Eclipse Raro: O Dia Vai Virar Noite e Poderá Ser Visto no Brasil


Amanhã, sábado 14, os amantes da astronomia e curiosos de todo o Brasil terão a oportunidade de testemunhar um fenômeno celestial notável – o tão esperado “eclipse anular do sol”. Diferente dos eclipses solares mais comuns, este evento promete transformar o dia em noite, criando um espetáculo celestial incomparável. No entanto, vale ressaltar que a visão completa desse evento estará reservada apenas para algumas regiões do Norte e do Nordeste do país.

Compreendendo o Eclipse Solar Anular

O que torna o “eclipse solar anular” tão especial? Esse fenômeno ocorre quando o sol, a lua e a Terra se alinham de maneira precisa. Como resultado, uma parte significativa do disco solar fica coberta, criando um impressionante anel de fogo. Segundo especialistas do Climatempo, apenas algumas áreas no Norte e no Nordeste do Brasil terão o privilégio de testemunhar essa exibição cósmica.

Diferença Entre o Eclipse Anular e o Eclipse Total

A astrônoma Josina Nascimento, ao falar ao portal do Observatório Nacional, explicou que a principal diferença entre o eclipse anular e o eclipse total está na distância entre a lua e a Terra. Quando ocorre um eclipse anular, a lua se encontra um pouco mais afastada da Terra, resultando em uma aparência diferente de seu diâmetro aparente em comparação com o do sol.

Em ambos os casos, seja o eclipse total ou anular, a lua se coloca entre a Terra e o sol, bloqueando total ou parcialmente a luz solar em determinadas áreas da superfície terrestre. A região mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada de umbra, enquanto a penumbra é a área ao seu redor, onde a luz solar é apenas parcialmente bloqueada, criando um eclipse parcial.

Frequência dos Eclipses Solares Anulares

Embora o eclipse anular não seja um fenômeno raro em termos astronômicos, ele apenas se torna visível em poucas regiões do planeta. O último eclipse anular ocorreu em 2021, mas, infelizmente, não foi visível em nenhum lugar do Brasil.

Como Observar o Eclipse Solar Anular?

De acordo com Josina Nascimento, o eclipse anular poderá ser visto em todas as regiões do Brasil, mas apenas parcialmente. A visão privilegiada do fenômeno completo estará disponível somente para algumas localidades nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Data e Horário do Eclipse Solar Anular

No Rio de Janeiro e São Paulo, os observadores poderão apreciar o fenômeno de forma parcial a partir das 15h43, atingindo seu ápice às 16h51 e encerrando às 17h50. Entretanto, é essencial exercer cautela ao observar o eclipse solar anular.

Cuidados ao Observar o Eclipse Solar Anular

É importantíssimo não olhar diretamente para o sol sem o uso de filtros solares adequados, pois isso pode causar danos oculares irreversíveis. O uso de telescópios sem a proteção adequada também é estritamente desaconselhado. Em vez disso, os interessados podem optar por métodos de observação indireta, como a projeção, que envolve a criação de aparatos simples, como um furo em um pedaço de papelão direcionado para o sol, projetando a imagem do eclipse de forma segura em uma superfície branca.

O eclipse solar anular de 14 de outubro de 2023 promete ser um espetáculo único, proporcionando aos observadores a oportunidade de testemunhar um raro evento astronômico. Lembre-se de seguir todas as medidas de segurança ao observar o sol e desfrutar desse incrível fenômeno celestial. Este é um daqueles momentos especiais em que a ciência e a natureza se unem para nos proporcionar um espetáculo memorável no céu do Brasil.

Assista on line

Seja porque você não esta nos locais onde o eclipse será visível totalmente ou por qualquer outro motivo, é possível ver o evento online no video abaixo:

Fonte: G1

Talvez te interesse ler também:

Ganhe anos-luz de sabedoria conhecendo a dimensão do universo e a importância do ser humano

Seres estelares: quem são, onde e como vivem

O som do buraco negro: ouça!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...