Maio: mês de espetáculo celeste com cometas, meteoros e encontro de planetas

Maio: mês de espetáculo celeste com cometas, meteoros e encontro de planetas

Para quem perdeu o espetáculo celeste com a chuva de meteoros que ocorreu no mês de abril, poderá apreciar no mês de maio um show luminoso com cometas e meteoros!

Segundo informações dadas por Gustavo Rojas (@gurojas),  físico da Universidade Federal de São Carlos à Revista Galileu e confirmadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), teremos no começo desse mês a famosa chuva de meteoros Eta Aquarídeos.

Cometas são resquícios congelados da formação do Sistema Solar que a medida que se aproximam do Sol evaporam gradativamente, deixando o rastro (cauda) constituído por detritos.

As partículas de poeira deixadas no caminho da passagem do cometa podem penetrar a atmosfera terrestre, originando as chuvas de meteoros.

Em maio, teremos a oportunidade de vislumbrar o recém descoberto cometa C/2020 F8 (Swan) e para você poder observar essa aparição celeste, segue uma lista desse e outros eventos astronômicos. Lembrando que além da chuva de meteoros teremos o encontro de planetas!

Calendário Cósmico de Maio

Para você se preparar para admirar os adventos celestes como a chuva de meteoros, a passagem de um cometa, o encontro da Lua com Marte e a “partida” do planeta Vênus, fique de olho nas datas a seguir:

DIA 6 – Poeira Cósmica

Teremos neste dia as chuvas de meteoros Eta Aquarídeos provocadas por partículas de poeira deixadas pelo famoso Cometa Halley. Em condições favoráveis (clima, localização e visibilidade), será possível ver esse fenômeno da passagem de até 50 meteoros por hora. Para poder testemunhar esse acontecimento,  olhe na direção leste a partir das 3 h.

DIA 15 – Encontro da Lua e Marte em Aquário

A Lua na fase minguante irá fazer uma passagem perto de Marte, o planeta vermelho, na sexta-feira, 15,  de madrugada. Além disso, os planetas Júpiter e Saturno também poderão ser vistos na Constelação de Capricórnio, próximos a esse encontro.

DIA 20 – Cometa ao Norte

Em março deste ano, foi descoberto o cometa C/2020 F8 (Swan) que mostrará seu brilho máximo por volta do dia 20 de maio. Para ver esse cometa em seu apogeu, use binóculos direcionados ao horizonte norte, durante o final da madrugada.

DIA 22 – Partida de Vênus

O planeta Vênus, conhecido como “Estrela D’Alva” que tem aparecido no céu vespertino (após o pôr do Sol), a oeste, acompanhado do planeta Mercúrio. Em junho mudará sua posição e passará a ser visível a leste, antes do amanhecer.

Maio cósmico

Neste vídeo, Richard do canal Galeria do Meteorito dá detalhes e esclarecimentos sobre os eventos acima e outros fenômenos cósmicos que irão ocorrer no mês de maio.

https://www.youtube.com/watch?v=fO-JWRt9yeo

Agora que você já sabe quando irão ocorrer esses fenômenos extraordinários, fique ligado (a) para poder contemplar essas belas atrações celestes!

Talvez te interesse ler também:

Pentágono confirma a autenticidade das imagens de OVNIs registradas durante missões aéreas

Que foto a NASA tirou no dia do seu aniversário? Descubra com o #Hubble30

Ganhe anos-luz de sabedoria conhecendo a dimensão do universo e a importância do ser humano

Fonte foto: Cometa Swan – NASA

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *