De olho no céu! Supercometa está vindo em direção à Terra

O maior cometa já descoberto, com 150 km de diâmetro (normalmente, os cometas têm cerca de 3 a 5 km de diâmetro), está se aproximando do planeta Terra. Ele é cerca de 31 vezes maior do que os cometas que geralmente são vistos pelos astrônomos.

Em 2014, o cometa batizado de Bernardinelli-Bernstein foi detectado pela primeira vez mas só depois de sete anos puderam identificá-lo. Primeiro ele foi confundido com um planeta anão!

Gary Bernstein, um dos astrônomos que descobriu o cometa, diz que este possa ser o maior cometa registrado.

“Temos o privilégio de ter descoberto talvez o maior cometa já visto – ou pelo menos maior do que qualquer um bem estudado – e o flagramos cedo o suficiente para que as pessoas o vissem evoluir à medida que se aproxima e aquece. Ele não visita o sistema solar há mais de 3 milhões de anos.

Os cometas, assim como os planetas, orbitam o Sol. Este está vindo pela borda do sistema solar em direção à Terra. Ele chegará mais próximo do nosso planeta no dia 21 de janeiro de 2031.

À medida em que o cometa Bernardinelli-Bernstein se aproxima do Sol, os astrônomos poderão vê-lo mais de perto!

Segundo a NASA, existem atualmente 3.743 cometas conhecidos.

O nome do cometa foi dado em homenagem aos cientistas que o descobriram, um deles é o cosmólogo brasileiro Pedro Bernadinelli. O brasileiro e seu orientador encontraram o corpo celeste e estimam que o mega cometa C/2014 UN271 tenha de 100 a 200 km de diâmetro, baseado em sua quantidade de luz refletida.

Bernardelli, destaca que será acompanhado pela comunidade astronômica para compreender melhor a sua origem e composição. Ele afirma que o Laboratório Nacional de Pesquisa Astronômica Óptica Infravermelha –  NOIRLab

“Medirá continuamente o Cometa Bernadinelli-Bernstein até o seu periélio em 2031 e, provavelmente, encontrará muitos, muitos outros como ele.”

Veja a entrevista com o descobridor do maior cometa do Sistema Solar:

Talvez de interesse também:

Vida na Terra pode ter sido trazido por meteoritos

Que foto a NASA tirou no dia do seu aniversário? Descubra com o #Hubble30