10 ideias de presentes de Natal faça você mesmo


Poucas são as pessoas que não estão contando os dias para 2020 acabar. E o espírito natalício esse ano tá bem murchinho. Pudera! A pandemia trouxe crise econômica, desemprego e muita gente perdeu amigos e ou parentes. Neste contexto, como pensar em presentes de Natal?

Vamos apresentar aqui 10 ideias para te inspirar a colocar as mãos na massa, pensando em contribuir para um mundo menos consumista, menos poluído, mais humano e criativo, fazendo você mesmo o presente.

Use a imaginação para adaptar as ideias conforme o seu gosto e claro, o da pessoa especial que receberá o teu presente.

Bombas de sementes

Já ouviu falar em bomba de semente? O que é isso? É uma bolinha de argila preenchida com sementes para plantar.

Será um belo presente, não só para adultos entusiastas da jardinagem, mas também para as crianças que adoram colocar as mãozinhas na terra e ver as plantas crescerem.

E uma ideia a mais nesse presente, é fazer o seu embrulho sem nenhum custo reutilizando rolos de papel higiênico, como na foto acima.

Siga o vídeo para saber como fazer as bombas. Esse presente literalmente vai bombar!

Sabonetes

©Kristina Balić/Unsplash

Quem não gota de um sabonete artesanal?

Este sabonete pode ser preparado em casa reutilizando óleo de cozinha – veja aqui nossa receita – ou reutilizando pedaços de sabonete.

Use gotas de óleos essenciais de sua preferência para dar o perfume. As cores podem ser obtidas com corantes naturais utilizando cacau em pó, casca de romã, açafrão ou colorau.

Os sabonetes podem ser decorados com pétalas de flores ou ervas secas para serem adicionadas um pouco antes de colocar o sabonete nos moldes.

Biscoitos feito em casa

biscoitos dia dos namorados

Biscoitos podem ser um dos presentes mais apreciados no Natal e estão entre os mais fáceis de fazer. Isso porque, se forem feitos com amor, com bons ingredientes, ficarem gostosos e forem embrulhados em um lindo recipiente, o sucesso é garantido.

Você pode colocar os biscoitos em uma lata bacana, em um pote de vidro decorado ou até em saquinhos de papel, amarrados com fitas vermelhas e douradas.

Outra dica é colocar nos biscoitos sabores de maçãs, laranjas ou canela, que são ingrediente que combinam com o Natal, mas você pode escolher o sabor dos biscoitos de acordo com o gosto de quem vai recebê-los.

Geleias

Um dos presentes caseiros mais clássicos do Natal, você sabia, que é a geleia?

Veja qui uma receita de geleia de Golden Berry, (Physalis peruviana), conhecida no Brasil como camapú, uma fruta ideal para veganos.

Mas claro, faça a sua geleia preferida preferivelmente escolhendo frutas da estação. É aconselhável esterilizar muito bem os frascos e suas tampas, enxugá-los devidamente e despejar a geléia ainda quente.

Capriche na embalagem e pronto: um presente clássico, original, útil e gostoso!

Nutella vegana feita em casa

Esta é uma versão para a preparação de um creme de cacau e avelãs muito mais leve e saudável em comparação com a Nutella bem conhecida.

O creme de avelãs, mesmo antes da chegada da sua versão comercial, representa uma preparação típica da cozinha piemontesa (Itália).

Fazer Nutella em casa é fácil e o creme pode durar até 1 semana na geladeira, mas será difícil não acabar com ele antes 🙂

Receita

Ingredientes para um frasco de 200 ml:

  • 6 colheres de sopa de avelãs inteiras
  • 1 e 1/2 colher de sopa de cacau em pó
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 4-6 colheres de sopa leite de soja preferivelmente com sabor de baunilha

Preparação:

  1. Toste as avelãs por 2-3 minutos em uma frigideira em fogo médio, em seguida, bata até pulverizar as avelãs tostadas em um mixer ou liquidificador, adicione o óleo e continue a bater até que a mistura fique cremosa.
  2. Adicione o açúcar, o cacau em pó e bata por apenas um minuto, em seguida, adicione aos poucos o leite, regulando a consistência e continue a bater até obter um creme liso.

Panetone

Para muitos, o panetone é indispensável no Natal. Não há necessidade de comprá-lo se você gosta de fazer bolos e doces. Já pensou em presenteá-lo? Panetone caseiro, cá para nós, não tem comparação.

Furoshiki

O que é isso?

É um lenço que teria duas funções neste caso: um presente, o próprio lenço, e um embrulho.

A tradição de embrulhar coisas com o lenço vem do Japão e aqui você pode descobrir 10 ideias para presentar com furoshiki (bolsas, garrafas de vinho, cesta de frutas, etc)

Tricô ou crochê

Quem sabe fazer tricô ou crochê pode fazer lindos presentes, originais e feitos especialmente para quem irá recebê-los.

Mas se você não sabe fazer tricô, que tal dar uma olhada e aprender o arm knitting, uma técnica para tecer fios que usa apenas as mãos (sem agulhas).

É bem interessante. Clique aqui para conhecê-la.

Bijoux faça você mesmo

Resíduos e materiais reciclados podem ser a principal base para a criação de bijuterias faça você mesmo. Veja aqui como fazê-las usando cartões de crédito, aqui usando tampinhas de cerveja, latinhas de alumínio e meias-calças.

Roupas

Que tal fazer uma saia, uma blusinha, um chinelo e até mesmo uma bolsa reciclando uma camisa social?

Veja aqui 10 ideias interessantes para criar algo muito especial neste Natal.

E embalagens não irão faltar para os presentes.

Veja aqui como reciclar garrafas pet para criar os embrulhos para os teus presentes e aqui como embrulhar de maneira ecologicamente correta.

E as ideia não acabam aqui…

Talvez te interesse ler também:

Natal Last Minute: 10 presentes no pote de vidro faça você mesmo

Natal: 10 presentes Feng Shui para a casa

Natal: presentes incríveis com 5 ideias para reciclar jornais e revistas

Presente de Natal, lindo e econômico: saquinho com Oráculo das Runas




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...