De olho no céu! Supercometa está vindo em direção à Terra

De olho no céu! Supercometa está vindo em direção à Terra

O maior cometa já descoberto, com 150 km de diâmetro (normalmente, os cometas têm cerca de 3 a 5 km de diâmetro), está se aproximando do planeta Terra. Ele é cerca de 31 vezes maior do que os cometas que geralmente são vistos pelos astrônomos.

Em 2014, o cometa batizado de Bernardinelli-Bernstein foi detectado pela primeira vez mas só depois de sete anos puderam identificá-lo. Primeiro ele foi confundido com um planeta anão!

Gary Bernstein, um dos astrônomos que descobriu o cometa, diz que este possa ser o maior cometa registrado.

“Temos o privilégio de ter descoberto talvez o maior cometa já visto – ou pelo menos maior do que qualquer um bem estudado – e o flagramos cedo o suficiente para que as pessoas o vissem evoluir à medida que se aproxima e aquece. Ele não visita o sistema solar há mais de 3 milhões de anos.

Os cometas, assim como os planetas, orbitam o Sol. Este está vindo pela borda do sistema solar em direção à Terra. Ele chegará mais próximo do nosso planeta no dia 21 de janeiro de 2031.

À medida em que o cometa Bernardinelli-Bernstein se aproxima do Sol, os astrônomos poderão vê-lo mais de perto!

Segundo a NASA, existem atualmente 3.743 cometas conhecidos.

O nome do cometa foi dado em homenagem aos cientistas que o descobriram, um deles é o cosmólogo brasileiro Pedro Bernadinelli. O brasileiro e seu orientador encontraram o corpo celeste e estimam que o mega cometa C/2014 UN271 tenha de 100 a 200 km de diâmetro, baseado em sua quantidade de luz refletida.

Bernardelli, destaca que será acompanhado pela comunidade astronômica para compreender melhor a sua origem e composição. Ele afirma que o Laboratório Nacional de Pesquisa Astronômica Óptica Infravermelha –  NOIRLab

“Medirá continuamente o Cometa Bernadinelli-Bernstein até o seu periélio em 2031 e, provavelmente, encontrará muitos, muitos outros como ele.”

Veja a entrevista com o descobridor do maior cometa do Sistema Solar:

Talvez de interesse também:

Vida na Terra pode ter sido trazido por meteoritos

Que foto a NASA tirou no dia do seu aniversário? Descubra com o #Hubble30

O impressionante vídeo da NASA que mostra mais de um século de aquecimento global em 30 segundos

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *