Em Rio Claro a primeira estrada no Brasil pavimentada com plástico reciclado


Um pequeno trecho de um grande projeto! Pavimentar as estradas do Brasil de um jeito bom para as pessoas e para o meio ambiente: com plástico reciclado.

Um projeto piloto de economia circular, inédito no Brasil, acaba de ser lançado em Rio Claro-SP, através da Dow, empresa de engenharia de materiais, em parceria com a Eixo SP Concessionária de Rodovias S.A, do Grupo Ecological e da Stratura Asfaltos S.A.

A tecnologia desenvolvida pela Dow, chamada Elvaloy, além de reciclar o plástico e resolver em parte o problema da grande poluição desse material no planeta, é também boa para a segurança nas estradas.

O material melhora o desempenho do asfalto, evitar deformações, buracos e rachaduras frequentes, e faz com que as estradas durem mais e precisem de menos recapeamentos.

Além disso, reduz as emissões de CO2 geradas pelos fornos de altíssimas temperaturas necessários para a fabricação do cimento (material usado na pavimentação).

Na verdade, o plástico e o material usado na pavimentação das estradas são similares. O asfalto nada mais é do que Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), uma mistura de agregados pétreos e CAP, que resultam em um material de flexibilidade controlada e pouco permeável à água.

Plásticos também são feitos de petróleo. Então, nada mais lógico que reciclar esse material para pavimentação.

Estradas feitas de plástico reciclado já existem, mas a novidade é a sua chegada no Brasil:

A aplicação de plástico reciclado para pavimentação de ruas, estradas e ciclovias, somente com a tecnologia Elvaloy, já resultou em mais de 100 toneladas métricas de resíduos desviados dos aterros sanitários, em mais de 600 km de pistas no total de 11 países, incluindo agora o Brasil.

Para a a pavimentação do quilômetro da Rodovia Washington Luís, em Rio Claro-SP, no sentido capital interior, foram utilizadas cerca de 200 mil embalagens plásticas.

Um pequeno trecho, uma grande promessa:

“Se esta tecnologia fosse utilizada em todas as rodovias asfaltadas do Brasil, mais de 80 bilhões de embalagens plásticas de alimentos poderiam ser eliminadas do meio ambiente” afirma Assis Villela, gerente de pavimentação da Eixo SP, uma das empresas responsáveis pela iniciativa.

“Aproveitamos o plástico pós-consumo produzido, coletado e reciclado em um trecho de rodovia que apresentará melhor desempenho em relação ao asfalto convencional. Assim, estamos dando uma segunda vida ao plástico e gerando valor por meio de sua aplicação”, ressalta Ivan Trillo, Gerente de Sustentabilidade da Dow.

Fontes:

  1. investe.sp.gov.br
  2. estradas.com.br

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Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


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