a uma magnitude de 5.5 (quase imperceptível de enxergá-lo no céu).

Neste caso, seria um aparecimento bem discreto. Mas…

Um brilho a mais

Não estava previsto, só que desde que o cometa passou a ser acessível, suas observações mostravam um brilho sempre acima da média.

As observações constatam que, no momento, o C/2022 E3 (ZTF) vem se aproximando cada vez mais da Terra a partir do Norte Celeste.

No dia 13 de janeiro, ele estará mais perto do Sol, passando a cerca de 167 milhões de km de distância. Quanto mais radiação solar o cometa recebe, mais atividade ele apresenta. Seu gelo e gases congelados evaporam e aumentam ainda mais sua coma e sua cauda, que, em contato com a radiação, brilham ainda mais intensamente.

O Cometa ZTF estará mais perto da Terra (perigeu) no dia 02 de fevereiro, a 42 milhões de km, na direção da Constelação da Girafa.

Neste dia, apenas a Região Norte e Nordeste conseguirá vê-lo. A partir de então, como este cometa está deslocando do Norte para Sul, a cada noite ele será visível para regiões cada vez mais ao sul.

Que dia ver o Cometa ZTF no Brasil

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, o Cometa ZTF deve entrar em conjunção com o Planeta Marte e estará visível de todo o Brasil.

É cometa que vocês querem? É cometa que vocês terão!

Preparem os binóculos e telescópios. Se você nunca viu um cometa antes, essa é a sua chance.

Fonte: olhardigital.com.br

Eclipses de 2023: significados astrológicos e espirituais

Vida na Terra pode ter sido trazida por meteoritos

Em Marte tem água em estado líquido: uma super descoberta!

Lara Meneguelli