Banho de Brilho Natural e Caseiro – Cabelos com brilho natural

Banho de Brilho Natural e Caseiro – Cabelos com brilho natural

As receitas para tratar os cabelos são tantas, que muitas mulheres ficam perdidas. No entanto, uma boa dica é saber o que os fios mais precisam e correr para achar dicas de como deixá-los mais bonitos. Por exemplo, se eles estão muito opacos e sem vida, uma boa alternativa é dar um banho de brilho, procedimento que pode ser feito em casa, e que costuma ser bem baratinho.

Quer saber como fazer e quais as vantagens? Confira abaixo tudo sobre o tema.

O que é Banho de Brilho

O banho de brilho é um método que visa devolver ou reavivar a cor do cabelo. O objetivo é que o banho forme ainda uma película protetora, protegendo os fios das agressões, e ajudando-a a ficar mais forte e saudável. Ele é indicado, inclusive, para quem recorre a procedimentos químicos e quer fortalecer os cabelos.

O banho de brilho pode ser feito com tonalizantes, cremes de hidratação ou com produtos naturais, como mel, babosa, bepantol e outros.

Nós vamos falar aqui apenas dos banhos de brilho caseiro, feito com produtos naturais que você com certeza tem em casa.

Por que fazer Banho de Brilho

Como ensina o PinkVilla, o nosso cabelo necessita do seu óleo natural para ter um aspecto saudável, forte e brilhante, além de uma dose diária de vitamina D, a vitamina do sol.

A vitamina D é importante para a saúde do couro cabeludo pois tem função antioxidante e anti-inflamatória, sendo fundamental para manter a boa estrutura dos fios.

Por incrível que pareça, mesmo em nosso país tropical cheio de sol, muitos de nós temos deficiência de vitamina D. Além disso, a vida nas grandes cidades, cheia de corre-corre e poluição, também é um fator para a perda da nossa saúde e beleza.

A pele e os cabelos também acusam estresse e intoxicação. Assim, os cabelos caem, perdem o brilho e quebram.

É importante reservar um tempo para cuidar da gente, usando apenas produtos naturais pois de metais pesados e outras substâncias tóxicas como Pfas, BPA, microplástico e silicone, estamos cheios.

Veja 5 receitas caseiras fáceis e econômicas que vão ajudar você a recuperar o brilho natural dos seus cabelos.

Esses banhos de brilho naturais e caseiros não têm contraindicações!

Benefícios

Quem opta por fazer um banho de brilho com regularidade certamente vai notar o quanto o cabelo fica com mais brilho, macio e forte. Esses são os principais benefícios desse procedimento, que é também barato e pode ser feito em casa.

O banho de brilho ajuda a reavivar a cor, trata fios sem vida e quebradiços, por isso pode ser feito também por quem usa produtos químicos constantemente.

Dicas de uso da touca

Esse item está sempre presente nas receitas de tratamentos para cabelo por um motivo muito simples: é essencial. O calor gerado pela touca abre as cutículas das madeixas, permitindo que os produtos penetrem em profundidade.

Não precisa comprar uma touca térmica. Pode improvisar uma toalha velha ou uma sacola plástica qualquer.

Receitas Faça Você Mesmo o seu Banho de Brilho Natural e Caseiro

Banho de brilho com vinagre de maçã ou cerveja

Tanto o vinagre de maçã quanto a cerveja têm propriedades condicionantes e nutritivas para os cabelos.

A cerveja e o vinagre de maçã são ricos em vitaminas, minerais e contêm propriedades hidratantes que ajudam a controlar o frizz. O vinagre de maçã também pode ser um ótimo remédio natural contra a caspa.

Molhe os cabelos e coloque o shampoo de sua preferência. Massageie normalmente e, antes de enxaguar, aplique uma mistura de vinagre de maçã ou cerveja com água fria e deixe descansar por 15-20 minutos antes de enxaguar.

Confira o resultado e repita uma vez por semana.

Brilho com babosa e iogurte

Babosa é a planta rainha da pele e do cabelo, pois faz bem pra tudo!

Nutre profundamente os fios, acalma o couro cabeludo, proporciona brilho, combate a queda e reduz a caspa.

Já o iogurte é rico em proteínas que nutrem o couro cabeludo. Repare que ambos os ingredientes são muito usados nas formulações de shampoo.

Para fazer esse tratamento natural, comece enxaguando o cabelo com água morna.

Coloque 4 colheres de sopa de gel de aloe vera (babosa), 3 colheres de sopa de iogurte e 2 colheres de sopa de óleo de coco.

Aplique a máscara nos cabelos, coloque uma touca e deixe agir por 30 minutos antes de lavar normalmente.

Banho de brilho com borra de café para cabelos escuros

©Tyler Nix/Unsplash
©Tyler Nix/Unsplash

O café, além de queridinho da maioria das pessoas, é também um excelente tonalizante natural. Se você não quer recorrer a produtos químicos, essa receita é uma boa dica.

O café tem a capacidade de hidratar e dar brilho natural aos fios. Além disso, também estimula o crescimento do cabelo e previne sua queda.

Umedeça o cabelo com água fria e massageie a cabeça e os fios usando borra de café. Deixe agir por cerca de 15 minutos e depois enxágue o cabelo com água morna.

Uma outra receita é misturar 2 colheres de sopa de café, 1 colher de sopa de chocolate em pó e água filtrada. Leve o café com a água para ferver e adicione o chocolate. Agora é só passar a mistura morna nos fios, mecha por mecha, deixar agir por 30 minutos usando uma touca. Enxágue e lave como de preferência.

Um última dica é você misturar a borra de café no seu condicionador normal e aplicá-lo nas pontas. Repita este processo uma vez por semana!

Banho de brilho com mel

Faça uma máscara misturando em partes iguais mel com azeite (2 ou 4 colheres de sopa cada, dependendo do comprimento do cabelo).

Aplique a máscara nos cabelos secos. Deixe agir por 30 minutos com touca e depois lave o cabelo normalmente com água morna e xampu.

Banho de brilho com ovo

As proteínas do ovo reparam os danos dos fios, enquanto o mel nutre, hidrata e dá brilho.

Misture 2 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite, 1 ovo e 1 colher de mel.

Nos cabelos previamente umedecidos com água morna, distribua essa máscara uniformemente, do couro cabeludo até as pontas. Deixe descansar por 30 minutos antes de lavar os cabelos normalmente.

Banho de Brilho para cabelos loiros

Essa receita é do livro “Ooh la la Perfect Hair” de Susie Galvez.

Fazer um banho de brilho especial para cabelos loiros ou claros é muito simples: faça um chá de camomila e espere o chá esfriar.

Lave o cabelo normalmente e use um condicionador como de costume (geralmente só nas pontas). Coloque o chá de camomila sobre os cabelos, do couro cabeludo até as pontas. Enxágue rapidamente em água fria (não quente). Seque suavemente com uma toalha.

Quantas vezes por semana se deve fazer o banho de brilho?

No máximo duas vezes por semana, se não houver reações adversas. Geralmente não há!

Esperamos que tenham gostado das dicas e talvez te interesse ler também:

MÁSCARA COM BABOSA PARA CABELOS SAUDÁVEIS E FORTES

MÁSCARA DESMAIA CABELO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER O TRATAMENTO CASEIRO

CÁRTAMO: O QUE É, COMO CONSUMIR E PARA O QUE SERVE

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *