Prepare-se para as chuvas de meteoros que prometem iluminar o céu em 2017


2017 não será apenas um ano em que ocorrerão dois eclipses solares. Outro belo fenômeno vai nos encantar este ano: a chuva de meteoros.

Meteoros, também conhecidos como estrelas-cadente, é um fenômeno luminoso que pode ser observado quando um meteoroide passa pela atmosfera terrestre. E, às vezes, eles aparecem em forma de chuva. É esse fenômeno que vai “chover” em 2017, já que muitas chuvas de meteoros vão ocorrer este ano.

Confira, a seguir, o calendário das chuvas de meteoros, segundo informa o site Exploradores do Céu.

Abril

16 a 25 – Chuva de meteoros Lirideas

Os Lyrids são um “chuveiro médio”, pois produzem, normalmente, cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. Esses meteoros podem produzir trilhas de poeira brilhante que duram vários segundos. O seu auge será em 21 e 22 de abril. Procure vê-los depois da meia-noite.

Maio

5 a 6 – Chuva de Meteoros Eta Aquarids

Os Aquarids Eta são um banho de luz e, geralmente, produzem cerca de 10 meteoros por hora em seu pico. Melhor visualização é para o leste, após a meia-noite, de preferência longe das luzes da cidade.

Julho

28 a 29 – Chuva de Meteoros Aquarids

Os Aquarids Delta podem produzir cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. O auge será em 28 e 29 de julho, mas alguns meteoros poderão ser vistos a partir de 18 julho até 18 agosto. Melhor visualização é para o leste, após a meia-noite, em um local escuro.

Agosto

12 e 13 – Chuva de meteoro Perseidas

Os Perseidas são um dos melhores meteoros para se observar, pois produzem até 60 meteoros por hora em seu pico. O ponto radiante desse chuveiro será na constelação de Perseu. Busque um local escuro e olhe para o nordeste, após a meia-noite.

Outubro

21 – Chuva de meteoros Orionídeas

Os Orionids produzem cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. Um bom espetáculo pode ser visto em qualquer manhã de outubro, entre os dias 20 e 24. A melhor visualização será para o leste, após a meia-noite.

Novembro

18 – Chuva de meteoro Leonídeos

As Leónidas produzem, em média, 40 meteoros por hora em seu pico. O chuveiro tem um pico cíclico a cada 33 anos, quando centenas de meteoros podem ser observados a cada hora. O espetáculo deste ano promete ser um dos melhores, porque a lua nova vai deixar o céu escuro, com uma excelente visualização. Olhe para a constelação de Leão após a meia-noite.

Dezembro

14 – Chuva de Meteoros Geminideos

Os Geminids são considerados por muitos como o melhor chuveiro de meteoros nos céus, pois produzem cerca de 60 meteoros multicoloridos, por hora, em seu pico. Busque a constelação de Gêmeos, a leste, após a meia-noite, em um local escuro.

Preparado para esses espetáculos? Coloque na agenda as datas e olhe para o céu!

Especialmente indicado para você:

CIENTISTAS PODEM TER DESCOBERTO ELEMENTO MISTERIOSO DO CENTRO DA TERRA

PROXIMA B, NOSSO VIZINHO ESTELAR HABITÁVEL

EXISTEM OUTRAS DUAS “TERRAS” ONDE PODERIA EXISTIR VIDA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...