Céu movimentado: mês de maio é marcado por agenda astronômica cheia


O mês de maio será muito movimentado, astronomicamente falando.

Anote as datas

Chuva de meteoros, entre 21 de abril e 12 de maio, mais intensa do dia 5 para o dia 6.

Na madrugada de 16 de maio, todo o Brasil poderá assistir a um eclipse lunar total no céu, que não acontece desde 2019.

Também no dia 16, a Lua Cheia mais conhecida como “Lua da Flor” poderá ser avistada.

E no dia 29 de maio, seremos contemplados pela conjunção de Marte e Júpiter.

Confira o calendário astronômico de maio a seguir!

Foguete Rocket Lab Electron

3 de maio: Um foguete Rocket Lab Electron vai lançar a missão Cislunar Autonomous Positioning System Operations and Navigation Experiment (CAPSTONE), da NASA, para a Lua a partir da Península de Mahia, na Nova Zelândia.

A janela de lançamento vai até 15 de maio.

Chuva de meteoros Líridas

A chuva de meteoros Líridas (ou Lirídeos) tem início na terça-feira, 3, e vai até o dia 14 de maio, produzindo sua taxa máxima de meteoros entre 8 e 9 de maio.

Durante esse período de 12 dias, haverá a chance de ver meteoros Líridas surgindo no céu sempre que a constelação de Lira estiver acima do horizonte, com o número de meteoros visíveis aumentando quanto mais alta ela estiver no céu.

Chuva de meteoros Eta Aquáridas

Antes do eclipse lunar, no dia 6 de maio, os observadores poderão acompanhar o auge da chuva de meteoros Eta Aquáridas.

Ela é conhecida por sua rapidez e densidade, deixando rastros muito brilhantes no céu noturno, alguns podem até explodir.

Especialmente a partir das 2 h da manhã, o horizonte leste (onde nasce o Sol) será preenchido com “estrelas cadentes” aos montes.

O melhor horário para observação é uma hora antes do amanhecer, quando o radiante da chuva (a constelação de Aquário) estará mais alto no céu.

O que faz desta chuva mais especial é o ponto onde os meteoros convergem, bem visível no hemisfério Sul e, principalmente, a sua composição.

O que gera os fenômenos luminosos são pedacinhos da cauda do famoso cometa Halley, que nos visitou pela última vez há 35 anos, em 1986.

A atividade começou em 21 de abril e continua até 12 de maio, mas o momento de maior intensidade, quando mais de 50 meteoros serão vistos por hora, será na noite entre 5 e 6 de maio.

Localidades na região da linha do Equador terão mais clareza, mas qualquer ambiente com baixa luminosidade artificial e boas condições climáticas permite a observação.

Lua de Sangue

O fenômeno acontece quando a Lua é encoberta pela sombra da Terra no espaço, a partir do alinhamento entre Sol, a Terra e a Lua.

Além disso, a Terra servirá como uma espécie de filtro, dando um toque avermelhado à imagem do satélite natural, gerando a famosa “Lua de Sangue“.

A cor da Lua durante o fenômeno será vermelha por conta da ‘dispersão de Rayleigh‘, que ocorre quando a luz solar é refratada e dispersada na atmosfera do planeta Terra.

De acordo com a NASA, sua aparência será cerca de 7 % maior e será possível acompanhar o fenômeno nas Américas, na Europa, na Ásia, na Austrália e no Pacífico.

O eclipse começará a se formar às 22h32 (horário de Brasília) do dia 15 e seu ápice ocorrerá à 1h11 da madrugada do dia 16. O fim do evento está previsto para às 3h51.

Um segundo eclipse lunar total acontecerá no dia 7 de novembro, que também será visível do Brasil.

Em novembro de 2021, foi registrado um eclipse lunar parcial tão intenso que quase poderia ser chamado de total.

Mas o último eclipse lunar total registrado foi em 2019.

Lua Cheia/Lua da Flor

Mais uma bela noite para observar a Lua, que estará com 100 % de iluminação.

A fase cheia de maio recebe o nome de “Lua da Flor“, por povos nativos norte-americanos, pois marca o auge da primavera no hemisfério Norte, clima quente.

No hemisfério Sul, ao contrário, estamos no outono e clima esfriando.

Foguete Atlas V

Um foguete Atlas V da United Launch Alliance lançará a espaçonave CST-100 Starliner da Boeing à Estação Espacial Internacional (ISS), em um lançamento de teste, denominado OFT-2 (sigla em inglês para voo orbital de teste 2).

Como o próprio nome indica, essa será a segunda tentativa de alçar a espaçonave à órbita.

A primeira não teve sucesso. Em 2019, o veículo espacial passou por vários problemas de software, ficando “encalhado” em uma altura de órbita baixa da Terra por aproximadamente dois dias antes de cair no oceano.

De acordo com um comunicado emitido pela NASA, a decolagem será a partir do Space Launch Complex-41, na Estação de Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida, às 20h54, pelo horário de Brasília.

Conjunção entre Marte e Júpiter

Marte e Júpiter darão um beijo cósmico no céu.

Do ponto de vista da Terra, eles estarão coladinhos, a apenas meio grau de distância.

Eles nascem por volta das 2 h da madrugada do dia 28 para 29 de maio, no horizonte leste, e passeia junto pelo céu, sendo visível até o amanhecer.

Marte, alaranjado, estará à direita.

Júpiter, que parece uma grande estrela amarelada, à esquerda.

Por volta das 4 h da manhã, também nasce o planeta Vênus, conhecido como “Estrela Dalva“.

Saturno estará acima dos três, no alto do céu, em um alinhamento quádruplo.

Chuva de meteoros Tau Herculids

Se tudo confluir, haverá a possibilidade de avistarmos uma intensa exibição de meteoros, graças a um cometa que se fragmentou em 1995 e, aparentemente, ainda está se decompondo.

Isso pode acontecer, à medida que a Terra passa por um fluxo particularmente denso de partículas geladas que o cometa 73P/Schwassmann-Wachmann deixou para trás nos anos de 1995, 1897 e 1892.

Se tudo der certo, veremos um verdadeiro espetáculo de meteoros no céu: a chuva de meteoros Tau Herculids.

De acordo com as previsões, serão dois surtos de meteoros na madrugada do dia 31, um em torno das 0h10 (horário de Brasília) e o maior, em torno das 2h15 (horário de Brasília).

Ainda não existem estimativas de quantos meteoros por hora poderão ser observados, mas há a expectativa que possa ser a mais intensa chuva de meteoros dos últimos 20 anos.

Como é noite de Lua Nova, sem o brilho da Lua para ofuscar, é uma ocasião perfeita para observação e registro das estrelas e planetas.

Aproveite.

Um binóculo ou telescópio torna a experiência mais interessante.

Para acompanhar ao vivo o eclipse lunar total:

Talvez te interesse ler também:

A lua está se afastando da Terra e os dias estão cada vez mais longos 

Os efeitos da Lua Cheia sobre o homem, plantas e animais

A lua dança em volta da Terra e mostra seu lado escuro

Alterar a química da lua para fazer mais luz sobre a Terra: este é o projeto de Brighter Moon




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...