Colorau: o que é e para que serve. É natural?


O colorau, também chamado de colorífico, é um tempero popular na culinária brasileira, que realça a cor e o sabor dos alimentos, e ainda faz bem para a saúde, devido às suas propriedades antioxidante, anti-inflamatória e cicatrizante.

Vale a pena saber mais sobre o colorau: sua origem, seus diversos empregos e benefícios, se de fato trata-se de um produto natural, e se é possível fazê-lo de forma caseira.

O que é

O colorau é oriundo da semente de urucum, que é extraída do arilo (cobertura) da semente tintorial do urucuzeiro (Bixa orellana), árvore típica da região tropical da América do Sul.

O preparo do colorau consiste em dessecar (secar) e triturar as sementes do urucum e depois misturá-las com fubá ou farinha de mandioca, podendo, ou não, ter a adição de óleo comestível e de sal.

Esse condimento, feito a base dessa mistura, originou-se da necessidade de fazer render o urucum em uma época de escassez dessas sementes.

Para que serve e como usar o colorau

O urucum, matéria-prima do colorau, é rico em carotenoide, substância responsável pela cor de suas sementes e precursor da vitamina A.

Por causa dessa propriedade do urucum, o colorau serve para dar cor aos pratos, além de conter importantes nutrientes para a saúde humana.

Nas receitas culinárias, pode-se utilizar o colorau em pratos como:

  • recheios
  • molhos
  • pastas
  • massas
  • refogados
  • caldos
  • sopas
  • e até doces

Além do emprego culinário, o colorau é muito usado na indústria alimentícia para dar coloração aos alimentos e também a outros produtos, tais como:

  • medicamentos
  • tintas
  • cosméticos
  • artesanato
  • cerâmica

Colorau faz mal?

Apesar do colorau fazer bem à saúde, ele não deve ser consumido de forma excessiva, para não provocar desequilíbrios metabólicos no organismo.

Precaução

Há casos em que é preciso ter cautela no consumo deste tempero, tais como:

  • gestantes
  • amamentantes
  • diabéticos
  • pessoas que sofrem da Síndrome do Intestino Irritável (SII)

Contraindicação

O colorau é contraindicado para pessoas sensíveis ou alérgicas aos princípios ativos do urucum.

O colorau é natural?

Sim, feito da semente do urucum, o colorau é um produto natural, mas é preciso ficar de olho na embalagem do produto.

Para adquirir um produto confiável, que não seja adulterado com aditivos químicos, conservantes, açúcar ou até mesmo corantes artificiais, opte por marcas qualificadas e leia o rótulo antes de comprar. Veja as informações sobre os ingredientes contidos no produto.

Outro detalhe importante: prefira comprar colorau embalado, em vez de a granel, pois assim, você pode ver a data de fabricação e outras informações sobre o produto.

Quanto mais recente for a produção mais preservados estarão os princípios ativos do urucum.

Como fazer colorau em casa?

Uma opção para você ter certeza da procedência e dos ingredientes utilizados na formulação do colorau, é você fazer seu próprio condimento em casa.

Receita de colorau caseiro

Aprenda como se faz o colorau de forma caseira, os ingredientes que são usados e o passo a passo do preparo.

Ingredientes

  • 2 kg de semente de urucum
  • 2 kg de fubá
  • 1/2 copo americano de óleo vegetal

Preparo

  1. Aqueça o óleo vegetal
  2. Dê uma leve torrada das sementes neste óleo
  3. Acrescente 2 kg de fubá,
  4. Soque essa mistura no pilão
  5. Passe a mistura em uma peneira grossa
  6. Depois, passe novamente, essa mistura em uma peneira mais fina
  7. Guarde esse colorau caseiro em vidro bem tampado

Observação: Se quiser fazer quantidade menor de colorau, é só utilizar a proporção de: para cada 1 kg da semente do urucum, 1 kg de fubá.

Outra opção melhor ainda é aumentar a quantidade de urucum, na proporção 2:1, ou seja, para cada 2 kg de semente de urucum, 1 kg de fubá. Dessa forma, as propriedades dessas sementes ficarão mais intensificadas.

Agora veja, neste vídeo, Cida Lima mostrando as etapas dessa receita de colorau caseiro:

Benefícios do colorau

Os benefícios do colorau são conferidos pelas propriedades e nutrientes contidos no urucum.

Além de conter os fitonutrientes carotenoides e flavonoides, o urucum é fonte de vitamina E, por isso, tem potente ação antioxidante, rejuvenescedora e anti-inflamatória.

Os benefícios do urucum para saúde não param aí, pois, os carotenoides, por serem precursores da vitamina A, são importantes para manter a saúde dos olhos, e também apresentam ação fortalecedora do sistema imunológico e protetora da pele e cabelo.

Já a vitamina E contribui para que o organismo fique protegido da ação dos radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.

O consumo de colorau também promove a redução do colesterol total e do colesterol LDL, considerado prejudicial à saúde, elevando assim os níveis do bom colesterol, o chamado HDL

O colorau ajuda a aumentar a capacidade dos receptores de insulina, estimulando a perda de gordura e ajudando em dietas de emagrecimento.

Agora, conhecendo melhor o condimento colorau, dá mais gosto ainda de saboreá-lo na comida!

Talvez te interese ler também:

Corantes naturais: faça você mesmo utilizando ingredientes comuns

Jambo, jabuticaba e jamelão dão origem a corantes naturais, muito saudáveis

Clitória: essa linda flor de nome sugestivo, além de alimentícia, é medicinal!




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...