Jambo, jabuticaba e jamelão dão origem a corantes naturais, muito saudáveis


Corantes alimentares totalmente naturais podem ser derivados de três frutas tropicais brasileiras, cujas cascas secas tornaram-se a alternativa saudável aos corantes sintéticos para alimentos.

Os corantes naturais extraídos das fruta jabuticaba, jambo e jamelão constituem uma ótima alternativa aos aditivos alimentares sintéticos e aos corantes de origem animal (como o E120, extraído da cochonilha – Dactylopius coccus).

A novidade é resultado de mais de 5 anos de estudos desenvolvidos por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Os corantes são extraídos da casca seca das frutas, que – através de um processo muito simples e economicamente viável – dão origem aos extratos em pó, coloridos e ricos em antocianinas.

corante embrapa 2

“Atualmente, há um crescente interesse por corantes obtidos a partir de fontes naturais, principalmente devido à toxicidade de corantes sintéticos e à proibição do uso de alguns deles. É comum relatos de casos de alergias a corantes artificiais, especialmente entre crianças e idosos. Em diversos países do mundo, como nos Estados Unidos, a pressão de grupos de defesa do consumidor tem forçado a indústria de alimentos a trocar alguns corantes artificiais, associados a alergias, hiperatividade e câncer, por outros naturais à base de plantas e especiarias. Na Suécia, por exemplo, somente corantes naturais são autorizados para uso em alimentos” relata Renata Borguini, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

corante embrapa 1

Fotos: Embrapa

Após obterem validação industrial e viabilidade para introdução desta novidade no mercado, os extratos naturais poderão ser utilizados não só no setor dos alimentos, mas também em outras áreas como em cosméticos e produtos farmacêuticos.

Não vemos a hora pois, os efeitos benéficos do uso destes corantes naturais para a saúde humana foram avaliados em testes. Observou-se que a bioaccessibilidade das antocianinas no organismo foi consideravelmente alta.

As antocianinas são pigmentos pertencentes ao grupo dos flavonóides com propriedades antioxidantes, muito benéficas à saúde pois combatem os radicais livres que causam doenças e envelhecimento celular.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...