Os melhores óleos essenciais para RELAXAR, purificar o ambiente e melhorar o humor


Os óleos essenciais utilizados na aromaterapia são muitos, cada um tem as suas propriedades específicas, que, uma vez conhecidas, podem ser exploradas de acordo com as diferentes necessidades de cada um.

Não há necessidade de ter uma grande coleção de óleos essenciais (embora uma vez conhecidos e apreciados, dificilmente você será capaz de resistir à tentação de experimentar outros novos). Com o tempo, você irá descobrir quais são aqueles que mais te agradam, que te fazem sentir melhor e que sejam mais úteis para as suas necessidades, podendo comprá-los com segurança para tê-los disponíveis em casa.

Conheça os melhores óleos essenciais para cada situação:

Relax

Existem alguns óleos essenciais muito populares por suas qualidades calmantes e seus efeitos relaxantes sobre o corpo e a mente. Ao que parece, eles agem diretamente sobre a produção de serotonina, um hormônio que faz com que o corpo tenha uma sensação de bem-estar e contentamento. Para combater o estresse e para desfrutar de um agradável momento de relax, os melhores óleos essenciais são o de laranja, tangerina, lavanda e camomila, capazes também de promover o sono.

Leia também: ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA: 10 USOS FANTÁSTICOS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR

Purificar o ambiente

Os óleos essenciais também podem ser utilizados para purificar o ambiente dos microorganismos que circulam no ar: bactérias, vírus, etc. que presentes em nossas casas também pode causar problemas de saúde. Os melhores óleos para esta finalidade são o óleo de melaleuca, o ravinsara, o de canela, e os de cravo e de limão.

Para respirar melhor

Os óleos essenciais podem ser usados mesmo quando você estiver com congestão nasal, estiver respirando mal, ou tenha tosse e gripe. Nestes casos, podem úteis os óleos essenciais de eucalipto, ravinsara, tomilho e pinho, que têm propriedades expectorante, favorecem a dissolução e a expulsão do catarro que muitas vezes se acumula nas vias aéreas quando estamos doentes.

Leia também: ÓLEOS ESSENCIAIS CONTRA GRIPES E RESFRIADOS: QUAIS E COMO USAR

Melhorar a vitalidade e a concentração

Às vezes a gente se sente um pouco para baixo, cansado, talvez precisamos trabalhar, mas não temos a quantidade suficiente de concentração, então aqui as melhores essências são hortelã, alecrim, limão, toranja e bergamota.

Melhorar o humor

Mesmo quando você estiver de mau humor ou com um toque de depressão e ansiedade, os óleos essenciais podem melhorar a situação, fazendo você recuperar um pouco do otimismo e da alegria de viver. Entre os mais utilizados para este fim estão a bergamota, o limão, o ylang ylang, o manjericão e a canela.

Leia também: AROMATERAPIA: PERFUMES E AROMAS QUE FAVORECEM O BOM HUMOR

Aguçar os sentidos

Você gostaria de despertar os sentidos e deixar o ambiente mais íntimo e acolhente? O óleo essencial para para este fim é sem dúvida o ylang ylang, mas você também pode optar por usar gengibre, canela ou patchouli. São essências que não passam despercebidas e que em breve irão melhorar o ambiente.

Afastar os insetos

Um uso mais prático dos óleos essenciais é o de impedir a entrada de insetos indesejáveis, como mosquitos e pernilongos. As essências que contêm ação repulsiva aos insetos são citronela e gerânio.

Talvez te interesse ler também:

Benjoim: o que é, para que serve. Todos os usos e benefícios

Como aquecer a casa e a alma no inverno, usando velas aromáticas

Remédios para aumentar a imunidade: receitas e dicas




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...