A primeira ciclovia do mundo feita de plástico reciclado do lixo


Uma verdadeira revolução. A nova ciclovia feita com os resíduos plásticos do nosso lixo, resolve todos os problemas de segurança derivados dos buracos e irregularidades no asfalto, além de favorecer o defluxo de água da chuva em excesso.

Uma nova ciclovia acaba de ser inaugurada na Holanda, em Zwolle. Até aqui, nada de novo, visto que o país possui quilômetros e quilômetros de ciclovias. Mas a nova estrada dedicada aos ciclistas desta vez foi feita usando plástico reciclado!

Esta é absolutamente a primeira ciclovia no mundo feita da recuperação e reciclagem do plástico.

Nascida da colaboração entre três empresas, KWS, Wavin e Total, a PlasticRoad tem 30 metros de comprimento e contém uma quantidade de plástico reciclado igual a 218.000 copos descartáveis ou 500.000 tampas de plástico.

ciclovia plastico 2

Foi inaugurada em 11 de setembro e foi construída em poucos dias. Seus inventores, Anne Koudstaal e Simon Jorritsma, explicaram:

“Este primeiro piloto é um grande passo a frente, rumo a um caminho sustentável à prova de um futuro e feito de resíduos de plástico reciclado. Quando inventamos o conceito não sabíamos como construir a PlasticRoad. Agora sabemos.”

As vantagens

ciclovia plastico 3

Além da capacidade de reutilizar o lixo prejudicial ao meio ambiente, tal qual o plástico, o projeto elimina os problemas de segurança causados ​​por buracos e desníveis no asfalto. Como? Além de fazer bem à Terra, a ciclovia está equipada com uma série de sensores que monitorizam o desempenho da pista, tal como a sua temperatura, o número de bicicletas circulantes e a qualidade do asfalto, tornando-se a primeira ciclovia inteligente do mundo.

Ela foi projetada por seus designers para durar três vezes mais do que uma ciclovia tradicional, além de eliminar os problemas de segurança.

E, para finalizar, graças à sua estrutura permeável, a água da chuva pode ser drenada rapidamente pela pista, sem formar poças perigosas e também contribuindo para a redução do ruído do tráfego.

Não será a única

Em novembro, será instalada uma segunda ciclovia em outra cidade holandesa, a Overijssel, onde serão feitas outras melhorias em comparação à ciclovia de Zwolle. Enquanto isso, estão pensando em fazer outras novas ciclovias desta e aplicar o mesmo sistema em estacionamentos, plataformas ferroviárias ou calçadas.

Um sonho para o Brasil e o mundo, uma vez que, independentemente dos materiais com que são realizadas, ainda faltam ciclovias em muitas cidades.

Talvez te interesse ler também:

ECOHELMET: CAPACETE PARA CICLISTAS, INOVADOR, FEITO DE PAPEL!

COMO TRANSFORMAR UMA BIKE VELHA EM CADEIRA DE RODAS PARA OS MAIS POBRES

20 RAZÕES QUE FARÃO VOCÊ QUERER ANDAR DE BICICLETA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...