10 ideias para reciclar latinhas de alumínio


Nós sabemos que em todo objeto usado encontra-se um potencial novo objeto. Por exemplo, as latinhas de alumínio. Quantas delas jogamos fora todos os dias?

Tudo bem que muitas são vendidas pelos catadores mas, se você gosta de artesanato e reciclagem, com um pouco de imaginação, as latinhas podem se tornar objetos tão diversos quanto altamente originais, cuja criação é divertida e econômica.

Por que comprar acessórios e objetos de decoração quando podemos criá-los nós mesmos e torná-los únicos?

Veja algumas ideias para colocar em prática o teu desejo de criar e ser original fazendo bem ao planeta.

Você ainda poderá usar as tuas obras para presentear parentes e amigos ou até vendê-las.

Latonagem com latinha

Do lixo ao luxo com a técnica da latonagem com a qual dá para fazer lindos objetos de decoração.

Siga as instruções neste vídeo:

Ecobags

foto

Com os danos causados pelo uso das sacolas plásticas, as ecobags vieram para ficar. Essa daqui realmente vai parar o quarteirão, todo mundo vai querer saber onde você a comprou.

Criar um acessório como este é relativamente simples: basta imaginar um modelo e definir seus contornos, fazer um molde em papel e recortar as latinhas em pequenos pedaços. Depois de tê-los nivelado, basta fundi-los em um mosaico com a ajuda de um grampeador e um pouco de arame. Para recortar as latas, faça primeiramente um buraco na lata usando um alicate ou estilete, e depois use uma tesoura simples para cortar a latinha.

Molduras

foto

O efeito mosaico de pequenas peças de alumínio se presta a muitas outras aplicações, como para fazer molduras para quadros e espelhos, por exemplo. O procedimento é sempre o mesmo e é muito simples: em uma base de madeira, plástico ou papelão são colados os retângulos de alumínio previamente planejados para criarem o mosaico que você quiser. Dada a dificuldade de colar o alumínio sobre um outro material, é aconselhável espalhar sobre a superfície do quadro uma pasta tipo durepox e colocar peças de alumínio, deixando que a própria massa, ao endurecer, as cole.

Acessórios

foto

Recortando o alumínio na forma desejada e dobrando os ângulos para que não machuquem, é possível criar pulseiras, colares e brincos. Use a imaginação.

Cortinas

foto

Da mesma forma, recortando alumínio em pequenos pedaços pelas formas geométricas e dobrando os ângulos você pode juntá-las com fios coloridos e criar uma cortina. Para dar-lhe um peso, use nas extremidades algumas contas de vidro.

Também da2 para fazer uma cortina com os lacres. Olha como fica linda. Siga o tutorial no vídeo:

Leia também:

Cinzeiros

foto

Com as latas também se pode fazer cinzeiros originais, simplesmente cortando a parte superior da lata, fazer várias tiras, dobrando-as para a parte interna da lata. Veja o vídeo abaixo que mostra passo a passo de como fazê-lo.

Acessórios Eco-fashion com os lacres

foto

Para a criação dos acessórios também servem os lacres que abrem as latas. Se você tiver paciência, destreza e imaginação, as possibilidades são infinitas: ligando-as umas às outras, você pode de fato criar belos objetos.

A reutilização dos lacres também serve para fazer em móveis e acessórios para decoração. Olha que linda esta obra do designer Mauricio Affonso.

foto

No vídeo abaixo algumas ideias:

Lanternas de jardim

Veja que fofura estas “lanternas” feitas com latas de alimentos. Uma vez usadas e lavadas com cuidado, escolha o que deseja como desenho e o reproduza sobre as latas com a ajuda de um marcador, prego e martelo, fazendo furos a uma distância de cerca de meio centímetro entre eles.

Para evitar que a lata se amasse, é aconselhável enchê-la antes de água e colocá-la no congelador por uma noite. Depois, pinte as latas da cor que você preferir. Insira velas e estão prontas as tuas lanternas definitivamente originais e eco-friendly.

foto

Abajur de lacre de latinha de alumínio

Com os lacres e um pouco de paciência é possível criar belas luzes de cabeceira. Todas as instruções e o passo a passo neste tutorial.

foto

Bolsinha de crochê com lacre

Essa ideia é pra vender pois essas bolsas ficam muito lindas. Claro, vai precisar saber um pouco crochê mas nada de super difícil. Olha que lindas!

Gostou das ideias? Já fez alguma delas? Conta pra gente!

Talvez te interesse ler também:

RECICLAR E REUTILIZAR: QUAL É A DIFERENÇA?

10 IDÉIAS PARA RECICLAR CARTÕES DE CRÉDITO

IDEIAS ORIGINAIS PARA RECICLAR CHAVES

NATAL: PRESENTES INCRÍVEIS COM 5 IDEIAS PARA RECICLAR JORNAIS E REVISTAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...